Grande top 10 melhores e piores animes de 2022 segundo nós do Brasil Anime Café e a Internet.
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Grande top 10 melhores e piores animes de 2022 segundo nós do Brasil Anime Café e a Internet.

Atualizado: 21 de jan.


Ano novo vida nova e estamos vivos aqui há 3 anos e pra não perder o costume! Fazendo a mesma coisa em todo ano novo. Pesquisando médias, fazendo contas, revisando regras e fazendo uma lista de melhores e piores do ano.


Só que este ano parece que todo mundo resolveu fazer a mesma coisa do nada!? E isso me levou a pensar. Já que chegamos ao nosso terceiro aniversário (porque ainda me refiro no plural? E só eu Senryu escrevendo aqui. Bem ao menos agora temos um artista e um editor em meio período pra ajudar; e tenho que arranjar novas maneiras de capitalizar pois não existe comida grátis no mundo e tenho que ver um modo de paga-los). E resolvi contratar umas garotas pra entregar os troféus e passearem por aqui (e dependendo das reações de vocês? Elas podem fazer mais visitas!).


Nossa como gostaria de por a coisa curta ou em pedaços (e quem sabe com a maravilha chamada vídeo, eu consiga! Mas tenho que achar tempo no caos que se chama minha vida). Mas eu sinto que não estaria dando a coisa completa; ao menos enquanto só for escrito; mas lá vou eu escrever sobre os melhores e piores tentando ser o mais curto possível e mais uma vez fracasso miseravelmente; vamos ver se melhoro. Mas as vezes tentar explicar certas coisas exigem muito e espero que gostem mesmo do jeito que ficou.


Espero no futuro poder fazer novos formatos e coisas novas, mas primeiro vou terminar de por as coisas de casa, do trabalho, dos animes e daqui em ordem e não necessariamente nessa ordem. Mas melhor assim que eu começar projetos novos numa bagunça ou com muita ambição. As vezes a vida nos joga uma tonelada de limões e temos opções diversas! E eu decidi fazer todo o tipo de limonada e andar aos poucos. Espero que gostem do presente de ano novo atrasado é vamos seguindo na "estrada"!


Vamos antes de mais nada relembrar as regras. Se quiserem pular podem pular pra lista. Mas acredito que alguns vão querer saber da metodologia usada nos rankings e as regras vão estar pra isso. Relembrando que este ano não tem quase nada de novo em regras. Então sem mais enrolações, vamos as regras.


Regras:

  • Qualquer anime com mais de 6 episódios e eles terem sido exibidos entre 1 de Janeiro de 2022 e 31 de Dezembro de 2022.

  • As médias foram tiradas do MAL (My Anime List) que é um agregador de opinião bem popular e foram extraídas as médias no no dia 31/12/2022 as 15 horas.

  • Filmes valem pra nossa lista (Brasil Anime Café), mas pra lista "segundo o público", eles não serão considerados pro Top 10 (mas sempre vale citar um bom filme pois é sempre uma boa dica). A motivação de não estarem e por naturalmente terem uma média alta, motivada por valor de produção que naturalmente são altos neste tipo de produção.

  • Em outro ponto, os programas do gênero hentai lançados por seus produtores oficialmente neste gênero (isso é um problema "moderno"; que eu tenho que considerar; pois algumas series são lançados oficialmente como do gênero ecchi e bem vamos dizer que na realidade o "gênero" de alguns desses programas é uma mentira), então vão ser desconsiderados por questões de moralidade e por naturalmente terem uma nota média bem baixa.

  • Se um programa tem mais de uma temporada ou tem uma temporada e um spin off no mesmo ano? Vai ser considerado somente pra lista a "versão" com maior nota pros melhores e a com a pior nota pros piores.

  • Continuações são validas até o terceiro "aniversário"/3ª Temporada. Após isso não podem concorrer ao TOP 10 devido a series com continuações tem com o tempo um acumulo de média bem alto. Mas pode se abrir exceção em caso remake ou da continuação ser num estilo artístico totalmente diferente.

  • Esta é meio obvia mas vale falar quando uma lista como já citado pega as médias do MAL (o My Anime List). O MAL pra citar uma serie como tendo uma média, ela tem que ter um número mínimo de pessoas pra ser listada em popularidade; a regra é algo em torno de 2000 pra 5000 pessoas listando como: "querendo ver", após isto necessita de 3% deste total ter dado nota pra aplicar a média; então mesmo tendo algumas coisas aqui com algo do tipo 200 pessoas tendo dado média de nota!? A nota vale! Sabem porque!? No Youtube menos de 10% das pessoas que veem um vídeo dão uma média qualquer. E pra dizerem que "mandou mal"? Menos de 3% negativam vídeos (pois em teoria as pessoas não perdem tempo negativando algo; normalmente ignoram; a não ser que esse "algo" tenha sido "ido" muito mal), então a minha métrica é tem média no MAL é candidato tanto pro melhor quanto pro pior.

  • Os melhores e piores do Brasil Anime Café vem puramente do meu gosto (eu, Senryu que vos escreve) e dentro dos animes que vi este ano. E acreditem vi muita coisa.

Top 10 melhores animes de 2022 - Segundo o Publico através de média tirada do My Anime List.

Este foi ano muito bom em variedade de animes. Mas estranhamente foi um ano fácil de achar animes pra este top 10 pois poucos obtiveram a média acime de 8 (e se notarem se inclusíssimos as continuações? O anime com a nota mais baixa teria média de 8,70!!!). Então podemos dizer que foi um bom ano? Ou o povo ficou mais exigente! Isso tem mais seus benefícios do que malefícios vindo de fãs mais exigentes no meio de uma montanha de animações saindo cada vez mais todo ano.

Menções Honrosas:

O filme seria o 10º colocado empatado com Ranking of Kings; mas sai pelo critério de ser um filme. Mas é o filme mais bem colocado no MAL em 2023! E não é a toa! Pois isso aqui apesar do fator de ser um ótimo episódio de Takagi-san esticado. É "o melhor episódio" de Takagi. Funções parentais em teste, amizades em risco, romance e cenas que se pagam no próprio filme. É uma ótima história fechada de Takagi e assim como na terceira temporada as cenas passando entre passado e futuro, fazem os momentos valerem ainda mais. Se querem conhecer Takagi? (em especial como a terceira temporada fez as coisas? Este filme vale como experimento!) E não percam o pós créditos. A cena final é muito emocionante.

Kingdom 4ª Temporada - Média 8,76 (Crunchyroll/Funimation)

Numa temporada em que guerreiros se unem e dão os passos finais pra se "tornarem irmãos" e fundarem um novo reino. A animação voltou a ficar relaxada, mas em compensação o drama e as interpretações foram ótimas. Levando os fãs a recompensaram com uma boa média que ficaria em 8º se não fosse as regras.

A grande "conclusão" de Jojo! Um momento que marca o fim de toda um era de narrativas. E que grande final! Pucci é um grande vilão e dentro das "limitações" a Davidson fez um grande final. O que nos leva ao problema que a divisão em partes prejudicou bastante o ritmo da serie, o marketing ajudou menos ainda e a parte 2 pagou a maior parte do pato.

Aqui visuais e a fidelidade dos fãs renderam bem pra esta produção. Pois além dos problemas que vão nos levar a uma produção que tem final no seu nome a ser enrolada pra o que já vai pra 3 partes. Junte a isso alguns momentos bem mal feitos ao ponto do hilário, junto da trama que vai da lentidão a velocidades alucinantes do nada. Os fãs ainda esperam com esperanças que se tenha um fim "melhorado" com relação ao mangá. Mas sinto que só estamos tendo uma enrolação rumo a um fim que já "aconteceu" e ninguém vai ficar feliz de "ver de novo".

10. Ranking of Kings - Média 8,57 (Crunchyroll/Funimation)

Você tem a noção de o quanto uma produção é boa quando algo do "ano passado" ainda se destaca (ela é do começo do ano, mas o norma é ser esquecido). E nossa como a segunda metade desta serie é vibrante, emocionante e cheia de ação. É raro termos uma história simples e boa de se ver pra toda a família e ela ainda ser de qualidade! Esta série merece os elogios.

Mesmo estando na rainha da má divulgação: A Netflix. Cyberpunk conseguiu atravessar fronteiras e junto com seu sucesso trouxe uma nova vida ao game que estava bem abandonado pela má fama. O anime foi uma grande adaptação em que souberam criar personagens bem carismáticos e com motivações bem diretas num ambiente tão bem inspirado no jogo que chega a usar "locações do jogo" (você pode até "visitar" alguns apartamentos dos personagens no game!). O que nos leva a um novo tipo de boa adaptação de game pra animação.

Condenado a cadeia do Hidive (que finalizou o serviço no Brasil exatamente dois meses antes da estreia do anime). Made in Abyss foi um sucesso que infelizmente pouca gente viu. E nossa que "joia escondida" ele foi! Uma temporada que começa numa calmaria que te estabelece bem: o cenário, o ambiente, o povo, o local e toda a situação que leva ao confronto entre um ambiente ficando desequilibrado junto de uma "bomba fofa" prestes a explodir. Numa temporada que mostra que até os fortes sofrem com a crueldade da natureza.

