• Senryu

The King of Fighters Destiny

#KOF #SNK #anime #Steam #Youtube #TheKingofFightersDestiny #KOFDestiny

Desculpem o atraso mas o fim de semana foi cheio de noticias e não consegui lidar bem com o tempo, estou liberando um pouco atrasado mas vale a pena fiquem com a análise sobre este "anime" bem desconhecido The King of Fighters Destiny.


A SNK depois de falir e passar por muitas mãos e com o tempo conseguiu "renascer" e foi parar recentemente em mãos de uma junção de grupos chineses, que prometeu que não cometeria os mesmos erros do passado (leia-se após falir, apostar em Pachinkos, não fazer jogos novos e apostar somente em coletâneas; e em teoria nessa parte ainda continua, mas não mais como foco) e se focar mais em fazer mais jogos novos, além de ser mais aberta quando a propriedade dos seus personagens (eles pretendiam fazer um grande universo compartilhado; só o problema que quase ninguém se interessou é o que conseguiram foram várias "participações cruzadas" em outros games, mangás e mídias; aliás o mangá de KOF 14 tá vindo pro Brasil; e isso originou coisas boas como a Mai e Kula em Dead or Alive 6 ou Terry Bogard em Fight Layer e Smash Bros), mas pra tentar estimular mais colaborações o grupo fez uma grande aposta!


Fazer uma animação por "conta própria"! O que poderia dar errado? (entre nós um monte de coisas, mas vou contar mais tarde...), fizeram grande publicidade entre os fãs, contrataram a empresa chinesa IDragons e colocaram no máximo de lugares possíveis de modo gratuito é até que foi bem vista (vendo os números no Youtube), mas porque ela quase não é falada? ou lembrada pelos fãs? Talvez a razão foi o foco em divulgar tanto em comunidade de fight games que o fã casual, nem sabe que ela existe (é uma teoria minha!), talvez a razão seja falta de impacto (nem tanto pra mim, pois o começo até que não é ruim) ou só um marketing barato em redes que não foi muito amplo (o que acho a causa mais provável!).


Vendo a intenção do projeto até que era muito boa ideia, uma animação com o máximo de acesso (o custo é grátis!), posto em plataformas bem populares de stream e com a história tendo a intenção de modificar certas coisas da história de jogos da SNK pra que eles se conectassem melhor na história de KOF e pudessem contar um enredo só e menos confuso.


Aqui cabe um esclarecimento, sempre nos enredos da SNK, os jogos dela correm numa linha de tempo e KOF em outra, muito por causa de quando resolveram fazer o seu próprio "encontro de personagens"/crossover, eles não pensaram em problemas de enredo com Art of Fighting se passar nos anos 80 e Fatal Fury ser nos fins dos anos 90 e ainda na mesma cidade fictícia, Athena e Kensou serem de um mundo devastado por aliens e Yokais!? E Clark, Ralf e Raiden....serem de forças especiais sem tempo definido!? Nos jogos de KOF eles "ignoram tudo isso", mas tentam fazer as vezes paralelos com outros jogos, como a 96 com Fatal Fury Special, o KOF 14 com Fatal Fury 3 pra tentar "situar" o ponto do tempo, mas isso mais atrapalha que ajuda.


Então nesse anime resolveram acertar essa bagunça! Começando o seu enredo com Fatal Fury e unindo as linhas de tempo dos jogos com King of Fighters, no papel a ideia é muito legal, mas o resultado...é bem misto, vou por meus pontos positivos e negativos dessa série que fez até um bom sucesso e teve continuação prometida mas...dois anos depois!? Nunca se teve noticias ou foi feita...


Foi Bom

  • As lutas nos três primeiros episódios são muito boas, ousaria dizer as melhores da série inteira (e quando você taca isso no começo e não nos "climax" da história, tem algo bem errado na direção de uma serie de ação).

  • Personagens muito bem representados e com grande personalidade e tendo interações excelentes como: Goro, Benimaru, Kyo, Terry, Mai, Gesse e Billy Kaine.

  • Ótima sacada usar as musicas dos personagens dos jogos e usa-las na série (KOF tem boa variedade de temas no mesmo personagem e eles usam isso muito bem ao seu favor na série).

  • Tem ótimas sacadas no enredo pra conectar pequenas coisas que sempre foram soltas nos enredos dos jogos e aqui foram bem conectadas como o pessoal de Fatal Fury e Art of Fighting serem contemporâneos, se conhecerem e viverem no mesmo "momento" e cidade! Gesse e Rugal se conhecerem e seus "sindicatos do crime concorrem" um com o outro, já citar Orochi! Já darem uma missão pro Ikari team, Mature ter maior participação é a minha favorita de já deixarem o Rock Howard integrado na história já nesse ponto de começo (pois ele entrar em Fatal Fury 3 e Real Bout foi um ponto forçado).

  • O primeiro arco baseados em Fatal Fury: The Motion Picture e Fatal Fury: The Legend of Hungry Wolf de Masami Obari, não são má ideia, a produção consegue fazer algumas mudanças originais e boas, salvo uma fundamental que vou tacar no ponto negativo, o resto rendeu muito bem! É disparado o melhor arco desta série!

