Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion.
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion.

Atualizado: 4 de dez. de 2021


Este é um filme que pra proposta dele foi meio que mal anunciado, pra proposta do diretor, que era de querer fazer uma animação que qualquer adulto aprecia-se, ela não não foi muito anunciada pela Warner Bros e ainda foi lançada em vários mercados somente no home vídeo.


Vendo isso você pensa, Ok mais um desastre!? Ainda mais vendo o histórico de Mortal Kombat com animações que foi basicamente um fiasco imenso tentando ser um prequel do primeiro filme live action, e uma serie meia boca tentando promover a franquia como um todo (que chegou a passar aqui no Brasil na Record como Mortal Kombat Os Defensores da Terra), mas com a crise a Warner resolveu apostar mais na divulgação é nossa que surpresa é este filme!

Só de ver isso no começo do filme (só uma pena que na tradução preferiram por um som de porta abrindo ao invés do Get Over Here! do original, deixem em inglês ao menos no começo pois isto aqui já é uma diversão extra!), além de mostrar que a produção é totalmente diferente de qualquer animação feita antes e que foi feito pra adultos! (aliás este é um daqueles filmes que a sequência inicial já define o que você vai ver no filme inteiro).


Este filme foi feito pra atingir o extinto PG +13 é fugir do Mature (e a mudança acabando com o PG +13 ajudou ainda mais, o filme foi classificado como R nos USA, aliás nem sei como...pois aqui no Brasil ficou classificação 18 anos, mas acreditem o filme faz tudo pra se manter fiel ao material original!), com o objetivo de abrir uma nova franquia pra Warner Animation (que ficou com os filmes animados da DC, aliás o produtor desse filme é o Sam Register; pra verem o quanto nesse caso a WB aprendeu bem com os erros do passado e "abriu a mente" pra essa franquia e deixou velhas algumas velhas práticas como toda a produção tem que ser PG 13 e não pode ter sangue).


Este filme não é a melhor produção de Mortal Kombat (tem coisas melhores como o primeiro filme live action é os jogos de 2011 e o MK 11), mas com certeza é a melhor animação da franquia por uma larga e imensa vantagem! É um dos produtos mais fieis e mais amigo pra iniciantes de toda a franquia (muito por usar o conceito do fim de MK 11 que num resumo do resumo seria que as histórias e linhas do tempo da franquia são uma página em branco pra serem preenchidos, então sabendo desse conceito, ao ver este filme, saiba que vai ter que jogar fora certos fatos e conceitos que conhece da franquia).


Vou explicar melhor nos meus pontos o que achei desta produção!


Foi bom

  • Escolher o idioma já vai ser uma grande opção de como você vai se divertir, se for ver no idioma original você vai ter várias piadinhas e "referências" ligados à franquia e colocados de modo genial no contexto (coisas como Finish Him ou Her, Toasty, It´s that a home video launch? entre outras frases chaves da franquia ou ultra bem colocadas), além de um elenco de dublagem que eu diria legendário! Patrick Seltz é o Scorpion, ele domina o filme com sua atuação praticamente "visceral" (você sente a dor e sofrimento na voz dele! Inclusive também cada nuance do personagem), Joel Mccale quase rouba o filme como Johnny Cage, Jennifer Carpenter consegue diferenciar a Sonya de outras personagens duronas só na interpretação e temos um dos melhores Raiden de todos com Dave B. Mitchell ou seja tem uma raridade de uma excelente atuação do elenco original americano; em português tem um elenco muito bom com Guilherme Briggs como Scorpion (e também domina muito bem o papel!) e com destaques pra Johnny Cage, Raiden e Quan Chi, só que a tradução nacional optou por "abrasileirar" o máximo possível o texto, então deixaram algumas coisas bem brasileiras (com coisas como: Eu faria tudo por uma caipirinha) e isso é ótimo pra quem não sabe bulhufas de Mortal Kombat, mas pra mim no fim do dia te leva à uma escolha que felizmente dessa vez a Warner te permite fazer na maioria dos serviços (menos na Windows/Xbox que só tem português) uma escolha pra alimentar melhor a diversão de você e as pessoas com quem for ver, se for ver o filme falado em inglês e as legendas não forem um problema pra você!? Vocês terão a "melhor versão", a opção que considero mais divertida e cheia de referências; mas se não consegue ver legendado ou não sabe bulhufas de Mortal Kombat!? A versão dublada também será boa e bem divertida.

  • O começo define os rumos do filme é você já de começo já nota o que vai encontrar durante todo o filme e também as várias referências a franquia como: Fatal Blow, X-ray, "fatalities", fatality de estágios e alguns exageros toscos na anatomia humana...e de brinde momentos que homenageiam à quase todas as produções de Mortal Kombat desde os filmes, passando pelos jogos a até as outras animações (coisas rápidas, mas que aumentam a diversão como Test your Might! ou "a porta divisora de cenas").

