O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi (filme - Suzumiya Haruchi no Shoushitsu)
  • Senryu

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi (Suzumiya Haruhi no Shoushitsu)

Originalmente publicado em 12/03/11

#SuzumiyaHaruhi #KyoAni #Funimation #anime #ODesaparecimentodeSuzumiyaHaruhi #KyotoAnimation #SuzumiyaHaruhinoShoushitsu #brasilanimecafe #filme

Bem estou estou de volta depois de umas complicações na faculdade, mais exatamente matéria atrasada da faculdade e mudanças de método de avaliação (desculpem eu sei mais uma vez as minhas desculpas, mas acho educado é elegante dar os motivos de meus atrasos); bom vamos ao motivo deste review, o filme se Suzumiya Haruhi, será que salvou? Ou será que afundou? será que vai dar mais um loop interminável??? respostas neste post.


Originalmente foi planejado pra ser a terceira temporada da franquia mas vendo os atrasos anteriores e os problemas, a Kyoto resolveu se dedicar mais é fazer um filme, que acabou no fim sendo um filme com mais de duas horas, que sinceramente você nem sente a duração vendo o filme.


A Kyoto Animation fez tudo isso com o aprendizado da segunda temporada e pra que se dessa vez fizesse menos conteúdo, mas com mais esforço, com a finalidade das coisas irem melhor, o filme até foi um sucesso no Japão e teve vários lançamentos em home vídeo no exterior, mas isto não foi o suficiente pra franquia continuar e isto foi por vários motivos como: o autor não escreve nada de novo desde de 2011 (só se teria quatro volumes pra se adaptar), a Kyoto com o tempo começou apostar em manter e incentivar jovens talentos e começar a fazer material mais autoral (nada que tivesse já em publicação, eles apostaram mais em ideias de dentro e de concursos que eles fizeram em parceria com a Kadokawa, salvo raras exceções como Kobayashi Dragon Maid); mas junte à isso as terríveis vendas da temporada dois e pra "matar" de vez a chance por anos, ainda teve um escândalo bobo com a atriz que dublava a Suzumiya Haruhi, a Aya Hirano, em resumo o escândalo foi que ela foi uma das primeiras ídolos a falar no Japão abertamente sobre a vida dela, inclusive falou sobre sexo antes do casamento é isso pra uma ídolo no Japão é algo imperdoável, coisa que no ocidente seria ignorada e ainda pra piorar as coisas, na mesma época ela foi fotografada saindo de um hotel em que antiga banda dela tava hospedada é falou que dormiu no mesmo quarto que eles por causa de falta de quartos e esse acontecimento acabou piorando ainda mais a situação pra ela, até hoje ela não é bem vista na industria e tem dificuldades pra obter papeis e inclusive teve que parar sua carreira musical pra se focou em J-Dramas; tudo isso resultou no nome de Suzumiya Haruhi ir pra geladeira por opção da Kadokawa.


Até que em 2015 tentaram algo "diferente" com uma série feita pelo Satelight baseada no mangá de O Desaparecimento de Nagato Yuki-chan, a série não teve muito sucesso na sua corrida e em teoria por muito tempo não teremos noticias dessa franquia. Os motivos? Eu lhe diria que são três: falta de previsão de se ter um fim das novelas de Suzumiya Haruhi (pra mim se forem apostar? Seria num "all in" do estilo olhem a "ultima" obra do fenômeno de 2007 Suzumiya Haruhi), outro motivo é infelizmente o escândalo da Aya Hirano no Japão vai eternamente contar como fator contra a divulgação, muito por causa da tradição "puritana" dos Japoneses e por ultimo teriam que convencer a Kyoto Animation a embarcar de volta (a Satelight tentou imitar o jeito da Kyoto na série de 2015, mas ficou faltando ao menos pra mim algo que chamaria de "alma" do que estavam fazendo e por isso me parecia mais um anime romântico do que algo único como as outras produções foram; mas isso leva a dois outros problemas relacionados à própria Kyoto Animation, o terrível atentado que sofreram e que causou perdas terríveis de talentos e o foco atual em trabalhar com materiais originais), pra mim se conseguirem juntar estes fatores pra tentar uma tempestade perfeita quem sabe, mas acho difícil de acontecer, mas nada é impossível!


Lembrando que esse filme surgiu numa época de mudanças em que as produções pra cinema de anime tentavam contar novas histórias e fazer algo bem além do que mais um episódio e este filme foi um dos que solidificaram essa mudança!

Foi bom

  • A "introdução" do filme deu uma sensação de nostalgia (me fez lembrar muito a primeira temporada como: as atitudes porra loucas de Haruhi, além do humor rápido), apesar de ser bem longo, o "prólogo" acaba servindo bem ao seu propósito do filme.

