Carmen Sandiego (2019)
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Carmen Sandiego (2019)

Atualizado: 4 de dez. de 2021


Se quiserem pular as explicações do meu atraso e ir pra parte que se refere a vermelho, sugiro pular os próximos três parágrafos, devido a eles serem basicamente eu sendo eu e dando as justificativas pras os últimos problemas e atrasos, se isso não lhe interessar? Pule, mas eu também falo um tequinho sobre coisas que tenho em mente pro blog...então fica a seu cargo.


Primeiro as desculpas, eu sei que reduzi o ritmo justamente pra dar reviews/análises mais em dia, porém a vida a gente não controla e no mesmo mês me aconteceu: uma promoção no emprego, o meu plano de saúde dobrou, minha empregada ficou doente e com isso tive uma serie de tarefas que lotou meu Fevereiro e Março, com isso a ultima coisa que menos me preocupei foi em fazer review.


Por isso já antecipo as minhas sinceras desculpas e vou aqui dizer o que vou fazer, primeiro vou tirar um belo atrasado de reviews análises de animes, após estre especial da Netflix (to vendo que She-ra foi um caso raro e vocês querem mais animes e principalmente mais Gundam; e vocês vão ter isto durante o ano), pra poder fazer o primeiro me leva ao segundo que é tirar um belo atrasado de projetos e animes atrasados, por isso durante este mês vou adiantar a parte da Crunchyroll de guias de atrações (apesar desses guias terem me decepcionado em visitas, mas promessa é promessa e vou finaliza-los, não prometo data mais sai! Só vai demorar pelo tamanho da Crunchyroll e outros problemas, mas falem pros amigos desses guias de repente isso me anima a ir mais rápido, pois isso é um trabalho gigantesco e com quase nenhuma recompensa e estou "lerdando" eles pois quero viver uma vida e não só ficar de trabalho 24 horas por dia; apesar de parte deste trabalho é divertida, mas me entenderam, quero variedade na minha vida!).


Um outro projeto velho meu já tenho os recursos juntos, mas falta testa-los; mais do que adianta por um show pra rodar se tenho outras promessas por cumprir? Então prioridades primeiro! A um é deixar os reviews em dia e com isso devo 4 reviews pros próximos 21 dias (dois de Fevereiro e mais "dois" de Março). Vai ser corrido pacas, mas vou tentar, não sei se consigo...mas fazer irei! (dando uma de Yoda...) A segunda é andar com o guia de atrações da Crunchyroll e Funimation, as pesquisas terminaram e estou com o da Crunchyroll já digitado até, mas várias duvidas me surgiram ao revisar os dois, vai ser algo absurdamente mais trabalhoso do que pensei (tenho mantido os outros guias em dia e fakes news de atrações indo ou voltando me atrapalham bastante, nisso nossos noticiários sem verificar noticias atrapalham bastante; nê Jbox, nê Crunchyroll; aliás falando nisso não acreditam no número de vezes que eles me atrasaram com noticias sem verificar fonte e que semanas depois são removidas pelo erro que são o conteúdo! Pois sempre vai o idiota aqui verificar e dar com o nada mudou (ou o pior saiu mais do que disseram) daí vou apurar da onde "inventaram isso" e daí vem a boa e velha máxima minha... Nem sempre mundo conta o Brasil incluso nele em contratos). Terceiro vou por as novidades da temporada como sempre, mas irei sempre confirmar o que vai vir pro Brasil (e as vezes isso é complicado quando a distribuidora anuncia com a atração já lançada como foi uma certa gueixa...) e tenham em mente que sou amador e demora confirmar certas coisas é a bagunça em anunciar não ajudam em nada! Então paciência! Prefiro dar um atraso de uma semana pra saber como vai a serie será distribuída, do que noticiar com erro e acreditem quando faço errata de um erro meu é um momento chato pra mim. Quarto tenho uma pancada de animes atrasados e vou tentar por alguns em dia durante as próximas três semanas, mas eu talvez tenha uma formula de unir o útil ao agradável, então esperem sentadinhos que podem vir novidades boas.