Aqui temos o novo sucesso da Jump. A melhor explicação pro sucesso de Spy X Family em minha opinião vem de como ele consegue fazer comédia fácil com uma família perfeita nas aparências. Mas que tem que lidar com as "mentiras" que nos contamos no dia a dia. E vemos como a família se mantém com um pai espião, uma mãe assassina (que meio a obra meio esquece por um longo tempo deste lado da Yor) e uma filha pequena telepata. E no começo você vai ser abduzido por esta coisa fofa. E não vai notar... repetições de piada, pouco aproveitamento do resto do elenco e "poucas zoações" com a época, por causa de tanto a serie quanto o autor sabem aproveitar bem o impacto que a Anya tem na obra. Ela é a "perfeita" representação de uma criança pequena neste cenário e esta "magia" que te atrai pra esta obra. Com o tempo eles vão lidando com algumas fraquezas (em especial na segunda temporada, quando sabem usar o Loid e a época da história a seu favor), mas o maior impacto vem do começo e do quanto não precisaram na adaptação de enrolar com "filler" (coisa que tem resultados variados na parte 2). O futuro nos indicam um filme e uma nova temporada a caminho. Mas é uma serie que consegue preencher bem o seu espaço com algo leve, bem humorado e pra toda a família. Só resta saber se o filme e a vindoura segunda temporada lidam com os problemas ou vão ser mais do mesmo.

A serie que lidou mal com hype. Pra mim muito das qualidades que falam de Chainsaw Man vem de arcos futuros (como a maneira de num simples quadro representar o absurdo da situação junto das emoções dos personagens, tem o humor e a ação a lá "Tarantino em começo de carreira" e faz você se importar com estes personagens, são coisas que ele se aperfeiçoa no durante de toda a sua primeira parte publicada e também acho genial em como o autor pega o seu pior ponto e torna numa das melhores coisas do mangá que é o Denji). Dito tudo isto a adaptação dá um "verniz" mais Hollywoodiano, mas sem melhorar nada do começo e no fim temos meio que como vou exemplificar!? Um prato que poderia ser bom, mas foi servido cru. Por conhecer o mangá eu sei que isto tem potencial que o Mappa apostou fundo neste potencial. Mas ao invés de focarem onde a obra tem uns probleminhas no começo (e falo mesmo é o roteiro), eles focam mais em conceitos e imagem (onde a obra já é forte). E meio que temos um prato cru que pode valer a pena voltar quando tiver aperfeiçoado.

Esta foi a temporada "surpresa" de Mob. O ultimo volume é meio que uma despedida do ONE da obra. E a resolução de várias tramas que ficaram soltas no arco do chefão da Garra. Aqui temos um volume inteiro (o volume final que é o 20) adaptado pra temporada inteira e isso é ao mesmo tempo o ponto fraco desta temporada e seu forte. Por um lado temos coisas que vamos ser honestos (...ninguém quer saber do clube de telepatia....), ninguém se interessa e por outro temos grandes momentos do Covinhas, Mob e do Regen. E a cena final por si só e altamente impactante pelo histórico da obra (por Mob achar seu sorriso e o Regen pelo desabafo e mudança de vida). Mas digo e repito isso é bem menos impactante que a parte 2; mas ainda é Mob, ainda tem muita qualidade, emoção, impacto visual e excelentes interpretações de vozes (tanto em japonês quanto no português).

O fenômeno Demon Slayer volta com a corda toda no arco do distrito do entretenimento. Mas acho que os méritos aqui vão mais de atuações do elenco e animação do que qualquer outra coisa. Temos um arco com uma única luta que é empolgante pelas grandes viradas e momentos de animação alucinantes. Mas pra você chegar nesta sequência "épica" você tem que aturar um mistério ruim, uma investigação em que as coisas são dadas e não obtidas e se tem o resumo deste arco = cinco episódios de nada e 6 episódios no turbo direto e quase explodindo o motor!

Aqui se tem algo raro. Um pessoal que amou a obra original, sabia dos seus defeitos. E resolveu fazer algo apaixonado, melhorado, autoral e ousado visualmente. E temos uma obra que é uma grande zoação com depressão (esta obra adora pegar momentos depressivos e transformá-los numa grande piada; algumas da melhores piadas daqui nascem disso como: o "nice vomito" e a "maldição da guitarrista"). E que tem no seu mix ("na sua mistura") dia a dia adolescente de uma banda de rock. E a serie respeita muito essa dinâmica da musica com o dia a dia. O respeito que eles tem vem muito nas apresentações musicais. Num resumo Bocchi é uma comédia sobre o quanto a depressão é ridícula e você leva de bônus uma serie sobre o dia a dia de uma banda adolescente em que a direção respeita as musicas.

Este é o grande momento final em que toda a produção de Kaguya pode continuar a sentar num terreno seguro, fazer o de sempre e encontrar novas maneiras de fazer "o mesmo". E o problema de resumir as coisas é que se for simplificar esta temporada de Kaguya? Foi a mais direta ao ponto. Nos temos 9 episódios do de sempre: a comédia adolescente do quem se declarar perde e os se vira nos 30 pra não perder. Pra 3 episódios em que o casal principal resolve ser sincero aos seus sentimentos e ambos admitem "perder" em nome de viver o amor. O que daria a impressão de um grande vazio em nome de um fim corrido. E na verdade isso não foi corrido e não é bem o fim. Mas Kaguya indo pra um novo caminho em que o autor se desafiou e onde a produção disso aqui vai ter bem mais trabalho.

Os fãs da maneira boa e ruim se dedicaram a por Bleach no topo (seja dando notas boas ao programa e seja sendo idiota pra dar nota baixa a qualquer coisa que chegasse perto de Bleach em média). E vamos ser sinceros que o Pierot se preparou ao máximo pra dar o seu melhor a Bleach. Seja na escolha do diretor, seja em mudar todo o estilo artístico da série e passa-la ao 3D. Seja tendo o Tite Kubo na consultoria da serie. Se nota que o estúdio se dedicou de corpo e alma a obra. E isso se pagou com seu público. acho que qualquer um nota a diferença do dia pra noite na série. Ela saiu de algo "genérico" pra algo com "alma" e dedicação; mas tem uma grande ancora nela chamado o roteiro desta saga. Que mesmo o Pierot tendo lidado com tudo com boa maestria! Bleach ainda tem uns probleminhas que mesmo lidando com a melhor parte do arco final! Ainda a puxam pra baixo.

Top 10 melhores animes de 2022 (segundo nós do Brasil Anime Café)

Este é um ano em que apesar de termos tido muitas obras ruins. Nos tivemos boas obras também. Só o problema do ano talvez seja que o começo é o fim de ano foram muito bons em atrações, mas o recheio do ano foi nada amigável. Ainda mais quando temos uma premiação que ignora a temporada final do ano? Nê Crunchyroll! Leva a acontecer premiações bizarras!?

Menções Honrosas:

É tão bom ter uma obra histórica bem feita, com uma narrativa que une muito bem presente e passado. E que finalmente tem uma temporada completa, muito bem feita e dirigida. Thermae Romae Novae é uma ótima aula de história, com enredo que te ensina (mesmo não sendo a função dela) e uma dublagem bem especial (em especial a nacional); mas o engraçado e que isto tem a cereja no bolo que são as entrevistas com a autora no encerramento que falam de inspirações pra obra e curiosidades de casas de banhos antigas e de lugares do Japão. Nisso se tem uma rara obra rica, educativa e inspiradora (e eu adoro coisas que envolvam a história da humanidade; então pra mim é um prato cheio!).

Isso aqui em roteiro soube quebrar clássicos dos animes de esporte. Pois aqui quebra bem coisas clássicas de animes de esporte. Fazendo coisas em como ele aumenta é exagera a escala das partidas, como ele monta suas rivalidades e seus relacionamentos de uma maneira tão solta. E normalmente isso fracassaria se não fosse um elemento bem controlado aqui. As personagens principais são a liga que te fazem aceitar o absurdo da máfia de golfe via a Eve. É a "inocência" da Aoi em procurar alguém que a force a ir mais além no âmbito esportivo que te faz aceitar essas rivalidades que andam numa fronteira entre um romance LGBT e uma rivalidade shonen. E é a "química" das duas juntas que te faz aceitar este andamento tão não usual. A serie parou num momento de mudança que foi bom pra ela. Mas que leva a questão de será que isso funciona num formato de torneio? Ou não!? Bom 2023 está aí e outra temporada vem no horizonte.

Isso aqui na sua novel é uma grande comédia dum príncipe querendo se livrar do seu reino. Mas o que a direção faz aqui é fabuloso em dar lógica a isso. Em que o príncipe sabe das dificuldades em que ele enfrenta em tentar melhorar o seu reino pra encontrar uma melhor posição pra "venda". Só o problema e que frente a realidade. Ele nota que tem que se adaptar as situações e encontrar saídas interessantes. A comédia ainda existe aqui num tom menor, mas a fantasia falando sobre como tentar salvar uma nação quebrada, a busca por soluções pra sair do buraco e se tornar mais relevante são o que te prendem aqui. Salvo um certo arco que andou bem mal graças a esta criminosa. A serie tem grandes arcos, grandes e interessantes soluções pra problemas e é uma "aula" sobre administração, estratégia e blefe (e dois destes três me interessam muito).

