Pokémon Mewtwo Strikes Back Evolution (2019) e Pokemon Mewtwo Strikes Back (1999)
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Pokémon Mewtwo Strikes Back Evolution (2019) e Pokemon Mewtwo Strikes Back (1999)

Atualizado: 4 de dez. de 2021


Eu sinceramente não queria falar sobre este filme pois sendo sincero é algo bem complexo de se explicar a reação à ele; mas vendo as várias pessoas imitarem o Nostalgic Critic e dizerem o porque não gostaram usando "pseudo intelectualidade" (coisa que até o Nostalgic Critic admite! Sobre este filme!).


Me fez ser obrigado a por uma critica mais honesta que a dos outros; sim já adianto este filme de 2019 é fraco, mas vou fazer isso não desmerecendo o original, mas falando o que faz o original nos detalhes ser uma gema até hoje; lembrando que ele não é um filme excelente; mas foi um filme que iniciou uma mudança nos filmes padrões de anime.


Então isso vai ser pouco mais longo e complicado e por isso considere uma critica dois em um (que vou explicar melhor os motivos melhor na parte que foi bom e ruim), pois vou falar dos dois e tentar separar direito o joio do trigo (e não misturar tudo num pacote só nê Rebel Taxi).


Primeiro um pouco de real informação, este filme foi feito pra comemorar os vinte anos do primeiro filme de Pokémon, foi criado pela Pokémon Company como uma experiência se valeria a pena fazer remakes de filmes antigos (num ano em que a Warner Bros faria um filme live action, com isso vamos dizer em teoria quiseram testar as reações do público a Pokémons em 3D e ainda num momento em que estavam tendo problemas com novas fórmulas; já que o filme Escolho você! foi bem recebido, mas o filme O poder de nós! teve forte rejeição internacional, então acharam um bom momento de experimentação com algo "seguro"), o filme foi lançado em cinemas, mas assim como escolho você teve forte rejeição (já no próprio Japão!), só que numa ação surpreendente a Netflix resolveu "adotar" este filme como um de seus originais e lança-lo em home vídeo (então se vai xingar alguém por achar que este filme é desnecessário! faça com a Pokémon Company e não com a Netflix que só está distribuindo!).


Então com alguns pontos esclarecidos! Vamos ver o que torna um filme numa gema rara (bem rara de se encontrar devido à hoje em dia só se acha o original em Blu-ray/DVD mas em coletânea; e no exterior; se quiser ele solo? É algo raro de se achar no Brasil e torna a missão ainda pior!) é o outro numa carcaça bonita mas vazia.


Foi bom

  • Mesmo tendo passado vinte anos o filme original mesmo remasterizado ainda impressiona até hoje é ainda continua algo bem competente! (o engraçado que muitos efeitos 3D foram incluídos na versão americana pela 4kids e a WB que fizeram um excelente trabalho!) é o Evolution também impressiona no seu 3D, mas com um porém que de perto impressiona muito pelos detalhes nos cenários e pelos detalhes nos Pokémon, eles de perto se vê todo o trabalho nas texturas e pelugens que impressionam muito bem! (mas tem certos detalhes que vou falar depois sobre isso...).

  • O roteiro de ambos impressionam pela simplicidade e pela bela mensagem, eles foram feitos numa época em que o primeiro roteirista de Pokémon (que escreveu o anime até Johto) queria dar um toque de realidade e dos dias de hoje à franquia (mas são esses detalhes que são esquecidos no Evolution, por exemplo no filme original Mewtwo mata de proposito os cientistas do laboratório, no Evolution se entende que ele só "os deixou a própria sorte", no original ele bebe vinho enquanto muda o clima é isso dá um ar poderoso e que de certo modo ele foi "contaminado pelos humanos", mas tanto na versão HD como no Evolution a cena é encurtada com a retirara referência á "álcool" do filme e por ultimo no original Mewtwo e Mew olham perplexos sem entender nada os Pokémons chorando e as lagrimas se reunindo em volta de Ash e se vê o espanto de ambos ao verem Ash voltar a vida é este detalhe é removido do Evolution é pra me entenderem são em detalhes como esses que mesmo ambos os filmes seguirem um mesmo roteiro "igual"; acabam sendo no fim entes diferentes, em que os detalhes do filme 1999 fazem ele ser uma joia rara que adultos e crianças podem ver e o Evolution ser tão fraco).