Ok vamos a Carmen Sandiedo, isto aqui foi um grande projeto pessoal da Gina Rodrigues em conjunto com Duane Capizzi pra reviver a marca e através do Netflix ao fim desta animação fazer um filme Live Action estrelando a Gina e só podemos dizer que três anos após o anuncio e quatro temporadas depois, que a coisa não foi tão bem quanto pensavam é o navio foi a pique...(pela falta de novidades do filme live action e da serie ser reduzida de seis temporadas pra quatro), mas quanto a parte da critica (mas vamos ser sinceros a gigantesca maioria da critica especializada ignorou esta série, mas os poucos que falaram sempre elogiaram) e público? A série vem sendo bem aclamada.


Mas e pra mim? Sempre senti mais e mais a impressão de algo faltando. Não me entendem mal, acho que sou um dos "dinossauros" que viu um pouco do programa de perguntas e respostas que misturava os games de Carmen com quiz show, também joguei alguns games e vi a serie de 1994, o que me deixa numa situação que acho que 95% do público alvo dessa serie não passou e nem mesmo os pais deles (pois sendo sincero Carmen foi um sucesso ligeiro dos 90, que nos 2000 foi demolido pela incompetência dos donos da marca e daí "dormiu" até a Netflix voltar a abordar a franquia com intuitos "dramáticos").


Então estão diante de alguém que viu o antigo, que também não foi a primeira vez que experimentou esta "franquia" e que tem certas velhas noções e conceitos do que era ela antes de ser "reinventada" pelo Netflix. Sou alguém com uma visão rara de antes e depois, alguns vão chamar certas coisas do que vou reclamar ou falar de nostalgia e com certeza parte deve ser isso! Se quiser por conta própria sua se as coisas que eu disser aqui não "fizerem um sentido" dar uns três pontos à mais a nota que vou dar...


Mas eu tenho meus problemas com a "Vermelho Netflix" e vou detalhar nos meus prós e contras que serão apanhados de momentos das quatro temporadas, então vai ter spoilers e podem aparecer de forma "desorganizada", bem mais que o costume, além também da conclusão que com certeza vai ser bem diferente do que se ouve por aí, talvez até mais do que a minha comparada com os críticos por aí com foi em She-ra.


Foi bom

  • Pra evitar certas repetições, eu vou em certos itens falar num geral e vou começar com as vozes, num geral e em especial nas temporadas um até a quatro o elenco de vozes sempre mandou bem é isso tanto no original quanto em português são produções fabulosas e que valem a pena, mas eu queria dar alguns destaques do elenco tanto em português quanto no inglês. E eles são pra tanto pra Maria Flor quanto pra Gina Rodrigues fazendo a Carmen Sandiego em ambos os idiomas as duas dão o máximo de si no papel e você sente mais na voz que na animação os ânimos e angustias da Carmen, em português também gostaria de destacar os atores que fizeram o Shadow-san, Gunnar e o Roundabout foram fantásticos, já em inglês gostaria de destacar o Player, treinadora Brunt e o Liam O´Brian fazendo o Gunnar (o sotaque dele e as "brincadeiras" de bate pronto que ele jogava em caco eram geniais).

  • Só reafirmando não importa o idioma, seja feliz e escolha o que mais te agrada quanto a dublagem tanto em português quanto ver legendado com vozes em inglês, a serie é ótima em termos de dublagem.

  • A abertura é boa e bem atual; sei que nada vai superar um dos clássicos dos anos 90; mas nessa? Eu dou um pouco o braço a torcer que a atual faz o serviço rápido e direto.

  • Gosto do estilo do "troca a troca" cultural entre a Carmen e o Player deixas as coisas bem mais naturais, como se fossem dois amigos trocando figurinhas sobre um lugar que visitaram ou vão visitar (tem uns problemas nas informações que passariam batido em outro lugar mas... vou falar disso na parte do que foi ruim).

  • Os cenários dessa animação e alguns momentos dela são lindos e quando vou descobrir quem foi o responsável pela animação? E eis que eu descubro que foi a empresa de alguns dos meus maiores pesadelos: DHX e me vejo pesquisando que ela tem baixos como Mega Man e altos como essa serie e My Little Pony; o que posso dizer? Façam mais como a Carmen em termos de animação e menos pesadelos preguiçosos como Slugterra e Megaman.