Dance Dance Danseur (Crunchyroll)

Isso aqui é meio o "limão" do ano. Devido a ela apresentar um drama adolescente realista?(pra mim, pois esta série, coloca as duvidas, os dramas e as descobertas tanto sentimentais e de carreira de adolescestes). Muita gente o odiou e reclamou de como ele andou com seu drama. E sinceramente cada um tem seu gosto (e tenho que admitir que o "nível do drama" pode ser um problema pra você). Dito isto. Eu adoro em como o Mappa anima isso! A obsessão, em como cada número de dança é expressivo (o lago dos cisnes, feito de um modo "shonen" é fabuloso em expressividade, uso de silêncio e da animação pra expressar o momento). Em animação pura e simples e a segunda melhor coisa do ano, só um neste ano foi melhor. Mas aqui tem várias coisas a considerar é... De um lado tem animação fantástica, uma representação sobre arte, dança e "influências" muito boa; na sua outra mão tem um drama bem irregular, um roteiro com altos e baixos e um romance muito mas muito adolescente. Os méritos podem pra alguns superar os problemas. Pra mim é uma série única que tem ao mesmo tempo momentos artísticos geniais e outros que tu só fica com pra que isto foi feito!? O que me faz entender porque alguns nem citaram esta série nos melhores do ano! E por outro me obriga ao menos a cita-la.

Este em termos só de animação é o anime mais impressionante de 2022. A Sunrise fez a serie com uma obsessão aos detalhes, musica, roteiro e atuações. Mas porque quase ninguém lembra dela!? Bem a animação teve bem mais cuidado que antes! A Sunrise se dedicou a ficar atenta aos erros e o detalhismo é absurdo mas ainda tem uns errinhos aqui e ali, o andamento dela foi bem lento e te apresentando cada personagem ao seu tempo, e ainda o fazendo sem correr riscos. Mas as coisas que mais me atraem aqui é o seu potencial. A trama voltada mais pra um lado politico empresarial tem pra mim seu charme, eu gosto do prologo em como ele equilibra momentos mais na normalidade e o drama dele. Gosto da inocência da Suleta sendo equilibrada pela "amargura" da Miorine, gosto dos duelos que foram bem interessantes. Mas tenho que admitir que a serie foi feita mais visando um público mais "universitário"; aquele pessoal indo a universidade e que está num momento de moldar o seu futuro. E talvez estes momentos mais calmos os atraiam. Mas esta série tem uma das marcas de Gundam. O fato de cada serie serem bem únicas e diferentes umas das outras. O que torna cada um exemplar diferente. E Bruxa de Mercúrio é um conto em tom mais de novela, que vai montando devagar os seus topos e nos baixos te prepara pra próxima subida. Não é um estilo que é pra todo mundo.

9. Lycoris Recoil (Crunchyroll)

Imaginem o seguinte pra entenderem o sucesso desta obra. Nos temos a relaxadona Chisato junto da certinha Takina. Numa mistura da ação de John Wick com a dinâmica de Maquina Mortífera. Aqui a ação é ótima, a trama é bem simples e funciona muito bem! E a "parceria" das protagonistas é muito boa de se ver em tela. São pessoas opostas que vão aprendendo uma com a outra a se entenderem. Lycoris pode não ser a "coisa mais original" do mundo, porém sabe os ingredientes que tem e os usa com maestria. O que rende uma ótima serie de ação.

8. Spy X Family Parte 1 (Crunchyroll)

A melhor palavra pra definir a "corrida" da série este ano é: A primeira impressão é que fica. A primeira parte se beneficia do bom começo do mangá e da boa adaptação que recebeu. Spy X Family é uma ótima comédia, mas é uma obra que ainda está se aperfeiçoando (a serie de TV em saber fazer conteúdo original e de não depender exclusivamente da Anya). O começo é inegavelmente a melhor parte dela. Mas se tem que admitir que a segunda temporada apesar de boa; ela perde parte do impacto inicial e você começa a notar alguns problemas (como não lidar direito com a Yor, as vezes não sabe "lidar" com o período em que está, depender demais da Anya), mas não deixa de ser uma ótima comédia.

Talvez o problema aqui tenha sido a "demora" da declaração. Foi louvável o autor de Kaguya se desafiar e tirar do centro da história o romance adolescente normal pra ser uma história de manter relacionamento e o romance adolescente ir pra segundo plano. Este é o desafio futuro pois (no mangá isso começou a marcar as quedas de venda e o caminho pro final). Aqui numa temporada que era pra ser bem parada. Eles conseguiram não deixar a peteca cair e foi uma temporada ainda bem divertida. Mas tenho que admitir que foi muito um mais do mesmo na maior parte do tempo.

6. Fuuto Pi/Fuuto Tantei (Crunchyroll)

Pelo nome alguém comum pensaria. O que é isso? E se eu te disser que é uma continuação em anime de Kamen Rider W. Fuuto Pi é uma continuação que melhora o original, pois aqui diferente da serie live action que aposta mais na ação e em resolver rápido o mistério. Aqui a aposta e em desenvolver o mistério, mostrar os processos de resolução e ser bem inventivo é ágil na ação. O que mesmo com as trocas do elenco te mantém no clima da série mas feito de um modo em que o lado detetivesco funciona muito melhor aqui. Se gosta de Kamen Rider? Já é uma ótima recomendação! Se já gostava da serie do W? Como direi? É W maior e melhor! Se não conhece nada disso? A série é bem convidativa pois ela funciona bem por si só e referencia fatos e organizações da serie o suficiente pra ficar informado e ao mesmo tempo te deixam curioso em ver a serie anterior do W.

5. Cyberpunk: Edgerunners (Crunchyroll)

Aqui tudo depende de personagens e somente deles. Todo o elenco é muito bem construído e se encaixa bem neste mundo. Além disso somasse o trabalho de adaptação que soube por o mundo como mais um personagem. Eles souberam dar um respeito ao jogo e ao mundo que muito raramente se tem em uma adaptação. Aqui o Trigger faz uma ótima serie de ação que se encaixa como uma luva no mundo e no universo Cyberpunk.

4. Bocchi The Rock! (Crunchyroll)

Da serie você sabia que apesar da pressa de produção Bocchi The Rock. Ela estava sendo pensada já há algum tempo. (aliás notem uma certa participação em slow loop e a retribuição tempos depois). Agora pensando em como nasceu esta serie? Seria normalmente a receita do fracasso. Pois ela da execução pra o produto final só teve 8 meses. Foi proposta por um dos designers de personagens da Cloverworks. As pressas o produtor tratou de conseguir os direitos de adaptação e colocou um diretor que já tivesse trabalhado com ele é também com o designer. E com um prazo curto, pouco dinheiro (o que leva direto a serie a usar PNG´s direto pra poupar grana com os cenários o que aqui meio que virou um "estilo artístico" da série) e muito amor pelo material! Nasceu um milagre! Uma serie muito divertida e bem humorada, simples, bem feita, criativa e apaixonante como a muito não se via na indústria. Aliás se quiserem saber mais detalhes sobre a produção da serie? Podem ler mais aqui.

3. Mob Psycho 100 III (Crunchyroll)

A grande despedida de Mob! Vou ser sincero o começo dela é uma grande celebração a toda a jornada de Mob. Aqui temos várias resoluções que vão desde dos personagens secundários aos principais e isso se paga pra quem acompanhou toda esta jornada de Mob. São coisas em ver como o Mob melhorou e cresceu como ser humano. Como o Regen se tornou alguém mais honesto. E em como a jornada destes dois mudou muita gente pelo caminho. É algo que vale mais pra quem acompanhou e se paga bem assim. Só tenho que falar do elefante aqui. A ação aqui é menor que em outras temporadas. E ainda fica a impressão que a coisa podia ter terminado na temporada 2. Só que isso é uma meia verdade. Em si esta temporada se paga pra quem adorou Mob e é uma ótima conclusão. Mas por outro friamente falando? Tem momentos que isso parece mais um complemento que um fim.

2. Ranking of Kings (Crunchyroll/Funimation)

E tão raro uma história que é feita pra toda a família e ela tem como vou dizer vários tons de cinza. Mesmo com um design bem infantil. A história conta uma historia sobre ambições, poder, aprendizado, buscar ser o melhor que você pode ser. Tudo num tom em que ele não quer te mostrar qual é a melhor opção. Só são pessoas agindo e reagindo a questões e mostrando que sempre há barreiras, há sempre soluções, que as vezes só basta buscar a melhor ferramenta ou combinação pra solucionar as questões.

