Puella Magi Madoka Magica
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Puella Magi Madoka Magica

Atualizado: 4 de dez. de 2021

Publicado originalmente em 31/12/11

Oi gente depois de falar de vários games em seguida, eu estou de volta aos reviews de anime e resolvi voltar falando de Madoka Magica, que muita gente considera um dos melhores animes de 2011.


Mas o porque disso? Bem vou tentar explicar durante os meus prós e contras, mas algumas coisas já adianto, numa primeira olhada Madoka pode parecer com mais uma série do gênero mahou shoujo (as artes enganam bem), mas graças ao roteiro de Gen Urobuchi (um dos roteiristas que está se tornando um dos mais queridos pelos otakus justamente por causa de Madoka e outros trabalhos, mas o seu sucesso começou a se espalhar por causa da novel de Fate/Zero que está foi animado pelo Ufotable) junto com o trabalho da direção e do estúdio, ajuda a transformar esta série em algo único e bem diferente sendo praticamente uma desconstrução do gênero mahou shoujo, você irá encontrar muitas ousadias que podem lhe desagradar a quem gosta do gênero, mas também vai ter até outras coisas comuns do gênero, mas no final das contas!? encontrará algo bem diferente e "original" (em tempos de falta de criatividade, quando surge algo diferente é uma benção).


Só advertindo que esta série nasceu com a função de criar uma franquia pro estúdio Shaft; só não contaram isso pro diretor e pro roteirista que fizeram a série pra ser o mais diferente possível de qualquer produção com garotas mágicas e o mais sem preocupação possível em criar uma franquia ou continuação e devido à essa complexidade da obra só se tem duas continuações diretas: o filme Rebellion que é o filme final de um conjunto de três (cujo os dois primeiros Beninnings e Eternal resumem os acontecimentos da série de TV com o acréscimo de cenas novas, mas são tão poucas que só valem por opção mais barata de se ver a franquia, pois os DVD´s e os Blu-ray da série tem as vezes preços exorbitantes na versão de colecionador!) e Magia Record (que passa atualmente na TV Japonesa em 2020).


Mas ainda sim tentaram muito no ramo dos mangás, mas coisas não andaram muito como eles imaginavam, pois se for examinar até tem toneladas de material em mangá; aliás a maioria desses mangás foi lançada aqui no Brasil pela NewPop exceto Tart e Homura Revenge; mas tudo se passa na maioria antes ou durante a linha do tempo desta série (as vezes em outras linhas de tempo, sendo quase versões alternativas de fatos de Madoka e suas histórias sendo quase um e se? da Marvel, mas pro universo de Madoka) acho que muito por medo de estragar o material de Gen Urobuchi e esse desejo de franquia foi "pouco" realizado pela Shaft.


Acharam confusa a continuidade pela quantidade de material disponível? Se for colocar os games isso fica pior...o melhor é falar que as produções animadas tem uma continuidade própria e os mangás e games são várias oportunidades de um: e se? (e vai encontrar várias coisas como três multiversos, várias linhas de tempo bagunçadas por duas viajantes no tempo! Muita coisa definida por qual Homura ou Madoka você encontra...e absurdos como a Homura tímida matando uma Bruxa do tamanho de um arranha céu com um único soco dado com muita raiva!!!) que aliás nunca a Shaft tomou coragem de se aproveitar desses materiais falando de passagem...


Rebelion é Magia Record são assuntos pro futuro, mas são maneiras; cada uma à seu jeito; de tentar manter o espirito e dar continuidade a franquia, mas por enquanto não são importantes (quando comentar a ultima delas dou um "guia" de como ver Madoka); mas Magia Record TV vem sendo bem diferente do jogo em que é baseado e como eles "desenvolverem" os seus mistérios pode parar em lugares "estranhos"; só spoilando teorias de fãs (se quiserem puelm já pro que foi de bom) pois isso não foi revelado na temporada 1 "onde a série se encaixa", já o game se passa com fatos logo depois das primeiras viagens de Homura no tempo e não tem consequências em lugar algum da franquia, mas ao mesmo tempo o game tem alguns fatos e capítulos extras que se passam na linha de tempo após a mudança do ciclo e outros na linha da "ciência que o diabo surgiu" o que tornam a história do game numa bagunça imensa!!! A série de TV parece que vai tentar dar uma "fixada" nesse problema, mas tudo vai depender de sabermos que "diabos" de continuidade estamos? Só quando encontrarmos Homura ou Madoka pra resolver este mistério...de continuidade...(pois se seguir o game pode ser antes de Madoka Magika, mas se colocar as memórias pode ser tanto antes ou depois de Rebelion).


Bom sem mais de longas vou aos meu prós e contras para ajudar à vocês decidirem se vale a pena ou não assistir.


Foi bom

  • Uma ótima trilha sonora que ajudou e em muito à serie.

  • Bons personagens como Madoka, Sayaka e Homura que te fazem ver acompanhar toda as ondas de sentimentos que a história transmite como amor, desespero e esperança.

  • Falando sobre a história ela se torna bem diferente de todos os animes comuns do gênero mahou shoujo por ser uma estória bem trágica, até perto do final do episódio três se assiste sentindo um gosto de que é mais um mahou shoujo "doce e inocente", mas dali pra frente até chegar aos dois últimos episódios o clima de tragédia e mistério da trama crescem progressivamente.

