Nodame Cantabile
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Nodame Cantabile

Atualizado: 4 de dez. de 2021

Publicado originalmente em Makai Knights em 04/09/2011

Esta é uma obra prima bem rara que sinto que não dei a devida atenção! E aproveitando essa chance posso por mais curiosidades e mais detalhes que lhe ajudem e assim fazer justiça a essa obra.


Nodame é um "sucesso" nas comunidades de animes, mas é um programa que estranhamente nunca veio ao ocidente (ele só veio ao Brasil, porque tava num pacote do Animax Asia, nem nos Estados Unidos passou!) Aliás!? Tá aí algo pra você tirar vantagem e "ser zoado de volta" por algum amigo estrangeiro...(pois passou na fase em mudaram o nome e esconderam os anime do canal na "fase" Sony Spin; que aliás bizarramente quando estava excluindo animes de sua programação? o canal ao mesmo tempo trouxe ainda obras como Full Metal Alquemist Brotherhood, Nodame Cantabile e Di gi Charat Nyo; relembrando tudo isso num período em que estavam declaradamente mudando o foco!?).


Talvez essa raridade venha de você olhar os temas e pensar sem ver? Como isso virou um programa com três temporadas e mais dois doramas? (um japonês e outro coreano) Como uma comédia com musica clássica e algum drama deu certo!? Muito disso é porque Nodame, assim como sua protagonista Megumi Noda é uma obra bem unica, peculiar e inigualável, em que consegue passar um romance "real", com toques te ensinando sobre música clássica e com o bônus do humor que é ampliado ainda mais pelo programa no programa com Puri Gota (as interações com essa "outra" série são puro ouro, em humor! Aliás curiosidade os trechos de Puri Gota foram criados por outra equipe separada da J.C Staff, pra manter a "surpresa" pra outra equipe e dubladores, e facilitar os "improvisos").


Aliás mais um fato curioso, Megumi Noda é baseada numa pessoa da vida real! Tomoko Ninoyama conheceu a "Noda" através de uma postagem de uma aluna de música que mostrou a bagunça da sala musica em que estudava no website que Ninoyama administrava, isso a inspirou pra criar uma estudante de musica bagunçada e preguiçosa e notou que isso daria o começo de uma ótima comédia! Daí ela passou a pedir consultoria musical a Noda e em troca Ninomiya contava cada Takobon da série a ela e dava ciência em notas do mangá da colaboração de Noda. Atualmente Noda é professora de piano em sua cidade natal de Fukuoka (mesma cidade natal em que a fictícia Nodame nasceu) e ainda compôs e co-escreveu a letrou da canção "Fart Song" que toca no primeiro episódio do anime.


Aliás todas as musicas do anime são supervisionadas pela Orquestra Sinfônica Metropolitana de Tokyo e com musicas tocadas e conduzidas pela Nodame Orquestra (que foi uma Orquestra escolhida e montada pra tocar as musicas do anime, atuar e tocar no live action japonês).


O curioso disso tudo é que a Kodansha junto da Del Rey trouxe o mangá (pro USA), mas nunca o anime, Nodame é uma obra bem rara e bem direta ao ponto e por isso vamos dizer que não se tem muito pra se falar sem que se fale de capítulos inteiros é por isto eu vou evitar isso!


Foi Bom

  • O humor amalucado e bem japonês garante boas gargalhadas.

  • O casal principal é bem diferente do que se vê por aí (nada do mocinho encontra a mocinha, aqui isso é algo que vai se construindo através da temporada, o que acaba tornando tudo bem mais interessante, pois acaba sendo um processo conduzido pelo amor comum deles pelos seus trabalhos e acaba virando admiração mutua com o tempo, eu adoro quando tudo é em etapas e andando por "conquistas" e essa série é excelente nesse "tipo" de romance).

  • Um bom elenco secundário que garante bem a "escada" para as piadas.

  • Grandes piadas que não se perderem no processo de tradução e legenda.

  • Nodame é uma grande personagem tanto no original quanto na dublagem nacional.

  • Ensina música clássica sem ser didaticamente chato.

  • Tem algumas partes dramáticas boas aqui e os temas são bons e bem tratados, falando sobre traumas, solidão, depressão e outros temas de forma rápida.