  • A serie teve um arco inteiro dedicado a caça ao tesouro e exploração e ele foi muito bom! Com perigos maiores, ameaças mais "reais" e vários easter eggs que remetiam aos jogos e a serie de 1994, pena que ele aconteceu somente na ultima temporada.

  • A maneira como aproveitaram a Rita Moreno, acabou sendo uma bela e simbólica passagem de tocha.

  • A V.I.L.E aqui parece mesmo uma "organização do mal" com planos e esquemas maquiavélicos mais "realistas" e sinistros, só o problema é frente a isso a palavra ou o ato de matar nunca são lembrados e pra suavizar isso eles sempre falam em reformar ou limpar e só na ultima temporada e que falam palavras como vou me livrar da pessoa (mas vamos ser sinceros pra que se colocar a palavra matar? Se não o fazem???), por um lado é uma grande melhora dos vilões rejeitados por serem burros demais pra serem da Marvel da serie de 1994, por outro os roteiristas tem medo de explorar certas soluções, o que deixa tudo meio sem ameaças criticas... mas não posso negar que é apreciada a melhora em especial no conselho de comando da V.I.L.E que é absurdamente melhor aqui, mesmo com seus probleminhas...

  • Acreditem se quiserem, a segunda temporada tem os melhores episódios da serie com boa ação uma formula que não era chata, mesmo sendo meio repetitiva.

Foi Mediano

  • Olha sobre a montanha de problemas e erros dessa serie? Vou tacar os "mimis" aqui, e vou começar pela parte musical, o original de 1994 dependia de uma musica (e se pensaram qual é? É tô falando do tema de abertura é exatamente isso que as duas tem de bom!), já esta da Netflix é exatamente a mesma coisa, só tem a vantagem de não abusar da repetição do uso dos temas, nesse quesito as duas series tem um problema e mesmo com abordagem diferentes as duas tem temas de abertura memoráveis mas o resto dos temas musicais é muito fraco.

  • Sobre a ACME, eu sei que tentaram contar todo um arco sobre a diretora aprender com seu passado e não deixar ele ditar seu presente, que o Deverault tem um coração e garra e não é um Inspetor Clouseau desalmado e que a Julia é bem mais esperta e útil do que a ação no começo da serie dizia, foram processos que se fossem montados intencionalmente? Eu diria que foram excelentes escolhas pra se desenvolver os personagens, mas durante quatro temporadas essas tramas andaram mais na tentativa e erro (e alguns desses erros eram enormes como o Deverault trapalhão da temporada um, a Julia tímida e inexpressiva da temporada um e na temporada três com a chefe "mafiosa" que escondia e descontava seus erros nos subordinados). Resumindo erraram muito nas personalidades do pessoal da ACME pra só acertarem na temporada final, mas isso foi mais um processo de ir modificando eles ao longo de três temporadas do que um real crescimento dos personagens. Isso me chateou, mas vamos dizer que por métodos tortos chegaram ao destino certo!?

  • Eu amo a conclusão que deram ao Shadow-san (sou meio suspeito pois amo arcos de redenção), mas já dava pra ver este caminho desde do episódio: Missão Daisho (temporada 2), foi óbvio telegrafado e o episódio: Missão Mascaras de Veneza (temporada 3), piora tudo pois ele é meio uma correção de cursos do fim do episódio Daisho (que amei o realismo das reações, mas precisavam dar uma terceira chance a um certo personagem), o porém e que após estes episódios? Não se sobra quase nada a se dizer sobre Shadow-san.

  • Vou falar aqui do maior elefante na sala, a transformação da Carmen de anti heroína com moral altamente questionável de 1994 pra transforma-la numa heroína (quase uma Robin Hood de saias). Se isso foi bom? No fim da jornada, pra mim? Fiquei indiferente, devido ao que a serie se propunha torna-la uma heroína no melhor estilo Kim Possible, isso ajudou a contar a história que queriam do jeito que queriam, mas em troca tornaram a Carmen numa personagem nada memorável, se não fossem os cacos de Gina Rodrigues e da Maria Flor? A coisa seria bem pior. Então o que temos!? De um lado em 1994 tínhamos uma personagem largamente memorável, alguém que em parte definiu a palavra anti herói, mas tinha uns vilões patéticos aparecendo vez ou outra e um roteiro que segue o mesmo fluxo até quatro episódios do fim; do outro temos uma heroína que faz tudo que as outras da sua "geração" fazem (se provarem fortes, independentes e que nas falhas se mostram mais humanas), sem "nada novo", vilões mais "realistas", um show que segue com algumas boa variações dentro de um mesmo ritmo, mas vai nele do sem mudanças do começo ao fim e de excelente só tem o elenco de vozes, nessa dou empate se for racional (só com meu coração dizendo que o de 1994 leva vantagem pelo "real conteúdo educacional" e também pela própria Carmen).

