• Senryu

Rebuild of Evangelion 2.22: You Can (not) Advance.

Publicado originalmente em Makai Knights em 20/09/2009

#EVA #Evangelion #anime #filme #ParisFilmes #brasilanimecafe #RebuildofEvangelion222

Este filme pra terem uma ideia só começou a ser escrito logo depois da pós produção do filme 1.0, ali começou a reconstrução pra "simplificar" Evangelion; mas ao começar a escrever este filme Anno decidiu que ainda traria algumas coisas familiares, mas ao mesmo tempo faria várias mudanças como introduzir Evas novos e personagens novos; e ainda se aproveitar de uma nova técnica pra o uso do CG 3D.


Com as mudanças este passou a ser o ponto em que as coisas se desviam bastante da serie de TV e começam a tomar um "novo rumo" em algumas mudanças mais radicais como o EVA 05p, a adição da Mari, a mudança no sobrenome da Asuka, uma Rei diferente, além de um ritmo totalmente diferente de qualquer coisa de Evangelion no meio do filme.


Também é aqui que começa a tradição de atrasos da serie Rebuild of Evangelion, muito pelo método do Anno pra decidir o que vai descartar ou não; além de vários problemas com finalizações de efeitos e com a nova "ferramenta" que mistura os rascunhos do storyboard e os rascunhos do 3D pra melhorar a animação; mas acreditem se quiser este foi o filme que menos se atrasou (o 3.0 é 3.0+1.0 tiveram atrasos que se contam em anos, o 2.0 teve só atraso de meses tanto no home vídeo quanto no cinema).


Enquanto que o primeiro filme podemos dizer que reconstrói Shinji e mostra melhor o seu vazio e de forma mais realista, aqui o filme faz algo que não vi quase ninguém falando, ele pega o que End of Evangelion fez é inverte a polaridade (não temos como no End of Evangelion, os personagens em seus pontos mais baixos e a partir disso "descobrindo" os seus "egos" é daí partindo pra um recomeço, neste filme nos temos os personagens descobrindo na simplicidade e na calma, lados e emoções que não sabiam que existiam e daí encontrando um ponto de "ancoragem" e descoberta pra no fim termos uma destruição; é acreditem isso é tão melhor aqui!).


Vou explicar melhor em meus pontos porque este filme é (até aqui ) o ponto alto desta reconstrução.


Foi bom

  • As coisas são bem mais as claras e mesmo mantendo algum mistério as coisas vão muito mais direto ao ponto; como por exemplo a cena do elevador, só do fato das personagens porem pra fora o que sentiam, torna tudo melhor, mais as claras, menos constrangedor e por incrível que pareça mais rápido que uma certa cena da serie, aliás falando disso...

  • A mudança no tratar da relação do triângulo Rei, Asuka e Shinji foi outra coisa que melhorou bastante pois tornou tudo muito mais ágil, dinâmico e direto ao ponto (nada de distrações ou desvios), o que deixa a Asuka mais decidida e de bem com si mesma, além de torna-la numa personagem mais "realista" é aceitável, enquanto que a Rei começa a lidar com suas emoções é a tentar ajudar o Shinji a fazer o mesmo.

  • Gendou continua o "pai do ano" (por motivos irônicos óbvios...), mas até ele fica mais realista em suas ações e reações; ainda continua o cara que usa o filho como um meio pra um fim, mas aqui o cumprimenta, dá bronca e até tem certa "consideração" por ele do modo distante dele, mas como vou dizer, mesmo sendo problemática a relação dos dois é mais realista e palpável aqui.

  • Kaji passaram a deixa-lo aqui bem mais como um cara zoador, é nossa isso fez um bem ao filme e ao personagem; aliás a cena do "suborno" ao Shinji com café é impagável!

  • Aqui se foram de vez os "velhos" métodos e as economias de animação, os cenários e detalhes estão ainda melhores e as lutas como a chegada da Asuka, o confronto com o oitavo anjo é em especial o confronto o confronto com o EVA 03 que ficou mais brutal, assim como o confronto no fim do filme.

  • Mais uma vez todos os anjos foram retrabalhados e modificados, mas o principal destaque foram os EVAs que mudaram desde da maneira como se movem (ficando bem mais "super robôs" como são na serie, do que o jeito "realista" do primeiro filme), passando de como usam e variam o campo AT, e até um modo novo o Beast Mode.

  • Ainda continuam com as cenas com o mais puro e único objetivo de lembrar momentos da serie, só que nesse filme acontecem numa quantidade bem menor.

  • De certo modo todo o elenco é bem melhor trabalhado aqui, mas o grande destaque vai pro Shinji, ele começa a se descobrir e deixar de ser aquela pessoa que é só arrastada pelo destino que nunca faz as suas vontades e passa a ser alguém que passa a agir por si, que expressa os seus desejos e no fim do filme, ele consegue algo raro, você se vê junto da Misato torcendo por ele (mesmo num contexto que você sabe que o "milagre" que ele vai fazer vai ter consequências terríveis, mas é finalmente um momento em que o Shinji está fazendo algo não pelos outros, mas por si mesmo é mesmo com o final do filme e um momento fabuloso).

  • Este é o filme que mais exigiu até agora em atuações do elenco é nossa como as vozes em japonês entregam isso de maneira exuberante, com grande destaque pro Shinji pra Mari e a Misato.

  • A dublagem melhorou muito quanto ao filme anterior, o elenco tá mais afiado e entregam bons momentos (tirando um detalhe) as coisas foram ótimas principalmente com Shinji, Rei e Asuka.