  • O desenvolvimento dramático desta vez não é ruim e nem arrastado, a parte que o Kyon "perde o chão" com o sumiço de Suzumiya e suas consequências, é bem feita (pessoas traumatizadas pela segunda temporada se acalmem, aqui o drama é bem executado ao contrário do que ocorreu no passado).

  • O filme se centra na Nagato Yuki é este foco é muito recompensador, muito pela personagem não ter sido desenvolvida na série; e nossa como eles aproveitam pra desenvolve-la bem e mostrar novas nuances.

  • Por outro lado fala também sobre o dia a dia do Kyon, é o dublador domina o filme fácil só com suas transições, indo da calma do dia até o desespero de tentar recuperar o que tá faltando no fim do filme.

  • O filme consegue equilibrar bem o drama é o humor, dessa vez muito se deve a terem sido mais fieis a novela.

  • Ver um outro angulo dos personagens e ainda numa abordagem mais normal? É algo que acaba sendo surpreendente e recompensador.

  • A qualidade da animação é maravilhosa.

  • A trilha sonora entra no tempo certo pra aumentar as emoções.

  • Diferente das misturas de elementos da série de TV (apostando em humor, drama, ficção cientifica e viagens no tempo e de algum modo fazerem dar certo!?), aqui a trama aposta mais num drama romântico e a coisa vai muito bem assim!

  • Pode se resumir que muitas qualidades da primeira temporada estão presentes neste filme.

Foi ruim

  • A duração pode ser excessiva para alguns... (tem gente que não aguenta ver um filme de uma hora e meia e já reclamam, imagina um filme que beira as três horas de filme).

  • Quem adora o fator loucura pode estranhar o filme após o "prólogo" por usar mais o drama é a "normalidade" do que a comédia.

  • Quem não é fã vai se perder em referências diretas à episódios da série e também pode acabar achando que estão se alongando em algumas explicações, mas o problema é a escolha da produção em tentar situar quem nunca viu nada de Haruhi é com isso alongar mais que o necessário certos detalhes.


Conclusão Uma coisa fica bem clara ao terminar de ver o filme, este foi um filme feito de fãs para fãs, ele não foi feito visando pra pescar novos fãs, foi mais feito visando agradar aos fãs da primeira temporada é nisso acertam em cheio.

O filme consegue tirar bastante o gosto amargo que a segunda temporada causou e vou dar a ele a nota 8,0; deu saudades dos bons momentos da primeira temporada e ainda consegue surpreender por ter uma parte dramática muito boa, mas derrapa um pouco no quesito agilidade, não é um filme chato; aliás muito pelo contrário é bem interessante; mas não devo negar que diversas explicações poderiam ser simplificadas (pois muitas visam te lembrar de fatos anteriores e explica-los pra quem é viajante de "primeira viagem") e com isso poderiam conseguir agilidade em certas partes, em especial na "solução" encontrada pra o cenário que se encontravam; dá pra ser algo próximo sem escapar do original, por exemplo já pensaram se Senhor dos Anéis fosse fiel aos livros!? Os filmes seriam absurdamente longos e sinto que por quererem ser bem fieis? Eu fico achando que isto freia algo que seria quase perfeito.


Pra começar à conhecer a franquia, igual a série de 2015, este é um ponto bem ruim de se entrar, pois os polos que fazem isso andar é a contrariedade de gênios entre Haruhi e Kyon, se elimina um deles? Vocês tem o porque pra mim certas coisas funcionam e outras falham nessa franquia (se quiserem qualquer dia tomo coragem e termino de ver a série de 2015 de Nagato Yuki...). Pra mim é esse choque de realidades, a "loucura" que circunda a Haruhi e a normalidade do Kyon junto dos personagens a volta deles e as reações aos dois que fazem isso ser algo além de mais uma comédia do dia a dia/slice of life é ser algo único, além de uma trilha sonora que entra genialmente nos momentos certos.


Por isso é melhor ver minha análise ou pesquisar um pouco, pra decidir a melhor maneira pra de se ver a série e se gosta? Se gostar? Tem um excelente filme te esperando! Se não for fã ou não gostar da série? O filme acaba perdendo muito do impacto e fica somente algo longo e pálido é quase como hoje em dia fosse falar veja somente Vingadores Ultimato (é um filme que não funciona sozinho, você é obrigado ao menos ter visto Ultimato pra o filme fazer sentido e ter o impacto que tem é a mesma coisa com a Melancolia de Haruhi e o Desaparecimento, um não funciona bem sem o outro!).

Disponível em Home vídeo (internacional)

Nagato Yuki uma criatura emocional!?
Pensaram que se viram livres de mim!

Trailer

Links Úteis Site oficial do filme (em Japonês) O desaparecimento de Suzumiya Haruhi no Wikipédia (em Inglês)

0 visualização

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com