  • As cenas de ação cumprem bem a sua função, as lutas melhoram a cada temporada, mas isso faz perder o processo de busca por "pistas"; com isso a serie deixa de ser muitas vezes uma serie de ação e mistério pra ser só ação com o mesmo ritmo: o Player ou Shadow-san acha algo de algum arquivo da V.I.L.E, vai a Vermelho atrapalhar, durante a viagem ela ou a "turma" trocam figurinhas sobre onde ela vai, ela encontra algum capanga/ex-colega de classe e troca piadas, se tem a ação plano atrapalhado com vez ou outra a ACME na mistura ou "substituindo" a V.I.L.E, soa repetitivo, mas os atores e a produção souberam bem brincar com estas repetições e os episódios mais memoráveis são os que quebram um pouco isso; ou seja foi algo meio se não quebrado não mude! E meio que a serie foi perdendo pontos comigo por se manter tão na formula, coisa que a antiga também sofria, mas ao menos tinha a antiga Carmen e sua "natureza dúbia" pra quebrar o clima fácil.

Foi ruim

  • Essa vai ser uma seção longa... mas vamos começar do rápido falando sobre Zack e Ivy, olha não sou contra a "homenagem" (por serem uma homenagem a serie de 1994), não sou contra a Carmen ter lacaios (não vou chama-los de ajudante pois eles tem algo pior ou tão mal a maioria dos Robins do Batman e o fato que fez a maioria não durar muito no emprego ou ser excluído pois caíram na mão de um escritor bem ruim), mas eles tem aquele mal de séries de ação que se você não é o personagem principal!? Então você é o ajudante atrapalhado/isca viva que vem sendo sequestrado (ou feito de refém) pelos vilões a cada cinco segundos e ao menos a serie é ciente pra não abusar disso, mais ao mesmo não faz ABSOLUTAMENTE NADA PRA MELHORA-LOS! MESMO TENDO UM NINJA ASSASINO PROFISSIONAL NA TURMA!