  • Este filme tem seis versões! (a japonesa, a americana com o curta de "verão", a de home vídeo internacional, a versão que passou na TV japonesa que passou com o curta Amber/Ai, a remasterizada sem o curta de "verão" é o Evolution), mas pra simplificar o ponto bom, a melhor delas foi a que passou na tv japonesa com o curta Ai/Amber; aqui vale uma curiosidade! Desde o começo este filme foi pensado pra se passar dentro da continuidade do anime da TV mas com os atrasos da produção por causa da polemica do episódio do Porigon, o filme saiu antes da primeira exibição dos episódios do oitavo ginásio, a TV Tokyo pra compensar na primeira reprise exibiu exatamente o projeto como foi idealizado: o Curta Amber/Ai (que nos Estados Unidos veio como extra do filme pra TV Mewtwo Retorna, aqui no Brasil este filme foi lançado mas este curta foi substituído pelo curta de verão!? que não veio em alguns lotes do home vídeo do primeiro filme!?) que mostra o Mewtwo desde o nascimento mostrando como ele aprendeu a falar com uma IA que era baseada na filha do professor que o Clonou, que tinha o desejo de Clonar a filha morta, mas só encontrou financiamento com o Giovani e quando o experimento com a clonagem de três Pokémon inicias que faziam companhia a Mewtwo falha e os Pokémon morrem, eles resolvem acelerar o envelhecimento do Mewtwo pra verem se salvam o experimento; os episódios no oitavo ginásio e o primeiro filme! essa pra mim é a real versão definitiva desse filme (que não sofre com as alterações de frases da 4 Kids na luta final e tem seu começo muito bem explicado! o que me leva a pergunta? Se queriam fazer um remake ou algo no estilo versão definitiva? Por que não adaptar o curta Amber (nome da filha do doutor no USA)/Ai (o nome original) e junta-lo ao filme?

  • Tem uma mensagem muito bonita sobre pacifismo (por incrível que pareça! Mas tem sim isso num filme de Pokémon! Isso é uma das coisas que o tornam único) e sobre o sentido da vida só por isso já vale muito!

  • Ver dublado vale muito na versão original pois tem o ápice da dublagem nacional de Pokémon e em seu melhor momento! (mas é uma versão rara de se achar por meios legais, mas se acha em torrents, mas só lembrando que sempre estimulo os meios legais! Mas no Brasil nunca relançaram nenhum filme de Pokémon, mesmo os que fizeram sucesso? Nunca foram relançados! E na versão internacional tem como "incrível extra" sing a long nas legendas que tem unicamente voz e legenda em inglês; nem as vozes originais em japonês tem! Então o que posso dizer aos distribuidores que lerem isso e reclamarem é!? Só trabalhem melhor e tenham um "esforço" que vocês fecham as opções piratas...).

  • A versão Evolution tem ótimas dublagens com Guilherme Briggs de volta como Mewtwo e ele arrasa nesse papel novamente e tem o pessoal do Team Rocket que se esforça, mas o elenco todo vindo da versão Sol e Lua é muito pálido comparado com o próprio Briggs (em 99, Mewtwo foi um dos primeiros "vilões dele" é se nota que muito disso foi incorporado na atuação dele com o tempo...) e o elenco original...

  • As musicas melhoraram absurdamente na versão Evolution todo o pop rock é eliminado e só ficam as melhores canções! Inclusive tem My Brother no encerramento do filme!


Foi mediano

  • As mudanças de dialogo se sente bem no fim do filme Evolution e deixa menos idiota a mensagem de pacifismo (aliás o engraçado e que na versão HD eles colocam os consertos da versão home vídeo em cima dos diálogos do começo do filme e não consertam os erros da equipe Rocket identificando os Pokémon e nem nos diálogos no fim do filme que "imbecilizam" a questão dos Pokémon lutando, mas sabem do pior? isso não faz muita diferença no fato de como foi dirigida a luta (em todas as versões são o pior momento do filme), devido à ela não passar bem a motivação de luta pela sobrevivência e a única coisa boa nas duas versões (americana e Evolution) é os Meowth conversando sobre a vida, a lua e o que nos que faz diferentes mas iguais!

  • Não sinto falta dos curtas de verão, foi algo que a própria Pokémon Company eliminou de seus filmes com o tempo (já no oitavo não se tinha mais esses curtas) e pra mim não fazem falta, mas acho que pras crianças pequenas e alguns por nostalgia podem até sentir falta, mas em minha opinião e um tanto faz estarem ou não!


Foi ruim

  • O filme tem várias versões e isso dificulta um pouco falar dele as mais fracas são a original japonesa de 1999 é o Evolution sendo pelos mesmos motivos de eles adicionam muito pouco; o filme original não é uma obra prima mas tentou algo que virou um pouco padrão na industria; se vai fazer um filme da sua franquia? Então tente fazer algo diferente dos episódios normais é isso que torna alguns filmes de Pokémon únicos como o primeiro pelo seus questionamentos da vida! O segundo por suas emoções!, o terceiro pelos seus questionamentos sobre abandono e solidão, O quinto sobre o que nos motiva e nos dá paixão, o oitavo por falar de dever e o vigésimo sobre as escolhas que nos levam a felicidade, depressão e a viver melhor (apesar do ultimo bloco desse filme forçar demais...); são essas coisas que os diferenciam do "normal mais um episódio" é acho que é isso que torna Evolution tão fraco por se atentar muito nos detalhes errados!

