Evangelion 3.33 You can (not) Redo
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Evangelion 3.33 You can (not) Redo

Atualizado: 4 de dez. de 2021


Alguma hora eu ia chegar aqui e nos estamos no ponto mais divisor da franquia, o terceiro filme da serie Rebuild; é aqui tenho que fazer uma confissão, se você quisesse ver os dois primeiros sem ter visto absolutamente nada de Evangelion, você conseguiria apreciar sem grandes problemas, mas o gigantesco problema é ao chegar aqui você entenderia absolutamente nada, acharia a maior (jogue seu palavrão aqui) do mundo e eu não negaria a sua razão.


Mas lembram lá atrás que pra nossa sorte (Brasileiros), eu disse no review do rebuild 1 e relembrei um pouco no 2 que o mangá de Evangelion (spoilando, pra lhe dar o motivo, essa motivação vem pelo seu conceito de terceiro impacto e ser a segunda mídia que a Mari aparece) e o mangá Iron Maiden 2nd (lá vai mais spoilers; mas pra explicar a razão é pra entender bem a mente do Kaoru, pra mim dos materiais laterais é o melhor pra você entender a razão do desejo do Kaoru ser a felicidade do Shinji é também por algumas pistas deste filme de porque a felicidade do Shinji estar ligado a Asuka) iriam ser importantes!? O motivo é que esse filme de longe é o filme que lembra mais a serie e pelos piores motivos (perguntas sem respostas, exposições intencionalmente incompletas é a intencional falta de informações que você espectador complete).


Então antes de entrar sobre as questões de produção do filme, só vou reforçar que é um ponto vital que talvez melhore a sua experiência, seria ter alguns conhecimentos prévios sobre a franquia (melhorou um pouco a minha experiência, eu já conhecia de previa esses conteúdos que indiquei e mesmo assim só na terceira vez vendo e parando pra pensar e que algumas coisas fizeram sentido, então este é um filme definitivamente difícil de se ver e de se entender; e por isso a critica o massacrou e que mesmo que você conheça boa parte do lore de Evangelion; ou as obras que indiquei; isso talvez possa não te ajudar, pois certas coisas nesse filme tem que se parar e pensar; é nossa como isso vai influenciar na nota final dele...).


Este filme já tem um defeito enorme já antes de começar é ele mora nos previews; todos os filmes da serie Rebuild of Evangelion tem após os créditos um preview dando o tom do próximo filme; o preview do filme 1 pro dois te dá bem o tom do que esperar (OK ele não tem todas as cenas usadas no filme seguinte, mas dava o tom de Eva´s novos, Asuka vindo é um conflito entre Rei e Asuka), ele era honesto, daí vem no filme 2 com o preview pro filme 3 (ele te dava um tom falando de esperança, mesmo com Shinji e Rei congelados na unidade 01, Mari encontrando 4 versões de Rei é a aparição do Kaoru), mas o que encontramos no filme três em si? Nada, é isso mesmo! Nada é usado no filme! Nenhuma cena é aproveitada! Talvez a coisa mais honesta dele é que avisou que ia ter o Kaoru no próximo filme (o que leva a descrença do preview que tem no filme 3 que é o Eva Unit 08 series 02 versus os "series EVA"; aliás essa cena foi feita com captura de movimentos); o que leva ao que sinto da previa no filme 2 versus o filme 3 em si? De longe é a mais desonesta de todas os previas, pois o tom do filme 3 é sobre desespero e desinformação.


Aliás muito desse filme vem da coincidência de assim como estava perto do fim da serie, quando fez este filme, Hideaki Anno estava novamente em depressão e ele estava cansado do trabalho e com duvidas se só seria reconhecido por Evangelion e nesse filme se sente que muito do estado mental de Anno se refletindo na produção e ele produz algo muito similar a serie de Evangelion e bem longe dos outros filmes.