Este anime sofreu muito com o descaso da Hidive. A falta de divulgação junto da redução de alcance do serviço. Foram fatores que ajudaram a esta série ficar desconhecida. E como isso prejudicou esta obra. Aqui temos uma fase da obra em que constrói em nossas mentes todo este eco sistema do abismo em que eles estão. Em como as pessoas se adaptaram a este ambiente. Quem são essas pessoas, como toda esta comunidade que teve que sacrificar sonhos e se adaptar a esta nova realidade. Em como todo este sistema frágil desaba por causa de um desequilíbrio. E que até mesmo a "nobreza" sofre pois a natureza é cruel e não tem perdão a ninguém. E tudo isto é muito impressionante. Um ambiente incrível, atuações impressionantes, um roteiro bem redondo e uma direção incrível. São fatores que me levaram a decidir que esta foi a melhor produção do ano é a recomendo que você veja; mesmo com o visual que meio que denuncia que o autor disto tem uma preferência...

Top 10 piores animes de 2022 - Segundo o Público através de média tirada do My Anime List.

Se a coisa foi fácil no topo da tabela? Na metade de baixo foi bem difícil. Devido a se ter muitos animes que tiveram uma nota média bem baixa e os animes com média abaixo de 6 foram mais de 35. E olha que quando cheguei neste número eu já tinha removido uns certos animes. Então podemos dizer que apesar de termos tido ótimos animes? O ano teve um número bem grande de animes ruins ou medíocres (mas vou aproveitar aqui pra citar algumas experiencias minhas durante o ano).

Menções Desonrosas:

Esta serie foi bem decepcionante. Mas o engraçado e que nenhum critico fala dela!? (os mesmos que antes desta série estrear estavam crucificando a serie anterior e dizendo que esta série seria muito melhor). Mas a verdade e que nenhum vai querer admitir que te colocaram numa furada e se você não lembrar? Não precisam pedir desculpas ou não desgastam as suas imagens. Falado o que se precisa! Vou dizer o porque esta série é bem ruim. O diretor não sabe fazer cenas de ação. Elas não passam emoção, são vazias e com o tempo a serie ganha uma dinâmica que lembra muito isso aqui. E o anime fica uma repetição de: Vilão usa seu golpe poderoso; Oh ele é efetivo! Herói se levanta e usa discurso motivacional Oh é não muito efetivo! Vilão usa sua história de vida! Oh é super efetivo! (na paciência!), Herói usa sua técnica suprema da semana junto de discurso emocional! Oh meu deus é One Hit K.O!!! Isso é chato e se arrasta por 52 episódios de sofrimento muito inferior à obra original e quanto mais ao anime de 2001.

Shin Ikkitousen - Média 5,83 (Crunchyroll/Funimation)

Quando chegou no meio do ano eu imaginava que isto tinha sido uma das piores coisas que tinha visto é o ano me provou que eu estava errado e teve muitas coisas piores. Numa análise fria isto tem alguns problemas. Mas não é bem os que imagina. Ainda tem algumas boas cenas de ação, ainda tem fanservice e garotas semi nuas quase direto. O problema não é este. O problema e que claramente se nota quando o ARMS faliu, eles resolveram reduzir o projeto e fazer algo com o que estava animado e este algo é o Shin Ikkitousen. Não apresenta personagens direito, tem péssimas transições entre os arcos de histórias, muitas cenas foram animadas por um estúdio não creditado que as finalizou pessimamente (e fica bem fácil ver quem fez o que) e o que temos é uma história ruim, confusa, mal animada; mas ao menos entrega o que Ikkitousen entrega = mulheres semi nuas e umas lutas interessantes. E isso perto de vários animes deste ano!? O faz "fofo" nos problemas e está aqui mais num indicativo que sim tem coisas bem piores no ano e também ele não entraria por ter tido só 3 episódios.

Esta foi a única que foi removida por conta de regra e Isto é algo bizarro, pois os episódios 1 e 4 são bons (o um em te apresentar este cenário e personagens, é o quatro em fazer o terror). Mas você tem o tempo todo atuações risíveis, dois episódios inúteis e do puro pior anime do ano. Mas ele tem dois episódios que funcionam e só tem quatro episódios. Se fosse assim eu teria que avaliar muito hentai é não quero isso. No fim é algo bem ruim, mas que pra mim? Deus do céu das pobres almas inocentes; isto tem algo que funciona, neste ano se tem toneladas de coisas que não tem nada que tenha funcionado.

Ninjala - Média 5,62 (Sem distribuidor)

Ninjala escapou por muito pouco, só por 0,01 de entrar no Top 10. Mas isso não o livra de eu cita-lo. Vamos a sinceridade é uma imitação de algo bem maior que a Nintendo tem. E a OLM junto da Level 5 vem teimando. E aparentemente se ainda vende ainda vai viver pois é uma imitação barata de algo bem mais caro da Nintendo...

Palavras mal descrevem a decepção disso aqui. Adaptação de um mangá vindo de um dos maiores roteiristas e mangakas do Japão. Se tinha muita esperança mesmo saindo pela NAZ, que ultimamente vem bem mal das pernas; mas tinha alguns sucessos ocasionais e ainda tinha o autor como roteirista chefe é isto foi além do desastroso. Formando a decepção suprema em forma de anime. Ao menos pra quem esperava alguma coisa disso aqui antes dos trailers!? As esperanças foram trucidadas sem piedade.

Isso é mais um fracasso na lista de fracassos da Square Enix e seus maus planejamentos. Só vamos lembrar. Primeiro planeja um relançamento de Legend of Mana pra PC, depois o expande pra Switch, no qual os relançamentos param no segundo jogo da franquia mana. E três anos depois me lança um anime pra promover a franquia mana? Já do planejamento já estava condenado. Mas adaptar um game que se tem liberdade de se fazer na ordem que quiser as quests e elas são basicamente 4 ramos de "histórias" andando (que focam em histórias e personagens; porém não vou dar o nome da saga pra não dar spoilers, mas vou dar o nome dos personagens principais: Pérola, Serafina, Nikita e a "principal" que está liga da ao "destino" do Shiloh). Você tem um desafio e tanto. Daí o roteirista decide focar na mais conhecida (que dá subtítulo ao anime: Teardrop Crystal), abandona as outras e por incrível que pareça pra quem não conhece o game dá algo bem coerente e bem feito até um ponto. Só que ao sacrificar as outras narrativas e só seguir uma acaba deixando as motivações da Serafina bem vazias e ainda por cima revoltando os fãs do game devido ao abandono de outras narrativas e de só mostrar um quarto da história de todo o game e no fim temos algo que já era um imenso desafio desde do começo e no fim foi um fracasso por se apequenar.

8. Futsal Boys!!!!! - Média 5,47 (Crunchyroll/Funimation)

Com a copa do mundo chegando nos tivemos uma onde de animes de Futebol e muitos deles bem ruins. Mas eis que nos temos uma anime de futebol de salão com jogos bem ruins, efeitos de cenário ruim, "bonitões bugados", "desconhecimento das regras" e as pessoas pelo visto ficaram cansadas e pegaram isto aqui de Cristo. É o ano tem um futebol bem pior que este e que vocês vão conhece-lo em breve.

Se for em chatice? Este anime merece muito estar aqui. Pois é um anime sobre um concurso de bandas que se foca numa banda só e nada acontece. É isso mesmo temos um bando de diálogos vazios entre bonitões que levam a nada e as vezes a bem raras apresentações musicais; numa série em que o gênero deveria ser musical. E você tem ideia de porque este anime está em muitas listas de piores do ano.

Isto pra resolver é mais rápido do que imagina. Baseado num game online chinês. Que se passa em uma das eras de sucessão da China (e não! Não é a a era dos romance dos 3 reinos) em que demônios matam os soldados e uma nova tropa tem que se formada em torno de uma menina "problema". E já tem a metade do fracasso garantido a outra metade vem da má animação e do Geek Boys que faz o de sempre. Com o orçamento de uma coxinha e um copo de água pra pagar a equipe? O abandona a própria sorte. Pra mim só foi mais um anime ruim, com roteiro ruim que foi bem fraco.

Aqui vou largar uma parte do problema. Imaginem um anime de 1993 que fez muito sucesso?(se não me engano o original chegou a passar 12 episódios na TV Cultura por volta de 2001) Agora imaginem uma nova versão que é pior em todos os quesitos (seja drama, animação, som, edição de som, atuações e história; o que torna a versão nova em algo horrendo e só presta desserviços a versão antiga).

Alguém achou uma boa ideia, reciclar uma ideia ruim de outro ano. E ao invés de expandir e melhorar o conceito? Não, pra que? Vamos fazer algo em que se brinca com os sentidos. O fazemos com péssima captação de som, péssimas atuações e história nenhuma. O resumo disso aqui é??? Tornar isso aqui no resumo do que há ruim na indústria. Acha que estou brincando? Não estou e lá vai meio um resumo de como isto nasceu. Dê um jeito de usar uma "demografia" popular (daí vem o isekai do título em que "você", é você mesmo! É morto e reencarnado num objeto inanimado, um captador de som em formato de cabeça). Depois ponha garotas posando em poses sensuais pra falar palavras doces nos seus ouvidos diretamente (é literalmente no ouvido; mas a captação não ajuda). E tudo isso acaba arruinado pela captação de som horrenda e na animação ruim. Então você tem um anime que falha absolutamente em tudo o que se propõem e sabem do pior. Ainda incentiva outros a fazerem coisas deste jeito, só que reciclando cenas de anime "ecchi" ruim; devido a pra que fazer com qualidade se ainda vende com "apelação ruim".