  • Eu amo como esse filme é o anti End of Evangelion (e sabem do pior? Ninguém fala isso!), esse filme do começo ao meio te dá esperanças que mesmo no meio de todos esses problemas, essas crianças tem ainda esperanças e que sabem ver e contemplar a felicidade, nos vemos aqui os pontos mais altos e poderosos dessas crianças e seus Evas, pra nos levar a um fim repentino de destruição, este filme trabalha com algo que Evangelion trabalhou tão mal que foi a falta de trabalho com esperança versus medo e depressão (ponha ênfase na falta de trabalhar bons momentos dos personagens), essa inversão de polaridades e que tornam esse filme mais humano, aceitável e talvez o melhor trabalho com Evangelion até aqui.

  • O filme saiu num pacote de luxo e dessa vez aprenderam com alguns erros, como a relação preço e pacote, tem bem mais extras (chega a ter 40 minutos a mais que o outro filme em material de extras) e lembram de creditar a equipe de dublagem nacional.

Foi Mediano

  • Olha revendo? (pela terceira vez) Eu aturo bem mais como a Mari entra e sai de paraquedas (as vezes literalmente) nesse filme, acaba sendo uma boa adição aos pilotos; só meu problema e que mesmo se esforçando a atriz que a dubla ela em português não ficou legal no papel, ela até cresce bem no filme, mas nem se comparar as vozes americana e japonesa dela...(sem contar que trocarem a canção infantil do barco pela do cordeiro em português não combinou com a personagem)

  • Eles evitam cenas a noite e a iluminação desse filme está bem melhor que no filme anterior, mas tem uns poucos momentos em que a iluminação ainda incomoda como no confronto do Eva 03 Vs o Eva 01

  • Eu não tenho problemas com fan services dos mais variados se bem trabalhados, mas tem uns dois que me incomodam e até fazem piada com isso no filme e por isso dou um desconto (a cena do elevador com a Asuka, sério mesmo que precisava depois de um momento altamente aberto e emocional, ter que fazer um close de costas e bunda e ainda pra completar lançando a piada do uniforme ou a piada da descontaminação no começo do filme que se arrasta).

  • A parte musical desse filme é até boa, mas o meu problema é como usam uma mesma musica de modo soberbo no fim do filme e num outro ponto do mesmo filme a usam de novo de modo tão horrendo que é com Tsubasa wo Kudasai.

Foi ruim

  • Eu não gosto dos novos designs dos Eva´s (o 03 ficou ainda mais genérico é o 05p virou um mobile armor genérico de Gundam, além do redesenho do 02 ter ficado estranho).

  • Da serie, oi padrão comercial, o primeiro filme teve o título totalmente traduzido pra o português é o segundo não!? Isso pode ter dado uma bela confusão no consumidor comum.

  • A distribuição focando nas grandes livrarias não se traduziu em boas vendas, ainda mais com duas impressões ruins que o primeiro filme deixou e eles não trabalharam direito que foram: a dificuldade de se achar (compras online só se tornaram bem confiáveis por volta de 2014 pra 15) é a falta de propagandas e nas poucas que tinha focaram muito no trailer com Fly to the Moon (que meio que dá a impressão que vai ser o mesmo filme que o 1.11 ou seja outro resumo de algo já visto...).

Conclusão

Definitivamente isso aqui não foi feito pra quem não gosta de Evangelion (Rebuild NÃO MUDARÁ em nada COM RELAÇÃO À ISSO), mas o que ele cumpre e muito bem é na sua missão de recontar toda a história de Evangelion, tudo é muito mais direto, expresso, os personagens não dão rodeios e vão direto aos seus pontos, aliás de todos os três filmes já lançados esse é o mais direto, simples e realista aos temas de Evangelion.


Dou a ele a nota 9,5, é uma boa produção, com um ótimo roteiro, boa animação, tudo melhora aqui em anos luz com relação a série de TV, acho que com certeza não deve trazer de volta quem odiou Evangelion, mas para os fãs e para quem pura e simplesmente gostou ou achou interessante? (aliás eu me encaixo neste caso) vai ser um agrado em cheio.


Metade já se foi e em breve devo fazer um review do 3.0, desse tempo pra cá o filme 3 foi muito modificado é atrasado (o que levou a várias polemicas da razão das mudanças, mas isso é assunto de outro dia) é o filme 4 também já deu sua bela cota de atrasos e deve finalmente sair em 2021.


Quanto a disponibilidade..., podem ver um apanhado maior na minha análise do 1.11, mas só relembrando sobre o 2.22, ele só saiu em DVD pela Paris Filmes que abandonou a licença (pelo visto, pois removeu os dois filmes de Rebuild of Evangelion da sua lista de produtos), não fez novos lançamentos e com isso é bem raro e o mercado costuma cobrar preços bem caros pelo DVD usado deste filme e em conjunto com o 1.11 é ainda mais raro é caro.

Mari foi uma boa adição
Prometeram uma montanha de fan service no fim do filme anterior... OK checado e entregue...

Trailer

Links Uteis

Evangelion 2.0 no Wikipedia (em inglês).

Site oficial de Evangelion (em japonês, com links pra todos os filmes e a serie de TV).

Site oficial da versão 2.0 (em japonês)

Evangelion 2.0 no My Anime List (em inglês)

Estúdio Khara (com opções de inglês e japonês)

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com