• Senryu

Persona Trinity Soul

Publicado originalmente em Makai Knights em 25/03/2010

#Atlus #persona #PersonaTrinitySoul #anime

Muitas empresas usaram animes pra promover os seus games, isso é algo bem velho e comum, só que a Atlus ao procurar a A-1 pra promover Persona 3, eles decidiram em comum acordo que seria melhor fazer uma animação original pra promover o game (é o futuro da franquia após isso dá a entender que se arrependeram muito dessa decisão, pois todas as animações seguintes foram baseadas nos games: 3 filmes sobre Persona 3, 2 series de Persona 4 e uma de Persona 5); esta série em si foi uma divisão pra fã base (alguns gostaram, outros odiaram; eu mesmo...fiquei no meio do caminho).


Mas a parte engraçada de Persona: Trinity Soul e sabendo que estavam trabalhando na primeira adaptação da franquia Persona pra animes, mesmo tendo o cuidado de trazer algumas pessoas da produção dos games pra trabalharem no anime como o compositor de musicas da versão Fes do Persona 3 que trabalha aqui, assim como o mesmo designer de personagens que trabalhou nos games 3 e 4 da franquia, mesmo com todo esse cuidado a serie saiu algo tão diferente se comparado com o jogo Persona 3 que uma coisa é fácil de se notar, ela saiu do proposito de promover o game e passou a ser uma entidade única; e eu vou através dos meus prós e contras pra tentar ajudar a entender essa questão.

Foi bom

  • O roteiro cheio de mistérios e com uma trama complexa é cheia de simbolismos, vai agradar em cheio a quem gosta de uma trama complexa e com um bom mistério (olha boa parte da serie e bem parada e alguns episódios em especial do meio são só pra "entregar" partes do mistério e com isso são muito sem ação).

  • Uma animação com um nível que permanece constantemente e com qualidade, mesmo com os "eternos" problemas de animar lutas entre Personas da Franquia, esta serie tem algumas das melhores lutas de Personas, mas isso não é grande coisa, quanto a franquia...

  • Uma boa trilha sonora, mas tem que se dizer que ela tem uma pegada que lembra mais os Personas 1 e 2, pelo tom mais emocional e melancólico e bem menos os outros games (só relembrando o Persona 3 tenta ser mais emocional e com uma trilha vibrante pra ação, o Persona 4 é mais vibrante e "jovem" na trilha sonora é isso é algo que o 5 segue bem, mas esta serie segue mais os Personas anteriores com trilhas mais melancólicas e que expressem mais as emoções dos personagens, isso pra serie foi ótimo, pois até nas musicas deu uma identidade sonora totalmente diferente).

  • A história é algo que tem que se encarar, ela se passa 10 anos após o Persona 3 é tirando alguns detalhes pescados do 3, o uso de três personagens de outros jogos (Chie; detalhe antes do próprio jogo vir! Ou coincidência de nome e sobrenome; nunca isso foi esclarecido e me pergunto até hoje!? Igor e Akihito) e citarem a fundação Kirijo? Isso aqui nem por decreto seria algo de Persona 3, mas isso tem seu lado bom e ruim, aqui eu acho que tem mais vantagens do que desvantagens, devido a isso ter dado liberdade de definirem bem a situação e em criar os personagens e o mistério (que aliás foi bem surpreendente).

  • O episódio 13 é muito competente é a virada dele é uma surpresa fabulosa e te deixa sem chão! Emocionalmente falando.

  • Eu pessoalmente amo a primeira metade da serie bem focada no Ryou é mais adulta, o mistério e mais "nublado" e as pistas que surgem vão de pouco a pouco dando uma luz no todo do mistério.

  • A serie tem um mistério interessante e atraente, o começo te prende, o miolo do anime tem algumas decisões que não gosto, mas ainda te prendem ao mistério, só o fim e que tenho meus problemas...

  • O modo de lançamento da série nos USA é algo que deveria ser copiado por estas bandas (lançar um box com 13 episódios e em dois discos é uma ótima e econômica solução, só que muito pouco usada por estas bandas).

Foi Mediano

  • A ideia de trazer figuras conhecidas é boa, mas a utilidade na narrativa é decepcionante e se vai criar expectativas? Esqueça pois quando aprecem é uma aparição curta e sem grande impacto, mas como a história não tem necessidade, eu trato mais como aparição de luxo...

  • Eu não tenho problemas com os designs de personas mais medievais e estilo mecha desse anime eles ajudam pra animar bem as lutas é por isso eu "aturo" esse design (não acho feio e nem bonito).

  • Shin no começo é um personagem pouco atraente, pois é alguém pouco sociável, que nega o problema a volta dele, mas a medida que vai fazendo amizades na serie e se envolvendo no mistério, o personagem cresce, se desenvolve e vai melhorando na serie em especial na segunda metade do anime quando ele "assume" o protagonismo da serie.