3. KJ Files - Média 5,03 (Sem Distribuidor)

Eu não esperava que isso fosse existir mas imaginem algo pior que Yamishibai (aquele anime de terror que sai todo o ano e todo ano as pessoas ignoram, por ser ruim e se conforma em ser ruim do mesmo jeito). Mas isso aqui existe e colocou um novo baixo. Pois se procurar na net você não acha a temporada inteira, e ainda por cima só passou uma vez na TV e a outra foi nos intervalos de uma certa rede de cinemas. A sinopse? Isto é um programa que passa como se fossem arquivos da ONU sobre Kaijus que passam como se fossem slides de um noticiário ruim da Rede TV. Algo que poderia ser interessante!? É no fim só algo chato, sem animação quase alguma e completamente desinteressante.

Isso foi uma das piores experiências que tive este ano. É um anime fazendo propaganda da prefeitura Urawa no "estado" de Saitama (lembrando que no Japão o sistema administrativo é bem diferente é o que são bairros de lá são os nossos equivalentes a município e as prefeituras de lá seriam parecidos com os nossos estados). E no mínimo posso dizer que é uma não intencional comédia que está lavando dinheiro de alguém. Pois muitos episódios mal mostram a cidade, tem vários quadros estáticos e conta uma história que não tem quase animação e tem atuações precárias e um texto bem mal escrito. No fim você ao menos se diverte e ri do tão trash que isso é. E não acredita que teve uma serie e um especial anteriores!!!

Existe toda uma gama de animes que fracassaram por resolverem usar captação em 3D na animação e animaram tudo num estilo bem ruim. No ano passado as 3 piores médias foram de animes que fizeram o misto de animar em 3D com captação de animação. E adivinhem quem tem a pior anime média deste ano? Mais um anime com 3D ruim e feito com captação de atuação. Mas Rusted Armors tem todo um charme em especial dele que vou falar mais tarde. Mas ele basicamente é um anime sobre ocupação espanhola, nos tempos de Sengoku com armas de fogo que "não são" armas de fogo mas possuem Ki natural e ki das trevas!? Entre outras coisas hilárias.

Top 10 piores animes de 2022 (segundo nós do Brasil Anime Café)

Este foi um ano em que a lista de piores é bem variada e que foi bem difícil de se fazer. Pois tivemos animes que mandaram mal na sua mensagem, animes que tiveram produção bem ruins, animes que foram divertidos de tão ruins e animes que foram ofensivos. E esta lista tem um pouco de tudo. Então se seu anime favorito estiver aqui ou achar algo estranho!? Saibam que gosto cada um tem. E mesmo as produções que coloco aqui tem algum valor (agora qual? Aí é ler, buscar, decidir por si: qual é o tipo do valor?).

Menções Desonrosas:

Isso aqui é uma aula de como destruir a sua própria fan base! Pegue o pior meio de feedback, o literal, aplique a sua obra sem nenhum cuidado. E você tem meio uma parte do que houve aqui. Com péssima animação (aquele dragão da abertura é medonho!!!), personagens sendo sombras do que eram, retcons estúpidos, retcons que contrariam atos da temporada anterior, uso idiotas de preceitos reais, a venda mais idiota e sem sentido da serie. E complete com uma dupla de episódios finais idiotas (um com viagem no tempo! E o seguinte ser sobre...curso harém pra noivas...). E nos temos uma temporada que não era tão difícil de lidar; mas que vira na realidade é algo que estraçalha a alma da serie e cospe fora um zumbi pútrido do que ela foi um dia.

Shinobi no Ittoki (Crunchyroll)

Num resumo do resumo. TROYCA está virando uma fábrica de fazer animes genéricos. Depois do sucesso dos ídolos genéricos. Eles resolveram fazer seu próprio anime de ninja. E façam o checklist: protagonista pacifista, numa guerra ninja, usar o nome de Iga e Koga, usar Koga e Iga como rivais pois eles tem que se matar e faça o protagonista parecer com um certo cara, pois mais japonês que isto!? Só dois disso! Adicione elementos como escolinha, um episódio de praia (pois temos que vender o elenco feminino de biquinis), uma roupa que literalmente torna todo mundo num super ninja (é esta é a motivação da "guerra" na serie) e coloque o seu próprio tio ex maquina (qualquer problema? O tio mata ou resolve pois dilemas morais!? Não são pro protagonista! Quando se tem alguém que toma as decisões difíceis de verdade!). E temos a definição perfeita no dicionário de anime genérico. O pior que a serie tenta ao menos emplacar o drama. Mas não dá pra levar a sério quando: o "crunch" do protagonista é a "irmã secreta", os pais são mortos e isso não motiva em nada o protagonista. E pra que dilemas? Quando seus próprios inimigos tentam se matar, o que leva a uma aliança genérica, por não ter outra coisa o que fazer!? E leva a um confronto contra o vilão que tenta torna-lo simpático. Mas isso não funciona quando a pessoa só solta frases psicóticas e ainda por cima cria uma "situação limite", pra coisa se resolver fácil quando se tem alguém que só aparece pra resolver situações limites.

A primeira temporada pra quem acompanhou e gostou, sabe que a trama se deixou numa sinuca de bico no fim da temporada. Pois basicamente o começo do enredo se mantinha num mistério. Será que o protagonista é alguém bondoso ou manipulador? E quando respondem isso!? Acaba o mistério e sobra todo o resto do programa. Que pra mim é um drama ruim. O que se tem aqui é: personagens desinteressantes e jogos que quando tinham um mistério por trás das pessoas; eram interessantes mas a medida que elas mostravam suas "verdadeiras faces"? O interesse caia. E daí me veem uma segunda temporada com "cartas na mesa"; você conhece estes personagens e a coisa andava com a "manipulação via jogos". Acontece que conhecendo os personagens? Torna tudo muito previsível! Com coisas como: a traidora será ainda uma traidora, as pessoas que se sentem bem fazendo bully com os outros. Vão tentar dominar pelo bully e a violência. E sinceramente a segunda temporada já era esperado por mim ser uma decepção. Só eu não imaginava que ela seria maior ainda por motivos de: fazer personagens "espertos" mais burros pra beneficiar um certo poker face, regras que não podiam serem quebradas!? Serem quebradas em prol de colocar o "quão" inteligente é o protagonista por ele poder quebrar regras com liberdade por causa do roteiro necessitar!? E ainda por cima numa tentativa de trazer um mistério de volta a trama!? Você aos 45 minutos do segundo tempo, você apresenta uma nova vilã que sempre esteve lá e sempre tratou o protagonista como nada e agora o antagoniza diretamente pra "temos que ter uma vilã declarada"; esta história tenta ser inteligente mas ela o faz emburrecendo o seu elenco. O que faz o geral da história ser me perdoem mais burro do que esperto. E temos uma trama que arrota citações de grandes pensadores pra se fingir culta quando na verdade ela é tola e tenta fazer de você tolo também. E sabem do pior? Com coisas simples e fáceis você ainda tornaria isso aqui relevante com coisas como: E se não soubéssemos qual a natureza do protagonista? (quero criar um exercício! Mas claro que sei que ele é um manipulador e quer dependência emocional em "vários níveis" dos outros personagens; pois ele quer de uma que ele seja o seu cérebro, de outra quer "escraviza-la" pela paixão, outro só está ali pra fazer as provocações baratas que ele não quer fazer pessoalmente, de outra quer manipula-la pela raiva, que outro seja manipulado pela "ambição selvagem" e por aí vai); Qual o passado do protagonista? (isso deveria ficar totalmente escondido e ser revelado na hora certa; mas nessa temporada se jogou pistas demais que mesmo sem ler o material original? Só posso dizer! Eu sei! Então meu chute! Ele estava em algum instituto pra super dotados, esse instituto usava meios ilegais pra fazer "gênios não emocionais"; quase sociopatas; algo deu errado o protagonista fugiu e de alguma forma ele quer humilhar (ou provar que estão errados) esse pessoal do instituto usando a escola e a pior todas quem das sombras quer antagonizar o protagonista? (imagina ser alguém totalmente desconhecido que manipulasse pessoas, a escola, pessoas do passado do protagonista pra prejudica-lo de modo sutil e ao longo das temporadas aumentasse as dificuldades conforme fosse chegando na "cabeça do monstro"; mas a serie decidiu pra que isso??? Só coloco dois ou três dificuldades e no ultimo episódio uso a ultima cena pra revelar sua "vilã surpresa"; pra mim isso e de uma idiotice e preguiça de como vou falar em dar o o tom do drama e mistério que pra mim tornou isso aqui em algo terrível e ofensivo). Eu talvez veja a terceira temporada (que está garantida!) pra rir do o quanto a história se imbeciliza pra dar vantagem ao poker face.

