• Senryu

Petit Eva: Evangelion@School

Atualizado: 26 de Dez de 2020


Evangelion tem várias linhas de tempo e todas elas são "cânone" pra o criador da franquia Hideki Anno; só que o engraçado disso e que gera coisas tão absurdas quanto o Gendou provocar o Shave Impact! E por isso não podia perder a chance de terminar esse especial sem falar de uma das mais absurdas delas e mais hilárias: Petit Eva: Evangelion@School (Esperavam o que? Que eu já queimasse o cartucho da serie de TV e do filme End of Evangelion já? Deixem a serie Rebuild terminar que voltaremos mais tarde com as "grandes armas" pra falar sobre esses três assuntos).


O engraçado que esse projeto nasceu de uma edição de estátuas desenhados por Ryuusuke Hamamoto pra uma edição limitada de Doritos, a Gainax adorou tanto o visual que viu potencial de vendas pra crianças com 10 anos ou menos e autorizou a criação de mais estátuas pequenas e diversos produtos de merchandising ligados, ao ponto de chegaram até a lançar histórias em quatro revistas diferentes, num formato de tirinhas 4 kroma (tipo as tirinhas de jornal daqui do Brasil), o que fez a linha ter algum sucesso. E com isso resolveram entre 2007 e 2009 lançar uma serie de curtas baseadas nesse universo, junto de um game pra Nintendo DS (2008).


E daí surgiu um universo onde temos três Rei (uma super silenciosa, uma raramente vista super energética e uma menor que misteriosamente sempre que um anjo morre acaba dos modos mais bizarros possíveis virando em um brinquedos pra ela...), o Evancho (o Eva 01 em tamanho humano e com visual de delinquente de escola), além das coisas de sempre como Shinji, Asuka, Kaworu, Misato e Gendou num universo dentro de um cotidiano escolar, só que tão "normal" quanto lugar nenhum (quem viu Coragem o cão covarde e isso aqui; acho que sabe do que estou falando).


Isso gerou numa serie de 24 episódios (com episódios variando a duração de 3 pra 10 minutos); que pra falar dela vai ser bem rápido pois ela foi feita num padrão de curtas (que o Japão usa muito pra completar horários em programação e no Brasil é raridade de serem lançados, salvo a Crunchyroll que tem ultimamente uma grande variedade deles em seu catálogo), que muita gente não gosta de comentar porque é algo muito curto, "direto ao assunto" e as pessoas "caem" pra ver numa de três situações: É de algo que conhecem e vão fundo de qualquer maneira (foi como eu conheci esses curtas), tão afim de conhecer algo curto ou algo mais experimental (é muitas companhias de animação usam este formato pra isso, pra experimentar estilos de narrativa ou de animação) é pra mim alguns desses curtas no bom e no mal sentido merecem ser destacados.


Por outro lado torna difícil de eu fazer o formato de sempre por ter tão pouco conteúdo (ainda mais que em Petit Eva, ele tem a incrível quantidade de ZERO episódios dublados! tudo é mostrado com gestos ou placas); então isso aqui vai ser um pouco diferente. Como você se pergunta? Bem vou dizer num resumo o que é isso! É vou direto pra conclusão deixando isso aqui mais enxuto e direto e "convencional".


Então num resumo o que é Petit Eva pra mim? Uma grande brincadeira em que vale muito ver os nove primeiros episódios, depois disso prepare o travesseiro pois eles se perdem no humor salvo dois episódios (Found It e Showdown).


Conclusão


Olha o começo produzido pela Gainax apesar de abusar dos episódios de perspectivas como: Youth Time, Cleaning Time e Gym Time. Pra mim esses ainda são divertidos em como eles conseguem melhorar a piada e dar mais graça nela só unicamente modificando o foco da cena pra algum outro personagem e esse humor funciona muito bem e se nota o potencial do material, mas quando eles passam a produção pra Xebec? Se nota claramente uma queda tanto na animação (que sai de um "fake clay animation" pra um 3D mais "fofucho"), quanto a ter problemas nos roteiros que não conseguem render bem com episódios e piadas mais longas.


Minha recomendação seria só veja inteira se for muito fã de EVA; dou a ela nota 6,5 por causa que tem episódios que são puro meme como o 4, e junto de episódios em que a piada começa esquisita e sem sentido como no 6 e vira algo totalmente hilário e completo no 9 é esses momentos são preciosos, mas tenho que levar também em consideração que tem momentos como Going to School, em que fico me questionando quando é que essa tortura vai acabar e isso aqui vai voltar a ter graça?


Se ainda sim tiver interesse? Isso leva a questão que ela foi distribuída de modo irregular e só teve no Japão um lançamento em home vídeo. Não foi oficialmente lançada no exterior apesar de ter saído no Bandai Channel, ela não está disponível no Youtube atualmente é a ordem dos episódios é confusa por causa dos três lançamentos diferentes que teve (Web site, Bandai Channel e home vídeo) a ordem dos episódios é confusa. A disponibilidade oficial dela é rara, mas vou lhes lembrar que minhas referências de número de episódio se baseiam na versão lançada pelo Fansuber brasileiro Eternal que foi onde vi (só não posso por endereço, mas acham fácil no Google).

Rei sorrindo!? Tem algo de muito errado aqui...ou será certo!?
Anjos fofos por 9,99!!!!

Trailer (não se tem um trailer da serie então a abertura...)

Trailer Nintendo DS game (na falta de trailers de verdade...)

Links Uteis

Site Oficial (os OVA´s não tem JA, tristeza...)

Petit Eva no Wikipedia em inglês (guia de episódios!? É confuso mas os índices te ajudam a lembrar dos episódios)

Petit Eva: Eva@School no My Anime List


©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com