  • Puri gota o anime dentro do anime que gerou momentos hilários e antológicos!

  • Boa dublagem da Alamo (tirando uns errinhos aqui e ali com piadas feitas em cima do nome do Bloco em que foi exibido no japão, o Noitamina e uns poucos erros em legendas que aparecem na série).

  • É uma das poucas séries em exibidas no Brasil (uma grande raridade) a qual tem seu especial de TV exibido na versão que passou aqui.

Foi ruim

  • O horário que passou no falecido Sony Spin foi horroroso (vou ser sincero, só assisti por que tive uma boa dose de paciência e porque tinha como gravar; pois o Sony Spin da primeira vez que exibiu foi até o 21 e do nada sem aviso algum pegando até a SKY de surpresa voltou para o primeiro episódio é acreditem isso era bem comum na programação, por isso "existe" a lenda que a Sony Brasil auto sabotou o canal..., porque é bizarro exibir os episódios que se tem de modo tão confuso e sem cuidado algum! É ainda por cima passando em horários maravilhosos como quatro e meia da manhã ou sete e meia da manhã).

  • Muita gente pode torcer o nariz para o tema música clássica, mas vamos lá dê uma chance! Pois este anime é uma ótima comédia pra todas as pessoas e idades, algo tão raro hoje em dia.

  • Alguns torcem o nariz quando a dublagem da Alamo e seus erros em geral (que tirando um que doeu no especial; não se tem nada mais de muito grave), tem a opção de se pegar por fansub, mas aqui a grande questão é a Alamo fez um baita trabalho bom, mas quando erra faz isso provocando a vontade de você chorar de horrendo!

  • A disponibilidade no ocidente é horrenda, por incrível que pareça das série de alta qualidade do Noitamina, Nodame é uma das poucas nunca lançada no ocidente! Você acha mais facilmente os doramas de Nodame do que as três series de animação (aliás a primeira é a mais difícil de se achar e por isso que to deixando link pra fansub, gostaria de dar uma maneira oficial, mas...ela não existe! Ela foi imensamente mal tratada no Animax e depois disso? Simplesmente sumiu! E olha que no período "histórico" antes do spotify, as musicas da série fizeram sucesso nos serviços de musica do Brasil como VagaLume...

Conclusão

Nodame foi uma joia rara, que foi muito afetada pela incompetência do canal que a exibiu pois é raro achar um programa que lhe ensine tanto sobre musica clássica e ainda recebe de brinde uma comédia hilária com um romance muito "realista".


Nodame já chegou a ser anunciado o live action no Crunchyroll do Brasil (e tem página nos doramas, mas sem episódios), mas nunca foi liberado, o que o torna numa joia ainda mais rara que tá com os direitos "sumidos" no ocidente! É isso é uma pena! Pois ele é um "besouro azul" que poderia ser uma "multi ferramenta" nas mãos de um programador de TV mais inteligente, pois é um programa que agrada a família toda! O humor é a base dele, mas tem nos temas alguns bons dramas e a parte musical dele é maravilhosa! Prum país que adora novelas, isso aqui é uma joia rara pra homens e mulheres que adoram drama e comédia, o que torna ainda mais imperdoável o fato de eu ter falado tão pouco antes, de também ele ser tão pouco lembrado, isso e o fato mais imperdoável de todos! Além de como ele foi tratado no Sony Spin! Foi uma das muitas joias dele na transição/operação fim de animes e de como muitas coisas dali foram desperdiçadas por pessoas que nem sabiam o que tinham em mãos!


Se querem uma nota? Eu daria a nota 9,0, é uma joia rara, só não é perfeito por problemas de tradução da Alamo e porque as piadas ficam ainda melhor em Paris-hen (algumas das melhores piadas sobre "turista perdido" que já vi e ouvi, estão em Paris-hen, mas isso é outro assunto) e ainda são quase tão boas quanto em Finale, não acho que isso diminua este anime, mas foi uma equipe de produção que foi se aperfeiçoando a cada temporada e nós só tivemos a parte um dessa joia que foi esquecida em alguma gaveta!

Uma turma de musica clássica nada comum!
Puri gota o anime dentro do anime!

Trailer

298 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page