Isso aqui deveria ser uma crítica social sobre o Japão e os otakus em geral e é tão mal feito em roteiro, animação e atuações que só se torna algo totalmente perdido que quer literalmente atirar pra todos os lados! (pois a maioria dos tiroteios daqui é um festival de atirar pra todos os lados e ter uma eficiência pior que a de um stormtrooper!) Com isso, o humor, não funciona, a critica social não funciona (OK! sendo honesto o 8 foi o que me fez notar que é uma baita critica social isto aqui, pois ele ataca o isolacionismo dos japoneses e o 10, 11 e 12, atacam o costume hikikomori), a animação não funciona por ser bem pobre e como o roteiro não ajuda em nada, o elenco e a direção ficam perdidos no que o anime quer fazer. Os episódios só são uma grande tentativa de humor que raramente acerta algo. Então só posso dizer? Parabéns Estab Life você só não está mais alto aqui. Porque oficialmente vocês tem uma mira melhor que um Stormtrooper! Pois me "acertaram" poucas vezes! E me fizeram rir uma vez ou outra. E os episódios 8, 11 e 12 são bons! Mas sendo honesto 3 episódios de 12 e umas piadas soltas não salvam um programa que podia ser uma baita critica social e no fim? Acaba sendo só uma comédia muito ruim que ainda vai ter um filme.

O que qualifica a posição disso aqui é o quanto isto aqui me ofendeu. Pois claramente pra mim este projeto ofendeu muita gente. Então pra quem não sabe vai uma explicação rápida. Quando a Crunchyroll resolveu começar um programa que acabou virando piada (o Crunchyroll Originais). Porém dentro dele conseguiram um raro e polemico sucesso com o herói do escudo. Quando as pessoas perguntaram por uma continuação? A Crunchyroll prontamente respondeu que estavam esperando o estúdio e a direção certos pra manterem a "qualidade". Três anos se passaram e tivemos a continuação. É ela é terrível em várias categorias! História muito corrida, trama ruim e contada as pressas (preciso reforçar), coach de escravo (sim uma Tanuki alienada dizendo os benefícios de ser uma escrava e convencendo uma pessoa livre a ser uma escrava), uma pessoa fantasiada de pinto gigante por metade da aventura porque sim!?, emburrecimento de personagens, uma imitação barata de um certo feiticeiro e o quando a trama não sabe passar morais? Muito vem do princípio de: "não vamos dizer porque o vilão está errado!"; só vamos usar a logica de: "Eu sou o herói! Logo você está errado!" E nossa como certos diálogos ficam patéticos por essa lógica. E daí vira uma ofensa que fica maior por conta de o quanto te afeta o conjunto expectativa (que pra mim já era nenhuma, por conhecer esta parte da obra. E ainda cometeram o crime de não encurtarem um dos arcos mais chatos o da tartaruga e ao mesmo tempo encurtarem um dos mais interessantes que é o do outro mundo), adicione se você ficou esperando (sim eu fiquei esperando) e junto o quão bom achou antes (e pra mim antes foi algo legal), dá em o quão vai fundo em você (e pra mim não foi tão fundo). Lembrando ainda o fato que não fica bem na sua obra dar uma espera de 3 anos e fechar sua temporada com um episódio de resumo recontando a temporada inteira! Combinado com desfile de biquini das personagens femininas!

Isto é uma aula de como piorar um isekai. No ano passado tivemos vários Isekais mas nenhum foi tão mal escrito, tão cafajeste, tão idiota na história e tão ofensivo a sua inteligência quanto o conto do Ard "Meteoro da Paixão". Por onde começo os problemas que já começam no material original e só pioram aqui??? Problemas como: O nosso protagonista reencarna pra conhecer amigos de verdade (coisa que fica pior a mediada que aparece gente da vida anterior dele, inclusive a esposa dele! E se nota que ele sempre teve amigos!!! O que meio invalida os motivos dele reencarnar!?), o problema de que ele não querer ficar famoso mas "não consegue fazer isto!" (nossa é super querer ser oculto fazer VÁRIAS demonstrações de poder que certamente NÃO IRÃO chamar a atenção de qualquer um!), e nem o problema da elite deste reino (que é "secretamente" governado por demônios e se escondem de todos! Inclusive da pessoa a quem eles querem mais esconder; que por um "acaso" é a primeira amiga/namorada do nosso protagonista que por um acaso é também reencarnação da esposa dele de outra vida, nossa coincidência e que segredo idiota pouco é bobagem), e ainda nem entrei no problema que nosso protagonista é tão poderoso que é enviado ao passado por "deus" pra matar a si mesmo! Motivada a luta por duas pessoas não podem se vestir de Kirito e se olhar, logo alguém tem que morrer! A coisa só não está mais baixo no ranking, pois o elenco tanto japonês quanto o brasileiro levam isso aqui na galhofa é deixa isso aqui num clima divertido. Pois a história disso aqui não ajuda em nada e só fica piora a medida que é conhecida. E olha que nem falei do torneio, das "irmãs" do protagonista e nem do harém que ele mantém.

Existe puxar o saco, existe tramas que dizem o quão bom é o protagonista, existem tramas que tentam ser engraçadas brincando com o quão poderoso é o protagonista, existem alguns animes que fazem tudo isto bem. E existe este troço aqui que falha miseravelmente em tudo o que tenta fazer! As lutas são muito ruins, feitas numa misturada de personagens em 2D com monstros em CGI 3D horrenda, muitas piadas de banheiro (a protagonista é uma mulher e torna obrigatório fazer piadas de banheiro e bexiga pequena ao longo do anime inteiro!?), muito puxa "saquismo" de o quanto magos e evocadores são legais e fodas (ao ponto de ter um episódio inteiro dedicado a isso!), piadas com pedofilia (só vejam o momento da agua sagrada da MIra), nudismo aqui e ali porque sim, além de falhar miseravelmente em mostrar porque os magos precisaram de um reino pra "compensar" sua "fraqueza". Isso fica pior quando TODOS OS MAGOS deste anime são ridiculamente quebrados pelo princípio que a gigantesca maioria deles pode combinar artes marciais com encantamentos e invocações. E pra completar temos uma animação horrenda com vários problemas de colisões e finalização. E você tem o desastre que é este anime!

7. Extreme Hearts (Crunchyroll)

Acho que muita gente sabe que os animes de ídolo tem ciência que o gênero sofre problemas de histórias muito similares (alguém quer ser famoso, vai numa escolinha/concurso pra aperfeiçoar seu talento, faz shows, fica famoso é fim de papo). Então vários animes do gênero tentam por o seu toque de originalidade pra mostrar que seu show de meninas cantantes a lá Disney funciona! (ou tentar ser Love Live que tá mais pra realidade local). E deus do céu! Como este anime é ao mesmo tempo hilário e ruim ao fazer isto! Se vai assistir isso aqui pelas musicas? Esqueça! Tem poucos shows e são bem ruins. Tá então vai pelos esportes que são legais? Certo? hum vou te dizer que os esportes são bem mal retratados. Tá então o futuro que isso retrata é legal!? Certo!? Certo??? Isso aqui só piora a medida que o elenco se completa, nos temos: uma menina cantora "fracassada", a sua única fã, a amiga dessa única fã que é arrastada pra isto!, uma menina que não sabe o que quer ser da vida, a filha do Toguro e quatro robôs que são coordenados e tem os shows, os treinos e a manutenção feitas por uma literal outra maquina. Em que as motivações de cada uma são escravizadas pra formarem um grupo de ídolos por esta menina e pronto. Temos a rotina nos episódios de: uso de raça (que fica vazia quando o anime não se importa em mostrar o desafio e piora ainda mais quando sempre que as meninas estão perdendo por um placar humilhante? Vem o discurso motivacional ou vem uma "especialista" entrar na partida pra salvar o dia! Ou é os dois juntos!), temos resultados que são enfeites e treinos que raramente mostram esforço mas sempre dão certo! Pra levar a shows que são muito ruins! E no fim só dá pra rir do que é apresentado em tela! E detalhe não podia faltar o episódio com todo o elenco de biquini!!!

Acho que pra saber o quanto isto falha e é decepcionante. Vai no quanto amou o material original (que aliás a JBC publicou e vale mais a pena que isso aqui). De certo modo aqui no Brasil a equipe de tradução e a equipe de dublagem não desistiram um segundo sequer e resultou numa das melhores dublagens do ano passado. Num conto sobre achar uma motivação de viver e lutar por aqueles que se ama. Mas o grande problema aqui e que o NAZ e o diretor vem com uma bola de demolição de destroem isso aqui! Aí não tem autor, dublagem ou o que salve isso aqui da perdição. Ainda mais quando a direção copia e cola cenas do mangá pra faze-las pior, quando a direção não sabe puxar o tom da cena e os atores tem que se virar (muitas vezes não conseguindo e ficando perdidos, isso na versão original acontece muito mais) no fim se tem um anime em que a ação e o drama deveriam ser seus pilares. E resulta que a ação aqui é horrenda, os monstros que tem um ar "incompleto proposital" cujo o efeito fica pior ainda por causa da direção. E o drama é bem ruim no meio de algo que todo mundo desistiu e foi uma "tragédia anunciada" que só foi ficando pior, pior e pior.