  • Em qualquer dia da semana Gesse Howard é melhor vilão que Rugal Bernstein! É a atuação do dublador do Gesse? Só poem isso no bolso e vai embora rindo da cara de quem acha o contrário! (me desculpem fãs do Rugal) Ele e Billy Kaine são quem sustentam por metade da série o seu interesse! É isso foi muito bom! Assim como os confrontos com Terry e cia que só elevavam mais o clima (deveria estar falando mais dos outros dois do time Fatal Fury, mas...eles não foram bons a série inteira...).

  • O Japan team é o Ikari team não deixaram a peteca cair na segunda metade!

  • Eu pessoalmente odeio do fundo da minha alma cada episódio feito em estilo de Power Point feito nessa série e eles são quatro; são o puro sinal que o orçamento acabou e não interessa ao diretor o que tem de conteúdo deles, você os identifica pelo nome de: side story: ponha o nome aqui do personagem...; mas os episódios do Benimaru e da King? Tem histórias interessantes, grandes atuações; é o da King foi a melhor coisa feita em relação a Art of fighting, o que aqui conta muito a favor, pois 90% do tempo eles são uma piada sem graça aqui...

  • A disponibilidade gratuita e em várias plataformas foi excelente e ainda se acha até hoje no Youtube e no Steam!

Foi ruim

  • Certos personagens são uma decepção ambulante e nessa lista estão: Robert e Ryo (nem parecem os legendário Tigre e Dragão que chutaram as forças de Mr.Big, aqui são duas piadas que só servem pra escada de humor e serem humilhados pelo elenco inteiro!), Joe e Andy (Joe até o Fatal Fury 3 sempre foi um problema pois sempre foi o amigo de Terry e Andy e mais nada!? Mas ganhou personalidade na mão do Obari e no jogo três em diante ganhou o tom fanfarão e falastrão é isso o deixou bom! Já Andy, bem antes do Sasuke, ele foi alguém que viveu por vingança e sempre atropelou tudo e inclusive o próprio irmão em nome dessa vingança, até ver o vazio e as burradas que fez em Fatal Fury 3 e virar cada vez mais recluso e viver ao lado da Mai e praticamente virar um acessório dela), só que nesse OVA, eles se limitam a ser os steps do Terry, fazerem uma montanha de piadas é mal aparecerem...

  • A direção a partir do episódio 5 toma uma decisão bem perigosa que dura quase a série inteira! Quase toda a luta é personagem A usa poder, com isso o personagem B cai, ao cair o personagem B lembra de algo e ganha mais poder, no meio tempo personagem A prepara o golpe final é B se levanta dá um contra ataque e vence! Isso torna a maioria das lutas chatas, salvo raras exceções.

  • Usar pedras negras e o American team como primeiro indício que Orochi tá voltando? Foi estranho e bizarro, além de me levar a questionar várias coisas que me fizeram achar seis erros de roteiro que vou comentar a partir de agora.

  • Mature agindo como uma Hakeshu (pra fazer o caos e aguardar a vinda de Orochi, influenciando os outros) foi um toque bom, mas pro fim da série, eles esquecem ela é no meio da luta de Rugal Vs "todo mundo", Rugal fala: "o meu sangue de Orochi ferve"!? Isso vai um pouco de spoilers do jogo e do mangá de KOF 95, Omega só surge porque Rugal recebeu o sangue é um dos olhos de Mature e teve seu corpo tratado pra suportar o poder, então? como sem isso ele tem poder de Orochi!? Ou é cortesia grátis só pro Rugal das pedras negras!?

  • Um furo entre Angelina e Alice, no episódio cinco na juventude do Terry, ele antes de partir da cidade, ele vê uma garota loira e chama ela de Alice (é uma personagem do Pachinko de Fatal Fury, que é namorada de Terry e aparece na KOF 14), mas me veem o side story Angeline e me diz que essa personagem é a Angeline!? E me poem toda uma história passada na infância deles com a Angeline vestida como a Alice!? Mas isso não é o pior com a Angeline, além desse furo ela no fim, ela é uma mistura da Sulia e da Lilly é só tá aqui pro herói ter uma paixonite e servir de mais combustível pra vingança do Terry e nossa como nessas três obras (Legend of Hungry Wolf, o filme e Destiny) isso é super exagerado, forçado, completamente "superlativo" e acaba sendo mais num dramalhão só pra dizer, que se venceu por amor e não pela vingança, me desculpem, mas Terry "fucking" Bogard treinou com Tung Fu Rui para pegar o estilo dele e misturar com várias artes marciais em nome de ter uma chance melhor de vencer o Gesse, viajou e treinou por oito anos! Teve o pai morto e todo o seu mundo virado! E ele vence pelo poder do amor!? Sério!!! Em nome de vingar a amada!? Isso já era um exagero do Obari é aqui tudo só piora absurdamente! E deixa o fim da luta com o Gesse ruim demais...