  • Esta serie tem uma imensa lista de erros sobre os aspectos culturais, que normalmente eu deixaria passar, pois Americanos com quesitos culturais de outros povos e geografia? Bem normalmente o americano "médio" é um desastre imenso com essas questões, mas esta é supostamente uma serie cultural que segundo uma das sinopses do Netflix diz o seguinte: "Aprenda com as viagens da heroína Carmen Sandiego!" E ouso dizer que esse aprendizado tem erros! Só pra listar alguns que eu e outras pessoas acharam como erro (que vou dar apelidos "fofos" entre aspas): "Que isso Player!" A Indonésia não se destaca somente pela agricultura e o arroz! Como você tinha dito! Ou a: "Busca no lugar errado!?" Na era dos grandes descobrimentos os lugares mais "propícios" a se ter navios afundados? Eram lugares extremamente difíceis de se navegar como: A curva do circulo de fogo entre o Brasil até o outro lado no Chile, a costa africana até o cabo da boa esperança e o estreito de Gilbatrar (vocês se quiserem podem me corrigir se eu tiver errado), já na era dos piratas e com os conhecimentos maior das rotas marítimas, veio outros perigos como o confronto com navios de nações inimigas ou piratas e com isso o Caribe além da região da Oceania são ricos em confrontos e afundamentos, por isso a caça a um galeão no Equador!? Não tá absurda, mas de longe não é o pior erro do episódio... pois tem o erro de um dobrão do século 19 sendo encontrado num navio da época da descoberta do Brasil!? Mas como não falam a data do naufrágio..., pode se dar uma desconto, mas nem passa perto de uma espécie de pescado mostrada que não existe no país (existe na Jamaica! No Caribe) e é exibida como nativa do Equador... (e passaria ainda mais batido esse erro, se não fosse parte do tema principal do episódio) e nem vou falar do origami montado ao contrário por Shadow-san lá no começo da serie (isso é erro de animação e vamos relevar), já na temporadas dois temos o Brasil em episódio duplo! E lá vai o combo de erros como: "Carmen, o Player Bugou!" Onde ele fala que a maior reserva de Alexandrita do Brasil fica no Rio de Janeiro (o correto é Minas Gerais), ou o erro "Carmen você gravou isso na Colômbia!? Fingindo ser o Brasil!?" (nessa até dou um desconto pra Vermelho, pois quando vemos as referências da cidade do Rio de Janeiro, elas na sua maioria estão corretas como o calçadão com avenida dupla antes dela, a vista do Cristo Redentor (que aliás é pôster dessa análise) e se quebrar outro galho o porto (se você ver isso como acontecendo na Ilha do Governador, mas as favelas tem um clima e ambientação mais sul americanas onde os governos as urbanizaram e depois foram as abandonando por causa da ocupação por milícias e criminosos (não parece um pouco familiar isso!? Com Hoje em dia?) da coisa "improvisada e as vezes mal estruturada" que é nossa realidade!? Como disse dou um desconto, porém o erro que chamo de: "Não tem coisa demais nesses Containers" é algo mais pra quem conhece sobre Carnaval ou vive dele ou tem parentes vivendo do Carnaval, num momento da serie a Carmen monta um "forte carnavalesco" com restos de carros alegóricos que ela acha em contêineres do porto, e se fosse isso acontecendo até 2006 se dava um desconto pra série pois muitas agremiações eram sediadas em armazéns do porto que foram abandonados com o tempo justamente pelo maior uso de containers, mas em 2006 a cidade do Samba foi fundada e as escolas saíram em sua grande maioria do porto), com isso o porto teve várias partes demolidas e já reurbanizadas (na realidade atualmente ainda é uma grande zona vazia com um "Boulevard Turístico", tendo vazios com prédios ocasionais e um outro deposito lembrando que é um porto bem antigo, nessa to sendo chato pois sou filho de Carnavalesco e sei que esse "tipo de coisa" ficam em galpões e ao ver a cena me deu sendo educado visão de gatinhos ao invés das palavras improprias que lancei..., já na temporada 3 se tem o ultimo e mais descarado erro que notei e chamo de: Volta Carmen!!! Tá indo pro lado errado do globo! Basicamente ao deixar uma missão em Veneza a Carmen tem que pegar o trem pra Milão é o mapa mostra o trem indo pra leste!? Quando se fosse realidade deveria estar indo pra oeste. Volta Carmen que tu vai parar na vida real em Zagrebe!!! (depois consultem no mapa do tio Google os seguintes lugares Milão na Itália, Veneza na Itália e Zagrebe na Eslovênia...), após isso, podem notar que a produção da serie parou de usar mapas e dar informações culturais na temporada quatro e com isso se salvaram de erros sobre locais! Mas isso leva a questão de... Se tinha função de educar e informar o que mesmo??? Sinceramente foi tratado como um detalhe e foi executado de modo desleixado e ruim; confrontar isso com os detalhes de enciclopédia que a serie de 1994 tinha! E que ainda dava com quase perfeição? Faz a nova passar vergonha...com certeza o aspecto educacional e cultural foi a ultima coisa que se preocuparam aqui!