5. Shoot! Goal To The Future (Crunchyroll)

Agora vamos a lista imensa de problemas que isso aqui tem. Vou começar pelo som. Até o episódio 8 os sons deste anime são hilários! Você tem chutes com som de tiro de canhão, efeitos sonoros bizarros como passes dando som de bola de pinball! E se o som já não é tosco o suficiente pra você? Você pode comparar o trailer disso aqui com imagens do antigo pra ver que mesmo com a tecnologia, você não se obtém algo melhor só por ter "tecnologia" tem que se ter talento. E pra "completar" o roteiro disso aqui demole o que o que tornou Shoot famoso. O drama humano. O que temos aqui é uma trama ridícula (que detalhe fica em idas e voltas no mesmo problema por não sei com o que trabalhar o protagonista), em que o futebol e os dramas são secundários o importante é insinuar yaoi, pois isso é muito maior que o resto. O futebol e desimportante aqui. O que importa é a relação entre o Shoot e seu verdadeiro "amor". E no fim você tem um dos mais risíveis, ridículos e mal feitos animes de futebol em anos!!! Só está aqui no meio da lista por isso me faz rir de tão mal feito que é, me diverte a maneira tosca que ele tenta ir num resultado e erra por uma distância imensa. E minha diversão extra era ver os erros de storyboard em partidas das quais nenhuma delas tem 22 em campo, as posições em campos criam coisas hilárias se você prestar atenção como: o drible de 11 feito em 7 pessoas!?, o passe pinball!, o quadrado (pra que triangulação se posso fazer um quadrado!), sujeito oculto comandando o time (quando se tem um capitão no time!!!), pra que reservas!?, use o pinball!!! E tantas outras coisas neste anime que me divertem pela coisa tosca em adaptar futebol. No fim só me resta um riso nervoso.

4. World´s End Harem (Crunchyroll)

Pode parecer uma boa "curva". Mas de começo o "machismo" invertido disso aqui me parecia tóxico, idiota e "inofensivo". Mas eu iria ser hipócrita se não lembrasse que em parte dei nota baixa a uma certa princesa do poder por certas pontadas desnecessárias que ela fez. O lado bom e que este anime é reconhecidamente bem ruim e não é bandeira de nada; o que não vai me levar a lembrar de certas coisas direto. Dito isto vamos logo tirar o espinho do caminho isso aqui é uma visão de oh nossa as mulheres num mundo apocalíptico podem fazer o seu próprio "ismo" (é ao invés de termos uma critica/zoação do machismo temos o pior disto sendo jogado na sua cara, prejudicando a trama em nome de fazer um "ismo" gratuitamente por "podemos fazer isto" e em especial esta loira é rainha em sequestrar a trama, pra fazer coisas por motivos de eu tenho que dominar o mundo como se fosse um homem machista; pois isso é "vingança"). E vou me repetir uma única vez; mas você não consegue criticar um tipo de ato de preconceito, fazendo o preconceito de modo reverso. Este por si só é o elefante número um da sala aqui e seria "fofo" se fosse só ele; mas tem o elefante dois na sala de porcelana que é o que ele se finge ser. Eu sei que ele tem 3 versões (uma com censura; cuja a censura é bem "grossa e agressiva" ao ponto de deixar cenas irreconhecíveis, a versão sem censura que vamos ser sinceros deveria ser a versão principal disso aqui pois ele é um "hentão" e uma versão com outro tipo de censura; mais o estilo original do cine privê da band; ou seja os amassos ficam mas as cenas mais calientes rodam fora); mas a "sinceridade dele" é ser um hentai mais leve (mais uma vez crianças não leiam o link anterior), é na versão sem censura o problema some; só que as mais divulgadas e que se tem disponível oficialmente são as com censura é se torna um problema grave por: numa versão ele te mente no que te quer vender, na outra é impraticável ver certos momentos por ele tem que ser exibido antes da madrugada e a versão sem censura que é a versão "real dele". No fim isso aqui é um anime ruim, com uma história bem distorcida e uma distribuição bem ruim e "desonesta".

Esta serie meio que fixou no mercado o trauma de não adianta fazer qualquer coisa com captação de atuação que o resultado vai ser sempre muito ruim. E nossa como isto aqui tem problemas. Mas vamos começar do fácil, o que tem de bom! E basicamente. O encerramento com dois dos atores do elenco fazendo no "improviso" e no bom humor um "tour" pelo "estado" e estas cenas saem na sua maioria bem humoradas e destacam a segunda coisa boa daqui os cenários. Eles são belos, muito próximos de algumas "locações reais" (e justifica um pouco a grana da prefeitura que financiou a adaptação com fins de turismo). Dito estes itens; a serie tem uma alta criatividade em como tornar o que já era ruim! Em algo não proposital, mas hilário de ruim! Com coisas como: Ki de armas! (mas você tem que treinar seu corpo e mente a lá star wars e fica hilário isto pois a fonte do poder é a arma e sim prestei atenção na trama ridícula disso e só fica pior), ou venha pra conquista!, ou falhas de animação hilárias como: perseguições paradas, ei isso era pra ser um rolamento? e momentos que pareciam que os personagens estavam num fundo verde!? Mas isso é uma animação!? Historicamente falando a trama retrata uns dos medos do imperador Hidetada Tokugawa de que se o Japão se abrisse pra nações ocidentais isso levaria a elas a brigarem pra tomar todo o território do Japão. E isso levou a uma politica de mais de 200 anos de isolamento. E é cômico ver a série validando isto mostrando os espanhóis como se fossem o Império galáctico (com direito a soldados que variam momentos de tão eficientes quanto os clone troopers a tão incompetentes quanto os stromtroopers, mas todos eles são igualmente extras genéricos com a mesma armadura) sendo liderados por mais um clone de Darth Vader que por um acaso é irmão do protagonista Magoichi (que não é aquele Magoichi lendário, mas a serie faz questão de fazer confusão com isto é também com um certo rei demônio). E a trama é Magoichi junto do resto de seu grupo e do "verdadeiro Magoichi" que se chama Oda Saburou (que aliás tem o pior e mais hilário plot twist desta série quanto a identidade dele!) tem que se aprimorarem no uso do KI pra derrotar as forças das trevas dos "conquistadores". E só reforçando se a trama não fosse "hilária" o suficiente!? Nos temos as péssimas animações da serie e as surpresas da trama pra aumentarem o humor involuntário e ainda reforçando o "memorando" que fazer algo em 3D de qualquer jeito e de modo incompetente! É bilhete certo pra você ir aos piores do ano (aliás depois disto quantas produções pequenas de longa metragem tivemos em "full" 3D? zero!?).

Primeiro as palavras do meu editor e ilustrador que pediu que colocasse estas palavras destacadas: Esta série é desconfortável pacas! E só tenho a concordar! Só quem viu esta série toda sabe o quanto isso é ruim (tanto no contar da história quanto no moral), incomodo, irritante, ruim nas piadas e mentiroso (sim mentiroso! Pois ele te vende um harém no título no qual só aparece o "citado harém" em 4 cenas. Só "efetivamente temos um harém" em uma cena do final da série é feita num correria de dar inveja aos recordes dos 100 metros rasos!). Com isto temos um resumo do problema. Mas pra saber a fundo sem ver!? Vou ter que detalhar os piores problemas disso e vai ser longo. Vamos começar que isso em teoria é um isekai com elementos de videogame. E por acreditar que isto é o tempo todo um game? Nosso protagonista acha que tem toda a liberdade de matar a quem quiser como quiser em nome de testar o game. Já acha isso nojento? Calma que nem comecei! Tem o fator que no começo nosso protagonista-kun não está fazendo as coisas em nome de se manter financeiramente ou de arranjar um trabalho "honesto"; ele tá fazendo tudo nos primeiros 3 episódios em nome de: comprar uma escrava (que a mulher é o cumulo de todos os clichês de um ecchi ou hentai = peituda, loira, alta, tímida e furry) e se afundar nos peitos dela literalmente, ainda com o bônus dela ajudar nas dungeons e fazer rala e rola nas horas vagas. Ainda não está enojado? Posso dizer que ainda não acabei ou que você pode ir pegar o balde do vomito pois tem mais coisas ruins, as cenas de como vou convencionar como amassos (mas são rala e rola no máximo que a censura permite e bizarramente só cortam com sombras e bipes o que deixa bem "gráfico" e na cara o que tá ocorrendo): são incomodas ainda mais por passarem na animação o quanto as escravas estão incomodadas, mas "cedem" pela situação; ou será o incomodo pela mensagem (implícita) que se você forçar uma relação mais "funda" com uma mulher? Ela cede! É isso é horrendo!!! Mas calma que ainda não acabou o bueiro! Tem ainda o fator que o "prota-kun" não confia em ninguém (só confia nas escravas por causa de nesse mundo há um "pacto mágico" que se o escravo trai o patrão ou ele é morto por algum outro escravo? os escravos morrem junto) é com isto ele decide formar um grupo só de escravas. E a coisa não para! Tem também a segunda escrava que vamos dizer que pra enganar a "censura" japonesa; vamos dizer que a escrava é uma anã é maior de idade (e pronto temos alguém com físico de uma garota de 10 anos e com peitos gigantes pra fingir que tem 18 anos e não estamos fazendo incentivo a pedofilia) e vamos passar por todo o processo que definiu a serie desde do episódio 4 e vai até o final. Que é: protagonista vai a masmorra, protagonista testa uma nova mágica e seu grupo elogia sua inteligência, protagonista volta pra casa e faz uns rala e rola e depois inventa um novo conforto pra si e termina o episódio; só com as variações de troque a parte de dungeon por ir na cidade e testar uma nova maneira de facilitar as idas a masmorra. E ser elogiado por isso tudo isso. É se acham tudo o que falei antes fofo ou não tão nojento? Calma guardei as duas piores pro final! Logo no segundo episódio são colocadas cenas soltas que se você notar levam a seguinte narrativa: nosso protagonista em uma defesa de cidade resolveu se aproveitar da filha do líder da vila e uns poucos anos depois (uns 5 em teoria) descobre que esta noite de "diversão" gerou uma criança e ao ir junto de seu harém conhecer a criança, vê que a criança é os cornos dele e resolve dizer: olha eu conheci sua mãe, tome esta espada pra você ser o quiser e não conte a sua mãe, tchau! Então isso é a serie tentando passar pano pra abandono parental!? E ainda tacando uma cena do "futuro" por temos que por algo no começo da serie e dizer que fizemos algo diferente??? E a coisa mais mentirosa, pela Passione dividir mal o tempo da trama e tentar andar bem devagar em nome só de "apresentar o mundo" (o que faz pulando um monte de coisas do material original que não é muito melhor, mas ao menos tenta te passar nestas passagens um pouco de "progressão de RPG" que nunca tem na série), a série só "apresenta" duas garotas. O que me leva a revisar algo com vocês. Quando se tem uma relação amorosa com uma pessoa nos temos um casal, quando se tem uma pessoa se relacionando com outras duas (como aqui) nos temos um triangulo amoroso, já quando temos uma pessoa se relacionando com outras três pessoas nos temos um quadrilátero amoroso e aí sim quando é uma pessoa se relacionando com mais de 4 pessoas podemos chamar de harém. E bem só temos isso em um episódio e no ultimo conjunto de cenas e tendo menos de 3 minutos em tela e feitas a jato pra apresentar como comprou este ser, como achou este outro ser e como mentiu pra família deste outro ser e ainda fazer a obrigatória cena de rala e rola separada e a cena em conjunto. E só posso dizer que nunca um encerramento tanto simbolizou o quanto esta série é canalha, ofensiva, idiota, incomoda (ao ponto de ter uma propaganda de programa de edição de imagens!!!). E se pensam que aproveitam os especiais pra complementar a trama? Só posso dizer santa inocência! Eles só existem pra por conteúdo cortado de duas cenas de rala e rola da série. Eu podia falar que existe uma versão sem censura mas isso é completamente irrelevante neste caso. Aliás ela existir só pra piorar ainda mais o problema!