  • Uma boa direção de arte que soube criar uma ambientação bastante eficiente, simbólica em cada bruxa e labirinto e impressionante de se ver.

  • O principal diferencial é o roteiro, sendo praticamente uma desconstrução peça por peça do gênero por mexer em tudo que geralmente é são elementos comuns dos mahou shoujo e transforma-los em "outra coisa" como por exemplo o bichinho bonitinho que dá poderes aos outros para proteger o amor é a justiça "de graça", aqui Kyubey (o bicho fofo da vez...) tem interesses bem próprios para dar poderes, não temos o grupo de garotas que lutam pelo amor é a justiça (cada uma luta por um motivo bem próprio, definido e não podemos chamar elas de um "grupo"), nem tem armas "fofoletes" (são coisas como armas de fogo, lanças, espadas entre outros bem diferentes de varinhas de condão ou argolas e equipamentos de ginastica...), não temos os monstros fofos do dia (na verdade cada labirinto de bruxa é de um efeito visual complexo feito de maneira simples que resultam em monstros únicos e bem diferentes) e não temos o tradicional happy ending (tem um final bem triste).

  • Temos um bom uso do recurso do flashback, sempre curto direto e eficiente para contar melhor detalhes da trama e detalhar o psicológico das garotas; aliás o flashback que mostra à motivação da Homura é praticamente o episódio 10 inteiro! (o que para alguns é um recurso que causa traumas; especialmente um certo flashback de um certo Oh Great! em Tenjho Tenge que matou a trama...aqui é um recurso bem utilizado).

  • Pra quem quer ver uma série diferente? Existe outro diferencial! Ser bem compacta (diferente das séries do gênero que não se encontra uma com menos de quarenta episódios a gigantesca maioria), Madoka tem somente doze bem compactos episódios.

  • O desejo final é algo impagável, tanto pelo significado mas também pelas palavras exatas pra definir o que a pessoa desejava e o "sistema que era desejado quebrar".

  • A série é no fim uma grande desconstrução do gênero é uma reflexão sobre amor, amizade, desespero, persistência, esperança e Deus.


Foi ruim

  • Animação no labirinto das bruxas como cenário era um efeito impressionante, feito de maneira simples com efeitos de recortes, mas o design dos personagens usa um traço bem simples e na hora de animar o resultado não era muito bom (não chega a ser muito ruim mas é um ponto negativo versus os cenários impressionantes; pessoalmente gosto mais dos traços dos mangas de Madoka e de Magia Record que os daqui).

  • Foi legendada por muitos fansubs aqui no Brasil (5 para ser exato), mas dentre eles se destaca o PA fansub (é um bom fansub, mas neste trabalho eles abusaram do direito de erar tempos verbais, nada que atrapalhe compreender, a tradução. ela é boa, mas faltou um pouco de cuidado na hora de revisar) e pessoalmente já aviso que não recomendo o Punch e nem o Morningspeed pois são speed subs são bons para ver uma tradução rápida, mas sofrem com as consequências disso, fazendo traduções erradas

  • A Warner trabalhou a distribuição dela junto com a aniplex torna confuso arranjar os materiais, já começa que a continuação direta da série é um filme altamente complexo e que é o terceiro de um "lote" (os dois primeiros são resumo e quase não tem mudança de fatos; mas vai explicar pra alguém estes fatos sem fazer pesquisa...), a série é o filme são raros de se encontrar e as edições de colecionador tem preços exorbitantes já de lançamento e com a raridade atual de se encontrar? Isso piorou o preço ainda mais!

  • Além do fato de a WB e a Aniplex até hoje só disponibilizar a série no Netflix e ainda não terem liberado o filme no mesmo serviço (filme aliás que tem indícios de influência na versão de TV Magia Record; só dou uma dica note em pequenos detalhes da abertura e nos símbolos das asas de Magius pra notar deus e o diabo presentes...), isso já dá e vai provocar dores de cabeças futuras...


Conclusão


Madoka é um anime bem diferente conseguiu se destacar por fugir do lugar comum dos mahou shoujo é ser uma desconstrução, aliás no sentido mais literal da palavra (como se fosse um louco que constrói um belo bolo e me vem um "louco" com uma mareta destroçando cada item e sinceramente nessa série adoro isso! Adoro as surpresas, símbolos e mistérios propostos) e por isso não é uma série para qualquer um, pode chocar os fãs tradicionais de mahou e bem como vou dizer ela é especialista em frustrar expectativas e ir na direção oposta; mas pra mim é uma série bem atrativa até para quem já é fã do gênero e também pra quem quer ver algo diferente (acho boa até pra não fãs! Por exemplo eu até assisto algumas série do gênero, mas não me considero fã do gênero, pois não me é um prioridade de "buscar", vejo mais por curiosidade e não é algo que busque com constância); por isso dou a ela a nota 9, 5 é raro encontrar um anime que se destaque no meio de tantos animes genéricos que temos hoje em dia, mas quando vem um que tenta reinventar a roda; aliás com bastante competência diga-se de passagem; gente como eu começa a achar que se tem uma luz no fim do túnel e acaba sendo algo que me agrada bastante.

Unlimited Musket Works! (quem conhece Fate sabe da onde vem a piada..)
Armas nada fofoletes? Cenário destruído? Clima dark não é mais um Mahou Shoujo mesmo!

Trailer

Links úties

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page