  • Onde está Takuma no mundo de KOF!? Boatos dizem que a SNK estava acertando os direitos do personagem com o autor é por isso, não podiam coloca-lo em mídia alguma. Graças a isso, eu acho que não souberam o que fazer com Robert e Ryo é basicamente viraram direto motivo e escada pra piadas, se não fosse o capítulo da KIng, esta série teria sido um "cuspe" na franquia Art of Fighting, pois Yuri quase não aparece é "lesada", Robert e Ryo são idiotas e King aparece pouco...

  • O cenário do fim do KOF 94 não era dos mais originais, vou destacar o mangá em que o Queen´s team vence o torneio e oferecem uma sala cheia de comida e a Yuri entra correndo e as outras duas entram atrás, com cara de isso é uma armadilha é lançam gás na sala, daí vem os guardas e as vestem com as roupas de luta; com direito a piadas com as medidas da Mai é o resto é parecido com o jogo, daí me veem esta série e me mistura isso com "controle mental" por pedras negras a lá o "despertar" da KOF 97, não tão meio queimando tramas que poderiam estar usando no futuro!? Já imagino se isso tem futuro!? E na KOF 96 vir a Chizuru, se apresentar como organizadora e quem tiver com ela sair cortando as palavras dela com para de lero, lero e vamos lutar pois já sei que isso é uma armadilha é parte dum plano louco de tomar o mundo! É o Goenitz nos bastidores indo embora porque o "vento o spoilou!!!" É a Chizuru com cara de idiota...e sendo tratada como vilã...

  • Tem um "ditado" que se acorrentar 100 macacos e deixar cada um acorrentado há uma máquina de escrever, você no fim do dia terá ao menos um texto compreensível e o final desta série parece com isso, então se quiser pular este é o próximo item e ir pras conclusões? OK! Mas sério??? Omega Rugal agora! E ainda imitando as técnicas de todo mundo!!! Deus do céu! Isso foi horrendo! (só uma coisa, isso partiu da ideia original que Rugal no fim do game da 94, "roubaria" todos os golpes de todos os lutadores, mas tiveram graves problemas de memória pra implementar isso e resolveram só dar um golpe original e "roubarem" as técnicas do Geese e do Krauser).

  • O fim a produtora disse que é uma surpresa que até o próprio time de produção não sabia é por um lado foi impactante, mas por outro deixou uma montanha de questões! (Kyo com a roupa da KOF 14 e falando na terceira pessoa!? Iori que tá na abertura e no primeiro poster de divulgação e só aparece de verdade só no epilogo! Isso foi um baita truque sujo, só não superado pela cena pós créditos com Rugal num tanque!? Vão fazer o que agora!? God Rugal!? Ou o que arrancarem de Mugen!? Deus do céu isso fez mais mal do que bem...

Conclusão


Vocês podem achar o que vou por aqui bem amaciado demais, mas esta série tem uns fatores a seu favor, estes itens foram ela ter sido feita de graça e parece sido feita por fãs, por isso dou a ela a nota 6,5; ela tem algumas ideias muito boas, alguns personagens bem desenvolvidos e alguns momentos bons de animação, mas ao mesmo tempo ela tem capítulos decepcionantes, momentos muito mal animados. partes do enredo horrendos em especial no fim da temporada, mas no meio de tantas coisas no mundo que querem pegar o seu dinheiro e sem coração? Ver isso aqui, até que trás alguma simpatia, além de que a SNK é extremamente azarada com produções, então se tem a barra de expectativas bem baixa, talvez melhor que isso só se tem??? KOF Another Day, o OVA dois de Fatal Fury é o longa metragem de Fatal Fury, não é tão um desastre como minhas reclamações podem passar, mas por ser curto, grátis e com o nível "normal" de produções da SNK??? Acho que vale a curiosidade! É algo tecnicamente muito fraco, mas você sente que tem alguma paixão de fã nisso é isso te mantém aqui, esta animação é mais pra fãs de KOF, pois sinceramente até tem elementos bons na trama, mas depois da luta com o Geese? As coisas vão piorando cada vez mais, eu diria que se ama KOF? Veja! Se não ama? Procura KOF Another Day é uma maneira melhor de conhecer a franquia!


Ele foi bem distribuído e foi visto por quase 900 mil pessoas, mas sempre com legendas embutidas em inglês e falado em japonês, mas alguns fãs o legendaram em português e o "converteram" em formato de filme, por isso vou deixar o link aqui.

Disponível gratuitamente em Streaming: Steam e Youtube (idioma em japonês e chinês tradicional e legendas em inglês, são 24 episódios de mais ou menos 15 minutos cada!).

Vai ver de tudo aqui! Desde de um 3d feinho passando por..
por episódios estilo Power Point...
a até o Tarcisio Meira!? Ah é só o Rugal imitando a técnica dos outros...Sério que precisava disso pra torna-lo ainda mais ameaçador!

Trailer

Links Uteis

SNK site oficial (em inglês)

SNK Brasil (em português fã site da SNK)

KOF Destiny no Wikipedia (em inglês e com guia de episódios)

KOF Destiny My Anime List (em inglês com a equipe técnica)

34 visualizações

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com