  • Acharam longa e desnecessária a parte dos erros culturais e de geografia? Tenho uma má e boa noticia pra vocês! A ruim e que a parte dos erros de roteiro é quase tão longa quanto a dos erros culturais e ao menos, acho ela mais engraçada e por isso vou destacar em detalhes! A boa noticia e que o resto é mais rápido de falar. Então vamos lá e se quiserem pular este item por causa de Spoilers graves, então vão pro próximo ponto. Ok!? Vamos lá! O primeiro erro grave de roteiro. Na ilha se vê nas origens da Carmen que ela não tem mais que pela aparência física do que 14 pra 16 anos, se tem toda a saga da escola de crime (que segundo a própria serie dura um ano!), e no fim se tem a fuga da Carmen, já no episódio três temos a Carmen estabelecida e com ajudantes e ela me diz na introdução que se passou mais um ano da fuga dela da V.I.L.E!? E mais tarde no fim da mesma temporada, ela fala ocasionalmente que tem 21 anos!!! Você quer me fazer acreditar que no espaço de um ano o cabelo de curto rente a nuca dela cresceu ao ponto "L'Oréal Paris" de propaganda = longo até a cintura e sedoso), além dela aumentar a altura dela em um terço!? Tudo isso em um ano? Quer vocês roteiristas me convencerem que uma pré adolescente com a idade de 19 anos (na melhor das hipóteses)!? Mudou tanto assim fisicamente em SÓ UM ANO! Acho que algum roteirista não conversou com o outro e deixou os artistas "perdidos" na temporada um...ou a Carmen podemos convir que ela sofre de envelhecimento precoce ou é um Clone!? Aliás ainda nesse assunto, na temporada dois, eles esquecem totalmente da "formação" da Carmen e num episódio ela precisa de socorro médico, daí ela "sem solução" pede ajuda a A.C.M.E!? (que criminosa é essa que não conhece um médico ilegal!?), mas vamos dar o desconto do acidente que ela sofreu, vamos as questões? Se opera alguém num hospital e não se tem uma amostra sangue, uma roupa guardada, uma foto ou vídeo!? não sobrou nenhum rastro identificável dela!?...Nessa forçaram a amizade e em muito (lembrando que no episódio referido foram Zack e Ivy que "somente" invadem o hospital, a sequestram do lugar e a deixam sem socorro médico...no esconderijo; que detalhe a Carmen foi a temporada inteira contra em se ter um esconderijo fixo e quando aceita um...não o usa por boa parte da serie!? Só lembram dele pra coisas como essa, pra só lembrar por lembrar... além do fato que nessa serie... o que é médico? Isso se visita ou fora de tela no endereço mágico do lugar nenhum esquina com não pergunte onde ou quem fez esse tratamento!?), mas vou lembrar de outra dura de engolir do criminoso que se "esconde" como espião e tem um nome que se traduzido é Tortuoso e que se orgulha de tudo disso, mas arrisca roubar as joias da Coroa pessoalmente, pra se exibir??? Mas talvez o pior fato seja, que ei eu tenho uma organização cheia de capangas pra fazer serviços por mim e não uso nenhum deles? A sim! Porque é o episódio de alguém da V.I.L.E de importante tem que ser preso!? E viva a Vermelho derrotou alguém de verdade na organização, sem contar o fato que pra "criminosos"??? A Carmen só fez tecnicamente quatro roubos a serie inteira...o resto foi subtrair e devolver ao dono...E no fim da mesma serie que mostrou que os capachos fogem fácil de qualquer cadeia, no fim prender os chefões era "fácil"!? Versus a serie INTEIRA, os capachos fugindo com extrema facilidade da prisão. Se for na matéria fuga da prisão estejam reprovados professores!

  • A terceira temporada de longe e a pior temporada, poucos episódios, a trama central da temporada ruim e ainda por cima pro fim da serie desimportante é o único episódio em que a trama anda realmente? E o ultimo da temporada é nossa como ele é corrido!

  • Pra relevância que deram no fim da segunda temporada a trama da mãe da Carmen e a toda a história de seus pais? Foi algo que veio do nada ao lugar algum (pois ela efetivamente não achou nada, tudo foi dado por Shadow-san ou pela chefe da A.C.M.E incluindo a localização da mãe dela e sinceramente não teve relevância no contexto da serie, isso fica pior pois esse encontro ocorre fora da tela!)

  • Pra criminosos "super inteligentes"? A V.I.L.E demoraram demais pra "usar" a solução sequestra os lacaios da Carmen e faça ela trabalhar pra gente ou a mais direta? Sequestra a Carmen e faz o esporte favorito da V.I.L.E, lavagem cerebral!

  • De longe o episódio interativo roubar ou não roubar? É a pior coisa de Carmen Sandiego (Não funciona como "fake game"; aliás não ajuda insinua-lo como se fosse um simulador da ACME pois a "visão" de tudo é ainda da Carmen; como jogo tem quase alternativa nenhuma; ele basicamente funciona como uma grande reta com vários Game Overs no caminho, a escolha de locações diferentes te leva aos mesmos "hubs" é a única alternativa real é... ver Zack e Ivy cantando o tema de abertura em Rap, deus me devolva o tempo que perdi com isso! É um dos piores "filmes interativos" que já vi é o "formato de episódio" ajuda ainda menos!)