Esta parte que vou falar considere boato (ou lenda), mas dizem que os dois anos pra o lançamento no USA/Ocidente do terceiro filme, vieram de várias brigas entre a Funimation com o Anno e a Khara por detalhes diversos, dizem que o filme foi recusado três vezes; duas por "erros" na tradução do roteiro é uma por causa de duas cenas que os atores tacaram uma piada que fizeram as pessoas rirem numa seção de testes é isso revoltou os japoneses (a "lenda" diz que uma é no resgate do Shinji pela Rei, a outra que foi a gota d´água na conversa entre Kaoru e Shinji ao piano que era pra ser bem seria e por causa de um trocadilho ficou cômica e por isso o filme foi recusado mais uma vez..., oficialmente nunca foi dito as razões do atraso, mas gente da produção quando questionados entregam "sempre" o mesmo "papo", o que dá um pouco de veracidade ao boato.


Aliás durante a produção deste filme, Anno recebeu convite pra dirigir um filme de Godzilla (que apesar das restrições no contrato com a Legendary, ele permitia que a Toho fizesse um filme com lançamento só no Japão durante a vigência do contrato com "Hollywood") e ele recusou se dizendo não ser capaz de fazer um filme bom, mas durante a pós produção de Evangelion 3.0, a Toho o convenceu que ele era bem capaz e de que ele precisava de um "respiro" fazendo outra obra; então a lenda que Shin Godzilla afetou este filme é falsa (em parte, pois afetou o quarto filme de Evangelion estava planejado pra sair um ano depois em 2013, mas após o fim do filme três Anno congelou a produção do quarto filme pra se dedicar ao filme de Godzilla e após isso tirou um ano de férias, liberando parte do time pra trabalhar junto com a Toho e a Polygon no filme do Godzilla pra Netflix, pra só retornar a produção do 4° filme no fim de 2017).


Foi bom

  • É o filme mais curto dos Rebuilds com 96 minutos é acreditem quando terminar, você vai se agradecer por isso...

  • As lutas são sensacionais, na parte de ação continua excelente.

  • Sinceramente o filme só dá "espaço" pro Shinji é o Kaoru e apesar de não gostar da direção que a história toma; atuação dos dubladores dos dois personagens nos passam toda a duvida e "proteção" do Kaoru é quanto o Shinji está perdido e desesperado por tentar fazer o certo é o quanto esse desespero e a desinformação o levam a cometer um grande erro.

  • Se o tema central foi desespero e o quanto desinformação alimenta o desespero e nos leva à atos terríveis por causa disso? Ok o filme cumpriu essa parte bem mas...(vou falar depois).

  • Os cenários são fabulosos!

  • Alguns gostam disso e eu sinceramente odeio; mas aqui volta todo aquele clima de mistério e "partes em aberto" que a serie de TV proporciona.

Foi ruim

  • Rei Q (isso vem do nome provisório que esse filme tinha que era Evangelion Q, aliás você já nota algo "errado" quando após 25 minutos de introdução vem o cartão de título do filme com o nome Q e quarenta minutos depois vem o "cartão" pro comercial com o nome 3.33) é um retrocesso imenso, voltamos pra a Rei robótica e sem emoções do começo da serie de TV; pois ao menos a Rei dos filmes 1 e 2 tem ao menos algum sentimento pelo Shinji e o Gendou e tenta uni-los, vou reclamar mais na conclusão pois lá vou juntar algumas coisas com spoilers grandes.