  • Da série já falei!? Já notaram que o filme vai ser bem gore na violência e bem exagerado nê! Por um lado é ótimo e por outro...tire as crianças pequenas ou pessoas não preparadas da sala, pois é absurdamente fiel a violência retrata no jogo.

  • O filme conta a história do primeiro jogo e se preparem que pra ter várias surpresas que fazem escapar o filme do óbvio e irão surpreender mesmo as pessoas que já conhecem muito a franquia.

  • O melhor Get Over Here de todos os Mortal Kombat´s!

  • Apesar de como vou dizer ser uma nova maneira de contar o primeiro MK, este é um filme sobre o Scorpion é se for fã dele? Vai ter um prato cheio!

  • Aqui temos a melhor representação do Raiden, realmente notamos que ele é um deus muito poderoso e também o como ele ainda consegue ser brincalhão em coisas como o tratamento que ele dá ao Johnny Cage (seria uma mistura do Raiden do Mortal Kombat de 2011 com o do primeiro filme feito pelo Cristopher Lambert).

  • Aliás finalmente um Goro forte e ameaçador como ele era no primeiro game! (e não a piada semi pronta dos últimos jogos...)

  • A agilidade do filme tem um lado bom, que aliás arranja uma boa explicação pra ir direto pras lutas eliminatórias mas...(tem um probleminha que vou falar depois..).

  • Excelente animação do Estúdio Mir (o mesmo que fez Voltron e as duas séries de Avatar).

  • O fim do filme já confessa a intenção de franquia, mas como ele termina e as questões que deixam!? Compensam com o final e me faz querer esperar pra ver como vão adaptar MK 3 (ou vão dar um jeitinho de ir pro 2!? Mas as questões deixadas são excelentes! De como uma "lenda" vai recuperar o seu espirito de luta, quais serão os próximos episódios de Cage X Blade, como Jax voltará entre outras questões e como Raiden vai lidar com isso tudo!?).


Foi mediano

  • A distribuição no Brasil, foi pouco anunciada (de certo modo, mesmo antes do filme pronto e com o cuidado de animar na Coreia; a Warner não apostava muito nesse filme mas veio a crise do vírus C e sem filmes pra lançar, ela resolveu dar alguma publicidade e até colocou boas opções; o que ela raramente coloca nos filmes dela é sempre ou dublado ou não lança no Brasil ou até lança mas veem nem tão cedo, dessa vez saiu em três plataformas junto do lançamento mundial e já dublado, o que em muito superou a organização de vários outros nessa crise! e ainda colocou nos serviços de aluguel só com quinze dias de atraso!

  • O preço de venda digital eu acho um vacilo oferecer diversas qualidades é...prendar o preço pela versão mais alta!? Sério mesmo vender por R$ 59,90!? Pra um Blu-ray dessa qualidade eu compraria o físico numa boa pelo o que é; só o problema e que falamos de qualidade digital e se deveria se dar preços diferentes por cada qualidade, aqui é um preço e leva todas as qualidades! (leia-se SD, Normal; que já é em HDR, o que meio torna o 4K irrelevante e desnecessário nesse caso) É um pouco injusto? Sim, mas alugado sai por R$ 14,90 e aí o preço é bem justo! Por um lado é bom, mas por outro...precisava vender por preço de 4K!?

  • E vou dar uma de velho e reclamar de algo antes da luta final, então se não querem spoilers grandes, então vão logo pro que foi ruim; já foram? Então lá vai porque quero tirar esse peso do peito! Precisava o Scorpion ganhar do Goro? E ainda da maneira que ele venceu? (OK! Pegou o cara de costas e bem convencido e de guarda aberta, mas pelo amor de Ed Boon, mais uma vez o Goro literalmente vira pano de chão pra alguém se exibir, eu aceitava isso melhor se o Liu e Scorpion se unissem e derrotassem o Goro juntos como se ele fosse "nada" e olha que não tenho problemas com o resto da sequência, mas sério!? Precisava mais uma vez em seu momento de "glória", o Goro ser humilhado de novo, quantas vezes já vimos isso, já vimos no filme de MK, em MK 2011, nos quadrinhos de MK X, esta já é a quarta vez!!!)


Foi ruim

  • As musicas aqui poderiam ajudar muito (o primeiro filme live action é prova viva disso), mas só tem aqui de musicas, um remix "suecado" no celular do Johnny Cage com de The Pit, o tema do Goro´s Lair jogado na hora mais errada possível é uma musica foda após o melhor Get Over here de todos, então Warner seja menos pão dura e arranja uma trilha melhor (pois uma só musica não salva um filme, por melhor que seja essa música e nossa a mpusica que falo ajuda a cena a ser épica!!!) é...