  • O segundo pior episódio fico dividido entre Missão Lutadora mascarada onde a professora Brunt se veste de Luchadora pra "preservar o rosto de ser visto" que na temporada um o Deverault afirmou que não se lembrava dela, mas lembrava do Shadow-san, pra na temporada três a chefe dizer com todas as letras que distribuam o retrato falado da Brunt e do Shadow-san!? É a serie contradizendo a serie!? E o episódio Valsa em Viena onde neste e no ultimo episódio, a Carmen tem atitudes que mesmo se fosse "má" a Carmen nunca faria, mas os roteiristas levaram em conta que isso é um reboot e dane-se quem é Carmen! E vamos fazer dois episódios "dela má", porque podemos.

  • Ainda que curtos os episódios da Carmen má de longe são os mais escrotos e hediondos episódios da série (e mesmo assim não são os piores...); foi algo do tipo querem uma Carmen má? Essa é nossa visão moderna, edge e dark dela. É isso violenta os princípios da Carmen tanto a de 1994 quanto a nova! E como se fosse outra pessoa e não "a versão má da Carmen". E se a ideia era "mostrar anti heroísmo"??? Vocês roteiristas dessa serie não sabem o que é anti heroísmo! Ainda mais da personagem que escreveu a cartilha sobre isso numa época em que isso nem tinha "nome" e mulheres muito raramente estrelavam uma serie de ação e quiçá ter o nome no título!

  • Só reforçando isso, existem certas coisas na personalidade de uma pessoa (tanto real, quanto na ficção) que não é só ligar uma chave é se muda. Seres humanos tem medos e repulsas e pra alguém que por boa parte da serie afirmou que "roubar vidas" era REPULSIVO, ela teve muita naturalidade pra não uma, não duas, mas por três vezes fazer isso com naturalidade e com requintes de crueldade...

  • Eles finalmente lembram que hackers enfrentam outros hackers na temporada três pra encontrarmos o incrível "Troll" que não arromba portas e nem descobre o endereço físico de quem invadiu!? Com o bônus de não deixar nenhuma surpresa após invasão ou nada que impedisse a reação do Player!? Que Troll educado é esse? Eu quero um desses no meu Jardim! Ou na porta do meu condomínio! Assim ao menos não roubavam o quadro de avisos do meu condomínio...pois assim quem sabe fingia que tinha algo vigiando...como esse Troll age na serie, e fingimos que temos outro Hacker!?

  • O fim da serie se espera algo grande ou bem montado? Vai receber algo repentino, feito as pressas e muito ruim de engolir.

Conclusão


Essa vai ser algo que você vai ter que julgar minhas palavras, vou dar logo a nota é dar uma longa explicação sobre ela, a nota é 4.


Eu de começo embarquei nessa "nova Carmen", eu queria ver onde poderiam levar? o que poderiam fazer com ela? que situações poderiam criar? E tudo isso cria expectativas, tudo isso gera a esperar coisas diferentes. Mas o que recebi foi algo dentro de uma formula de sucesso que já existe e foi testada pela Kim Possible e seu eu quiser isso vou no Disney Plus (única maneira atual de se ver salvo o filme live action/continuação que passa vez ou outra no Disney XD) e vejo isso (aliás se gostaram dessa serie eu altamente recomendo vocês verem Kim Possible, pois é algo similar e muito bom).


Essa nova Carmen pra mim foi decepção após decepção, eu esperava, brincadeiras ou quebras de formula e isso quase não houve (o mais perto disso foi o penúltimo arco e não nego que ele foi muito bom talvez o melhor arco da serie, mas o arco do final da temporada um é bom também, em ação ao menos e por isso não me decido qual dos dois é melhor). Eu esperava que as coisas novas fossem mais originais e sinceramente pra Carmen antiga nadar na formula dava certo porque durante toda a serie de 1994 a Carmen foi um puzzle sem solução que nós espectadores desejávamos ver a solução! É o gancho lançado no final de temporada (que nunca foi continuado) de ACME e V.I.L.E são farinha do mesmo saco é algo fabuloso é genial! E com isso nem vou falar dos ganchos daqui que são patéticos ou ridículos.