1. Platinum End (Crunchyroll/Funimation)

O que vence algo imoral, ofensivo e desconfortável? Algo que é tudo isso junto e ainda adiciona o ofensivo a sua inteligência. Um certo cara fala por uma hora sobre isso e expõem a missa completa sobre isto aqui. Eu vou por a versão curta aqui pra justificar porque isto aqui conseguiu o inédito caso de estar neste top 10 duas vezes em dois anos. Vou focar só sobre a segunda metade e no "estrago" ao fim da jornada; a pior parte e que ainda sim vai ser bem longo. Depois de antes termos uma piada ruim com Tokusatsu e Death note. Nos temos num resumo uma completa "antítese" de death note misturada com filosofia de bar. Não entendeu!? Senta que vai ser doloroso e longo explicar! E pior só vai ser metade da coisa ruim que isso é! Começa por se você espera que aqui algo com Mirai ou sua bonita companheira tendo algum desenvolvimento!? (pois a Saki é ainda mais apagada aqui, que se você lembrar do nome dela no fim vai ser um milagre!) já adianto a resposta não terão! Pois esta saga toda se resume ao grupo principal ser arrastado de um lado a outro por agentes do FBI pra no fim eles dizerem que não tem a menor ideia do que fazer e delegar a decisão das coisas a pessoas mais perdidas do que eles! (isso vindo de pessoas que foram espertas o suficientes pra facilmente localiza-las e 10 minutos depois começarem um processo de emburrecimento por tô com preguiça de mudar o protagonista). E a motivação de serem arrastadas são por causa de ??? Bem se achavam o Tokusatsu man um vilão ruim!? Eu lhes apresento o vilão cuja as únicas demonstrações que ele tem o tico e o teco funcionando é... ele tem dois prêmios Nobel em categorias diferentes por motivos de: Olha! Ele tem dois títulos de gênio! Logo ele é o maior gênio da humanidade!!! E por algum motivo convence a mulher mais bonita do elenco a casar com ele, mesmo tendo a aparência do Zaraki Kenpachi chupada de Bleach na cara dura. Agora vai a parte mais inacreditável desta parte. A sinopse que sem piadas é ruim por si só! Após vencerem o Metropoliman, os candidatos a deus são confrontados por um cara que quer provar a existência de deus! Detalhe num confronto em que você tem como aliados, os anjos de deus!!! O que posso dizer!? Tem tantas maneiras inteligentes ou na conversa que poderiam resolver todo este conflito e fariam nem sequer existir o conflito inicial e detalhe não são testadas que só me dão raiva!!! Vamos só ao vilão antes de ir a solução e ao final. O cara é um cientista e tem um literal emissário de deus ao seu lado, disposto a responder TUDO o que ele pergunta e pronto a testar os contra argumentos dele. E a reação racional dele é??? 90% da população é ateia, logo você está mentindo e tenho que testar com outros que estão enfrentando a mesma situação que a minha pra ver se o anjo não o está controlando!? E o faz via atentados terroristas pra testar a veracidade!? Deus do céu o que vi! E olha que antes tinha coisa idiotas em larga quantidade mas as poucas daqui são horrendas por si só! Primeiro vamos partir que estão falando de um mundo de ficção então os dados podem ser o que o autor quiser. Mas quando você tenta dar toques de "realidade" a sua trama? Sabe gastar uns 5 minutos pra obter a mesma coisa que eu mesmo obtive sem ajuda! Pois ao fazer sem "pesquisa" você faz com que sua trama "realista" só se torne uma piada. Então temos um vilão com motivação pra lá de risível; enfrentando um grupo de pessoas juntadas pelo FBI (que digasse de passagem não sabem o que fazer!) que só reagem ao próximo ato terrorista feito pelo "Nobel Cosplayer de Zaraki" (vou chama-lo assim por termos de piada) enquanto discutem qual deles deve ser deus... enquanto NENHUM DELES quer ser deus! (aliás inclua nisso nosso vilão, que não quer "provar" a resposta! Ele quer que alguém dê a resposta com provas a ele). O que nos leva ao fim que deus vocês nem tem ideia do o quanto ele é ruim e ofensivo! Ok vamos a spoilers que junto dele vocês entendem o porque a jornada disto é ruim, inútil e ofensiva! Então se não quiserem ler ou se já acharam ruim o suficiente com tudo antes podem ir ao final. Estão ainda aí!? Lá vai! Depois de se convencerem que a melhor ideia pra decidir quem vai ser deus é! Por a pessoa com menos vontade de ser deus! Por causa de? O escolhido é o único que não vai perder nada e vai "ganhar algo". E resolvem confrontar o "Nobel Cosplayer de Zaraki" nos termos dele pra provar que anjos existem e com isso convence-lo a entrar no acordo de quem seria deus e sabem da pior!? Isso dá certo! E temos um fim em que todas as mulheres da trama estão casadas e felizes, os homens estão felizes por terem uma esposa ao seu lado. É quando Mirai se questiona sobre o que é felicidade em si? Deus se mata e a realidade acaba! O que tão achando que to contando alguma piada? É isso mesmo! Pois afinal uma criança suicida, arrastada pra uma alta responsabilidade sem desejar, convencida a "força" pro cargo, não vai fazer nenhuma besteira não??? Certo??? E obviamente nenhuma das 6 pessoas que concordaram com isto (inclusive um com dois Nobel) vê NADA DE ERRADO COM ALGUÉM QUE FALA QUE FARIA O SUICÍDIO MAIS FÁCIL CASO SE TORNA-SE DEUS! Este fim é uma ofensa em vários níveis! A inteligência pois todos só concordam, não discutem, não filosofam, não pensam nas consequências, só concordam numa solução e ponto; mas se ficasse só nisso eu poderia dizer: OK! Posso fingir que é realista!? Mas o fim de mundo como é contado!? E quase como se o autor tivesse raiva dos seus leitores e de todos que pularam fora e tivesse fazendo uma "vingança" virtual! Do tipo vocês cancelaram meu mundo? Então vou matar TODOS VOCÊS! É isso e de uma infantilidade que nunca vi numa ficção e olha que vi séries, filmes e animes em que as pessoas que trabalharam tinham todos os motivos pra culpar "o mundo". E nunca vi fazerem algo tão infantil e vingativo. E isso é Platinum End: ruim, mal escrito, mal pensado pacas e uma obra que "matou" uma parceria de anos!


Listas Anteriores.

Artista:

Eduardo Lucas (podem ver um pouco do trabalho dele no Instagram e no blog dele).

Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page