  • O que diabos é o roteiro disso? Pra explicar isso vou ter que contar o filme "todo", mas vou tentar passar um resumo do resumo do filme e tentar ser vago e cômico, mas tem uns spoilers pesados e por isso podem pular pro próximo ponto se desejarem, tão ainda aí? Ok lá vai; o filme começa no espaço sem explicação alguma se tem um confronto pra mostrar que a Khara aprendeu a fazer cenas no escuro e a Wille consegue o seu motor pro seu Wunder e de bônus um idiota que talvez seja o "Shinji idiota", o garoto não sabe de nada e todo mundo o trata como um ....(complete os pontinhos com a palavra desagradável que lhe convir), até que chega a "Rei Q" pelo serviço de entregas Seele pra buscar ele, como ela é a única pessoa educada em 40 minutos de filme, ele foge com ela sem fazer perguntas, daí temos a parte mais útil e inútil ao mesmo tempo do filme; pois por um lado Gendou e "Rei Q" não respondem nada e por outro Fuyutsuki (com detalhes e respostas off screen, mas que falam sobre a instrumentação da humanidade, o que nos leva aos fins do mangá e do filme via End of Evangelion) e Kaoru respondem as perguntas diretamente, mas sem revelar os grandes detalhes; Shinji se afeiçoa ao Kaoru que pra "pagar" pela trapaça que ele fez pra estar ali, ele se coloca o colar bomba que estava com o "Shinji idiota", os dois se preparam com o EVA Unidade 13, pois esse número sempre deu sorte pra humanidade, então não tem nada de errado aqui...; "Shinji idiota" parte achando que vai ser o herói que vai apertar o botão mágico do reset e tudo vai voltar a ficar bem, mas Kaoru fica preocupado pois ele tem Backup de outras linhas do tempo e sabe que o Gendou sempre deixa uma pegadinha, a Unidade 13 se revela ser um gundam com 4 braços e com armas por controle remoto com direito a campo AT próprios!!! "Shinji idiota" parte pra apertar o botão de reset, enquanto Kaoru se questiona se está no mesmo ponto onde salvou o jogo, Shinji idiota luta sozinho contra Asuka e Mari (oh lembram que ela existe, neste filme!), "Shinji idiota" aperta os botões de reset é tudo se revela um ante código de trapaça, desfazendo a trapaça que desabilitava o modo Anjo do Kaoru; Kaoru pra o game não resetar de um modo que o Shinji não gosta resolve usar auto detonação de si próprio... Mari salva o "Shinji idiota" e Asuka salva a "Rei Q" e a nave movida a EVA...é o filme termina com os três andando no deserto vermelho.

  • Ok pulou o ponto anterior, então vou falar uma coisa que vai ficar meio perdida pra quem não leu, mas que vai fazer sentido pra quem leu e vou falar mesmo assim pois é pra firmar um ponto; este filme sonega o que houve antes dele, sonega informações do plot de forma desonesta pra que velhos fãs completem como quiserem e termina com menos informações ainda do que quando começou!!! Isso deixa a narrativa confusa, sem explicação e intenção; é sabem do pior? Acaba sendo o oposto aos outros dois filmes! Que eram diretos, simples e objetivos.

  • Se a intenção era passar esperança? Falhou feio! Se era manter o mesmo ritmo dos outros filmes? Aí a coisa fica pior ainda! Pois é um rompimento total com eles! É outra direção e outro estilo.

  • Olha a direção musical é boa, mas o filme não se ajuda; do que adianta ter as musicas da serie, a nona de Beethoven se elas entram em momentos "vazios" e nem a musica nova da Utada Hikaru ajudam a melhorar a situação (e olha que ela saiu de um "retiro" a pedido do Anno, só pra gravar esse single).

  • Pessoalmente eu odiei este cenário novo, muito disso vem da desonestidade deste filme é em como ele volta ao pior de Evagelion que é as puladas de explicações de modo proposital; pra mim o quarto filme vai ter que suar só pra cobrir os buracos desse filme, quanto mais pra tentar sua própria identidade...

  • Se quer resposta sobre a Mari procura outro filme pois nesse ela aparece ainda menos que no filme 2.

  • O trailer promotion Reel ao mesmo tempo não entrega nada pra quem não viu o filme, mas pra quem já viu ele? Te entrega O FILME INTEIRO, MESMO ELE TENDO 3 MINUTOS!!!

  • Tá bem fácil de se encontrar o filme no exterior, ele saiu com uma boa tiragem e ainda se tem bastante sobra dela o que torna os preços baixos é ainda de "tabela".