Hum, sendo sincero, mudei de ideia e eu vou falar mesmo assim pois eu ODEIO ELES! O da temporada um? Sério que naquela academia a coisa mais próximas de uma figura paterna era o Shadow-san e de materna era a Brunt, só porque "papai e mamãe" resolveram brigar e que você vai acreditar tanto quanto a V.I.L.E que uma mentira destruiria o grupo da Carmen? Tanto que é algo lançado num fim de temporada e resolvido no inicio da temporada seguinte o que nos leva a? Ou viram o ridículo que propuseram e quiseram sair rápido ou alguém não avisou aos outros escritores o que pretendia fazer no fim da temporada o que ambos são bem graves é pior não para por aí! Na temporada dois temos a revelação dos pais da Carmen; é sinceramente isso me deu esperanças, quem eles eram? o que faziam? Como isso pode influenciar na Carmen de agora? E virou um Como conheci sua mãe, bem piorado...na temporada três que eles decidem abandonar no episódio final da temporada três pra tocar nisso novamente por SEGUNDOS! No episódio final da serie. Aliás a trama final oh V.I.L.E vai usar robôs recusados de O Exterminador do Futuro pra roubos, Carmen atrapalha e finalmente depois de quatro temporadas eles pensam... Hum podemos sequestra-la pra fazer nossos serviços? Sim podemos, vão e fazem ultra fácil, o que nos leva ao pior arco da serie a "Vermelha má" é ao fim repentino da serie, pois tava na cara que eles tinham certeza que iam escapar com a escrita ruim deles por causa do excelente elenco de vozes, só que pelo visto não colou com a Netflix é um fim teve que ser improvisado as pressas (e põem pressa nisso pois em menos de 5 minutos do episódio final é usado pra resolver as coisas e dar destino aos personagens com direito ao fan service absurdo de certas duas antas numa certa organização, mas quebrem o galho na serie de 1994 tinha isso...).


E sério tem cada furo aqui que eu só dava um se acalma o pessoal que produz isso não sabe o que é vídeo conferência, quanto mais o ato de se encontrar pessoalmente e trocar umas palavras, então por isso comete estes erros bobos e ainda deixam o diretor em certas situações junto com os animadores como vendidos e afundados nos erros...; pois pra mim só pode ser isso! Tem erros absurdos que uma conversa na produção resolvia rápido, mas duvido essa serie teve a figura de um compositor de serie/produtor/segundo diretor atuando de ponte entre as partes da produção, meu chute e que cada um fez o seu trabalho "solo" e solo eles arruinaram a continuidade da serie.


Mas sabem do pior? Isso aqui tem tanto valor de produção alto (ao menos visualmente falando) e boas atuações. Que eu até entendo os motivos de quem gostou disso! Mas vão falar: "Como Assim? Senryu". Acho que alguém que nunca conheceu Kim Possible (que foi uma produção tão única que poucos imitaram até hoje), quem nunca conheceu Carmen Sandiego? Vai achar isso legalzinho, nada extraordinário, mas um pouco fora e diferente de tantos outros peixes iguais na Netflix.


Vou falar mais uma vez o problema e que já conheço algo parecido é melhor (Kim Possible, o humor, as trapalhadas do Ron que cabem no roteiro e humor propostos é tem um dos melhores par de vilões já criados! Draken e a Shigo), já vi essa franquia em melhor forma na serie de 1994 (que só tem de datado os vilões, o resto é rápido, informativo e bem interessante, aliás a procurem no Youtube tem vários lugares com ela completa e dublada em português) e o apresentado aqui me criou expectativas que só foram arruinadas ou mal executadas, vi algumas coisas boas como pontuei, mas pra mim o saldo é negativo. E tenho que ser honesto nisso e na bagagem que colabora pra isso.

Uau! Ela fez o pouso de super herói!!!
Huh? Camen podemos ajudar? Calados lacaios enquanto penso num plano levando a incompetência de vocês em peso!

Trailer (de algo melhor...de 1994)

Trailer Temporada 1

Trailer Temporada 4

Links Uteis

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page