  • É incrível como Evolution consegue ser um filme lindo (no 4K é um espetáculo parte!) é ao mesmo tempo um filme feio e medonho quando mostra os Pokémon e pessoas de longe; de longe eles parecem com os modelos dos Amiibos ou dos jogos de Gamecube; eu não sei qual foi a decisão bizarra do diretor de "baixar" a definição "geral" de longe e de quando aproximar fazer o máximo esforço, mas vendo isso contra Detetive Pikachu? Que mantém a beleza e uniformidade o tempo todo? É um massacre sem fim que o Evolution sofre e fica pálido no confronto.

  • As versões mais antigas sofrem de ou falta de música boa ou de exagerar no pop rock, a versão Evolution fica ótima nas músicas, mas eu dou o porém que prefiro a versão de My Brother do filme de 1999, que a nova versão que está nos créditos...

  • Procura o que se procura num remake? Que geralmente pras pessoas é ver o mesmo filme! mas feito de uma maneira diferente!? Então tá no lugar errado! O filme é quase um refilmagem quadro a quadro (como vou dizer no melhor estilo Psicose do Gus Van Saint ou o Rei Leão do Jon Favreau) é o filme em si só com três cenas diferentes que são: Charizard "cumprimenta" o Dragonite, Brock já nota no porto a semelhança entre a Joy e uma certa anfitriã é o disfarce "novo" da equipe Rocket junto com o alongamento da fuga da tempestade.


Conclusão


Vou por duas conclusões, o filme original surgiu num tempo em que filmes de anime eram um episódio alongado do anime "adaptado" e nunca conseguiam se sustentar como "sub franquia" por muito tempo é Pokémon veio com filmes que tentam ser bem diferentes e numa fórmula que teve várias e várias mudanças com o tempo; mas o primeiro filme veio num tempo em que filmes de animes genéricos e fez coisas ousadas que emocionaram adultos e crianças, acabando com isso fazendo uma receita que foi muito seguida; vamos ser honestos, ele não é uma obra prima pelos motivos de: ter várias versões, pela luta final sem graça e os diálogos pouco inspirados na maioria, mas ele tem ao mesmo tempo uma mensagem muito poderosa e cenas muito emocionantes! Hoje em dia é um filme comum, mas na sua época tenho que ser honesto que ele foi muito original e forte!


É um filme nota 7, algo que consegue atingir facilmente adultos e crianças até hoje justamente por sua simplicidade; não é demérito um filme ser infantil e ainda falar com os adultos em momentos aqui ou ali, pois se for pensar assim? Podem parar críticos de serem hipócritas e vão reavaliar cada filme da Pixar agora! Pois eles fazem isso há anos e com eles vocês elogiam!!!


Quanto ao Evolution? Eu acho que eles fizeram várias escolhas ruins, passando pelo visual a até indo por refilmar "quadro a quadro" e também passando por escolhas pra agradar somente críticos do filme original! (ei vocês reclamaram que o filme tá muito escuro? Então deixamos ele bem claro! Ei! Também tem nada de bebidas pro Mewtwo! E ainda querem uma melhora dos diálogos? Nós fazemos isso!? E ainda por cima eliminamos toda e qualquer cena que passe "malicia" ou muita violência! Mas vendo isso acho hilário eles eliminarem Mewtwo explodindo o laboratório e ter no mesmo filme o Ash ser "calcinado" por chamas até virar "pedra").


Estas coisas me fazem ficar com os dois pés pra trás, de certo modo pelos problemas criados pela distribuição louca da Pokémon Company (de deixar espalhada por vários serviços as temporadas e ainda por cima limitar as distribuições de filmes pros mais recentes e só trazer os mais antigos em datas especias), isso cria espaço pra ideias como essa que parecem no começo uma "solução" pro problema, mas na realidade acaba piorando tudo! Justamente pelo fato que neste caso é um vaso muito bonito! mas sem conteúdo! É pior ainda! Já existe algo melhor!


Dou a ele a nota 4,5 não é um dos piores filmes de Pokémon (mas numa lista de top 10 de piores? acabaria entrando na parte "baixa" ou do meio...) é um filme bonito e recomendo ver ele no 4K se puder, mas não posso negar o fato que existe algo que foi feito em 1999 e que é muito melhor!


Minha recomendação? se puder tirar a poeira do DVD ou do cassete? (ou até mesmo se arriscar com o HD remasterizado que é ligeiramente caro já no USA, é com nossos impostos? deixam isso ainda pior! Além da costumeira falta de lançamento de segundas unidades no mercado nacional que tornam alguns produtos serem vendidos por preços exorbitantes!) Faça! Se puder fazer isso! Vai ser uma experiência muito boa pra você e sua família.


Se quiser ver Evolution? E você não conhecer o filme original? Acho que pode ser uma experiência muito melhor do que foi pra mim e outras pessoas e dê um ponto à mais na minha nota por sua conta; pode ser uma seção de filme da tarde boa de se ver com a família e com um filme que ainda mantém apesar de tudo uma mensagem muito bonita!

A esquerda Evolution a direita First Movie e neste caso...sinto falta do cassete...
Hora do Duelo! Ops bordão errado!

Trailer

Links úteis

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page