Conclusão


Olha este é um filme pra lá de difícil; uma coisa acho que todo mundo concorda que é o filme mais fraco dos filmes de Rebuild of Evangelion, mas as pessoas vão argumentar várias coisas sobre ele como: ele é uma obra da contra a cultura Otaku (!?), que ele é a volta as raízes de Evangelion, que ele é uma correção de curso pro rumo certo.


Eu sou mais mundano é realista e vejo que isso foi obra de uma pessoa num momento difícil que resolveu resgatar velhos elementos da obra original nessa adaptação; só que eles funcionaram muito mal, aliás eu posso contra argumentar com esses "filósofos do nada" com uma frase deste filme dita pelo Fuyutsuki ao Shinji que define muito bem este filme: O que alguns podem dizer o que eu é seu pai fazemos aqui é construção, mas construção e destruição tem seus significados mais próprios e menos amplos, o que vamos fazer aqui é reconstrução é isso tem um significado mais amplo e incerto, pois reconstruir não é simplesmente refazer, mas envolve saber colocar os tijolos corretos e evitar os tijolos "errados" e podres.


É nossa como esse filme adora tacar na cara do pobre espectador os tijolos errados e podres junto de uma montanha de perguntas (que se não quiserem spoilers? aconselho pular esta lista é ir pro próximo paragrafo).:

  1. Por que diabos "desfez" o fim tão heroico e de tanta cartasse do filme 02? Além de descartar totalmente o preview mostrado no filme 2?

  2. Esta Rei que vermos neste filme é outra Rei?

  3. Vamos convencionar a Rei desse filme como Rei Q que fica mais fácil, o que leva à, que Rei é aquela na câmera de "estase" que aparece por três segundos na base da NERV e faz a Rei Q começar a agir por conta própria?

  4. O que aconteceu com a Rei 0? Vamos convencionar a Rei dos outros filmes como 0 pra não confundir..., ela se fundiu a unidade 01 como a Misato diz? O que houve no fim do filme 02?

  5. O que leva a uma questão fundamental! O que diabos houve no fim do filme 02? O mundo ia ficar "em branco" por causa do Shinji despertar a unidade 01 fora do tempo e sem um "desejo de amanhã" é isso ia levar a um mundo em "branco", o que levou o Kaoru a usar a Longinius pra parar o terceiro Impacto!? (e ainda leva a questão? Esse impacto só não afetou os presentes na NERV? E afetou a todos fora de lá!?).

  6. E depois disso? O que houve com Kaoru? Ele queria se dar bem dessa vez e passou o fator de ativação de anjo pro Eva 06 é Gendou desativou a lembrança do congelamento do EVA 06 pela Cassius pra tentar trapacear Kaoru e Shinji e acordar mais um EVA e tentar o reinicio da humanidade como uma entidade só!? Igualzinho a serie e mais ou menos como a Seele queria no End of Evangelion.

  7. Como o Shinji com zero de sincronia moveu um EVA? Isso é o filme e a serie se contradizendo ou estamos numa linha de tempo que certas "convenções" não funcionam...

  8. Meio que me repetindo, mas tá valendo, onde a Rei 0 está? No Eva 01, em outro lugar ou na NERV?

  9. Se eles tem selado um Eva 01p, então o que é a "vontade" do Eva 01 esse tempo todo!? É se não for? O que é aquilo na NERV é o que diabos está no Wunder?

  10. Todas as Rei´s podem se comunicar telepaticamente? É o que a Rei no tanque disse a Rei Q?

  11. Este é o mesmo Shinji? Ou algo bem grande houve pra interromper o terceiro impacto que criou uma dissociação? E nem sequer estamos na mesma linha de tempo? (o que seria inédito em EVA pois sempre tratou cada linha de tempo de modo fixo, mesmo em jogos quando se tinha uma decisão que "criava linhas de tempo", elas sempre foram tratadas de modo separado, independente e sem "se comunicar".