  • O ritmo é meio estranho de proposito, mas a questão é como constroem essa estranheza; o tempo todo eles mantém os começos de episódios confusos e sem continuidade (é isso em dois momentos um no 14 e outro no começo do arco final, só ajudam a deixar as coisas mais confusas do que deveriam), mas isso era pra deixar o espectador como os personagens confusos e trabalhando só com as peças do puzzle que tinham em mãos, só que no começo isso dá mais uma sensação de perdição e de investigação e na segunda metade um clima mais de descoberta quando as coisas se juntavam "naturalmente"...; mas eu acho que essa perdição em começos de episódios nem sempre funcionou direito

Foi ruim

  • O fim da serie é bem confuso, e os plot twists nele não ajudam em nada é só fazem passar uma sensação ainda maior de "azedo".

  • Certas decisões do fim da serie só tornaram as coisas mais confusas; vamos ver como falo sem dar spoilers, a resolução do mistério é boa, mas o uso de certos personagens e a falta de explicação de certas fatos fazem que mesmo sendo detalhadamente explicado? Que a coisa toda pareça ruim, bem ruim...

  • O fato de tentarem fazer algo diferente se volta contra eles em alguns momentos, como a evocação de Personas bem diferente (que vamos ser sinceros a evocação do Persona 3 é uma baita ousadia e deu muita polemica internacionalmente é sinceramente não iam fazer isso de novo...), mas isso é o menor dos problemas, a questão é que o clima, o tipo de trama, o estilo do começo (que lembra muito mais o Persona 2) e do meio (que lembra um pouco o Persona 1), pode causar estranheza em fãs já do Persona 3; imagina isso com os fãs de Persona 4 e 5!? Acaba sendo algo pior ainda e por isso pra novos fãs e fãs dos primeiros jogos, essa serie pode até ser uma boa pedida, mas pra fãs dos jogos modernos ou que querem conhecer como Persona é atualmente? É um desastre a cada episódio..., pois é muito diferente...do que se encontra hoje em dia.

  • O Jun da "família" dos Kanzato é o pior e menos atraente dos protagonistas; é um personagem que não agrada, com suas atitudes "emo" e edgy demais, além de o mistério dele é o mais fácil e o menos satisfatório da serie.

  • A disponibilidade vendo hoje em dia é ruim, a NIS América não lançou novas "fornadas" da serie, ela se esgotou no mercado (sendo sincero ela não foi um sucesso e nem foi um fracasso, ficou num meio termo que em teoria é perigoso comercialmente pois pode vender bem como Toradora faz por ser hoje "também" uma marca mais conhecida ou pelo choque "natural" dela não vender nada e encalhar) é isso fez ficar mais rara por ter saído das "linhas" dos serviços de Streaming e "esgotado" no home vídeo (pois os raros vendedores que tem vendem no preço dos 500 dólares!!! Pra cima!), o que a deixa numa zona "legal" no ocidente ruim e cinzenta.

Conclusões A parte fácil de se falar da serie, se não conhece nada de Persona? Até pode ser um ponto de começo pra conhecer ela como um todo (do que ela já foi e como ela se comunicava) ou se quer apenas ver uma série de mistério, esta serie pode ser uma boa pedida.


Mas admito que a serie, muito provavelmente vai afastar fãs novos, pois ela usa um estilo, linguagem e estrutura bem diferentes do que os Persona de 3, 4 e 5, por ela ser justamente algo bem único e diferente.


Olha a minha recomendação é um pouco diferente, se gosta de um bom mistério com toques de terror, não conhece os games de Persona (ou ao menos conhece os Personas 1, 2e talvez um pouco o 3) esta serie pode ser boa pra você, agora se conhece Persona 4 e 4? E quer conhecer a primeira serie animada da franquia? O faça ciente que vai ver algo bem diferente do que esses games (aliás diferente até do Persona 3 em que ele é baseado).


Minha nota é 7,5; Persona: Trinity Soul é uma serie bem única pois mesmo sendo uma serie baseada num jogo ela acaba sendo bem diferente de qualquer coisa da franquia, o lado positivo e que ela tem um bom mistério, uma história que transita entre o tom adulto e jovem, mas ao mesmo tempo ela divide os fãs por não lembrar nada dos elementos e nem se aproveitar das aparições de outros jogos da série e de ter um fim pra lá de confuso e com algumas explicações bem fracas.

Disponibilidade; a NIS América ainda possui os direitos pra serie, mas faz um bom tempo que nunca fez novas remessas dos pacotes da serie (e por isso ela é extremamente rara é cara), ela já esteve no catalogo internacional da Crunchyroll (mas que me lembre nunca foi lançada no Brasil) e por conta dessa zona cinza não posso dar links diretos, mas procurem MDAN é o nome da serie juntos que vocês acham no primeiro link esta serie pra baixar e com legendas em português!

Uma serie com três protagonistas?
Eu sou você! Tá isso entendi! Mas qual é seu nome mesmo???

Trailer

Links Úteis Persona: Trinity Soul no Wikipédia(em Português) Site oficial do anime (em Japonês) Site oficial da NIS americana(em inglês) Pagina da Tokyo MX pro anime (em Japonês)

Persona: Trinity Soul No MY Anime List (em inglês)

Wiki lista de episódios de Persona: Trinity Soul

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com