  • Aumenta a duração! Este é um dos raros filmes da Warner que por ser curto, acaba atrapalhando as coisas pois: detalha muito superficialmente os "escolhidos" do Raiden: Johnny Cage, Sonya Blade e Liu Kang,; além de algumas coisa do fim que se tivessem mais tempo de serem desenvolvida, acabariam sendo épicas, mas quiseram apresar tudo pra ir logo pro "prato principal" que diga-se de passagem é fabuloso, mas você sente em especial numa certa "semi final" que a coisa foi forçada demais, além do gancho pra continuação podia ter sido um pouquinho melhor preparado...

  • O traço a lá Shank causou estranheza em muita gente (mas acreditem combina maravilhosamente com o filme com uma exceção), mas eu logo endereço o elefante na sala, o problema é o visual de ninja do Scorpion, ficou algo diferente, estranho e horrendo (aliás uma das melhores piadas do filme é o Johnny Cage ao ver o Scorpion pela primeira vez dizer: "Me deixa adivinhar é o vilão!?" Ok que queriam uma "vibe" de anti herói, mas não engulo esse visual, só tem um visual pior do Scorpion pra mim, mas isto é opinião pessoal)

  • Essa ultima é "outra reclamação" de velho, mas o filme parece se passar numa realidade alternativa em que o Shang Tsung conseguiu o amuleto de Shinock antes do Liu Quei; Raiden vê traços do futuro (mais ou menos como MK 2011 ao MK 11, mas o faz sem ter o amuleto = mais ou menos como nos filmes live action numa comparação "tosca"), Bai Ran é mais honesto e não foi corrompido pela liderança do Liu Quei, tanto que quando o Scorpion o acusa se nota um "ar" de o que diabos esse louco tá falando!? (o que deixa mais lógico como o Bi ran é, pra quem não sabe é o segundo Sub-Zero) entre outros fatos estranhos de outras realidades como por exemplo MK Mitologies Sub-Zero e MK 2011, o que pra isso tudo que vimos fazer sentido? Nos leva ao MK 11 é como disse lá em cima, por um lado torna convidativo à "iniciantes" pois o que se precisa de conhecimento anterior é oferecido pelo próprio filme é em teoria seguindo a "realidade" que o 11 entrega, um futuro que é uma tela em branco e podem recontar as histórias sem as amarras de antes e fazerem tudo bem diferente isso de certo modo é até bom, mas podiam deixar um referencial, nem que fosse simples ou rápido que isso se passa após MK 11!? Ou será outra linha de tempo!? Pode ser irrelevante mas ajudaria em algo que já foi corrido pacas!


Conclusão


De longe é o mais fiel e convidativo filmes de Mortal Kombat, é muito bom, tem uma história mais ou menos alto contida, não exige se conhecer uma enciclopédia da franquia, todas as informações estão no próprio filme! E é um novo "parque" pra imaginação da Warner (e Ed Boon que foi consultor desse filme!) explorar e fazer novas histórias desse universo! Esse primeiro passo me impressionou pra algo que tava meio abandonado antes dessa crise! Dou a ele a nota 8.


Tem pequenas coisas que o afastam da excelência; muitas delas ligadas mais pra quem já é fã que vai fazer questões de "que realidade" é isso?" Ou se perguntar se é algo inteiramente novo! Mas a pressa com os personagens secundários que não pode ser ignorada e a "ânsia" por estabelecer uma franquia, isso são coisas que todo mundo vai sentir! É um excelente filme de Mortal Kombat e também um filme de ação com violência gore muito bom e divertido! É fabuloso! (não podia evitar a piada com Mortal Kombat A Aniquilação) E altamente convidativo ao não fãs, pode causar problemas pra quem tem problemas naturais com violência forte, mas é um filme altamente recomendado pra adultos, aliás não é a toa que está com 100% no Roten Tomatoes é olha que isso é muito raro! (e um filme bom também pra adolescentes, se os pais permitirem, só lembrando, aqui a classificação não foi tão bondosa e tacou um dezoito anos de classificação..., só relembrando no USA tacaram a mesma do Deadpool = R).

Disponível somente em digital pra compra ou aluguel no Brasil (ao menos lançado legalmente e numa janela boa! Isso se tem que louvar!):

PSN (essa não permite passar link, vai ter que procurar...), Locke (outra que não permite link direto), Google Play, Apple Store, Microsoft Store (aqui vale citar o vacilo de só ter dublado, mas é bem melhor que Mulher Maravilha War que só tinha o português disponível...na versão da loja americana! Eu aturo sem legendadas, mas a versão internacional desse filme é a Alemã e não sei nada de alemão!!! É detalhe é a que está na loja brasileira! Por que acham que o filme tem nota tão baixa de quem viu e só na Microsoft!? Oh Warner para de vacilar na "Xbox LIve"), Vivo Play, NOW, OI Play, Youtube e SkyPlay.

Os assistentes do Senhor Scorpion...
A verdadeira estrela desse filme! Afinal o nome dele tá no título!
Da serie de perguntas que não querem calar!? Como isso ganhou classificação R!?

Trailer

Links Uteis

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page