  12. Serio como Kaoru se livrou de ser anjo? Pois se bastava passar para outro recipiente? Por que nunca tentou isso antes?

  13. Mari tem consciência das outras linhas de tempo? Em especial as escolares, a da serie e do mangá? Pois ela chama a Asuka nesse filme todo de Vossa majestade é o Shinji de príncipe...

  14. Só reforçando como várias vezes em outras obras já demonstrou, Kaoru tem lembranças de TODAS AS LINHAS de tempo que já passou antes, como justo ele não lembra com detalhes o que houve no fim do filme 02?

  15. Agora Eva´s tão em promoção pra terem um novo direto? O que leva a no filme citam os Eva´s que a Rei Q usa como sementes de Adão, seria uma referência aos EVA´s series do filme End of Evangelion?

  16. Qual o objetivo da Misato é o que levou ela a mudar a "missão" dela de exterminar todos os anjos pra exterminar a Seele e a NERV é da onde ela arranjou mão de obra? (pois isso leva a pergunta anterior o quanto o terceiro impacto afetou o mundo?).

  17. Depois de tantas perguntas chegando aos dois dígitos...(eu numerei cada uma de proposito!), ainda vai se perguntar se houve algo de errado aqui!?

O que nos leva a nota; não posso dar algo alto é muito da minha nota a esse filme no MAL (My Anime List) envolve pensar só nele; mas pensando nele num conjunto, pensando nele dentro desse conjunto é nos objetivos originais? Não posso dar mais que a nota 4,0; este filme é uma calamidade comparado com o resto, um desserviço e um retrocesso, sei que pra alguns isso é uma volta ao básico, mas adianto (algum dia faço o review de Evangelion a serie de TV) que eu não gosto desse estilo de deixar certas coisas do plot em branco.


A coisa estava indo simples, focada e direta ao ponto e do nada vem este filme e ao "nada", ele me põem uma interrogação gigantesca, seguida de um imenso WTF! É um imenso tapa na cara sem necessidade alguma.


Acho que como a serie, este filme é muito produto do tempo de vida do Anno é vindo de um tempo bem ruim da vida dele e que pela coincidência de levar a outro ponto ruim da vida dele as pessoas ignoraram tudo o que foi feito antes e resolveram preencher os pontos por conta própria e não vou dizer que se isso fosse bem pensado ou fosse a intenção do começo? seria OK! E essa nota seria uns quatro pontos maior, mas vamos a realidade que alguns não vão gostar...; esta não era a intenção inicial e esses buracos são mais frutos de mal escrita e vontade de empurrar certas explicações pro próximo filme do que intenção de fazer coerência.


O próximo filme pode confirmar um pouco esse meu ponto (pelo nome 3.0+1.0, faz parecer que sim...) que isso foi furto de um ponto ruim de vida e que pode ser ajustado o prumo pro mesmo norte de antes? Ou pode ser mais um desastre? Só quando ele sair (provavelmente) em Janeiro é que saberemos.


Quanto a disponibilidade vou dessa vez meio que me reduzir a desse filme pra não me repetir em certas coisas pela terceira vez...; então só lembrando que ele nunca foi lançado no país, apesar da paris Filmes ter lançado os outros dois, ela já chegou a público pra dizer que não estaria interessada em lançar o terceiro filme; ele foi lançado em 2016 no USA em home vídeo pela Funimation (que tem os direitos dos filmes 2 e 3) e até se encontra com certa facilidade no exterior e essa edição é até bem completa pois vem com livreto de artes, uma boa quantidade de extras e capa reversível.

Funimation Evangelion 3.33 You can (not) Redo Bluray e DVD (ainda no mesmo estilo ambos pacotes iguais, mas lá fora é quase o mesmo preço o que torna atraente pagar 4 dólares por algo de maior qualidade)

Será que devo não me questionar pela beleza? Ou lembrar de coisas como? Da onde veio este EVA?
Me arranjem um transporte rápido pra sair desse filme!!!

Trailer

Links Uteis

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page