Listas!? Elas definem algo? Mesmo baseaada em números?
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Listas/Top 10!? Eles definem algo? Mesmo baseados em números?

Atualizado: 19 de dez. de 2020


Esses dias eu estava vendo as listas do Crunchyroll sobre os episódios mais assistidos na década pegando como base os BIG 3 da Shonen Jump (que foram por um bom tempo os mangás: Naruto, Bleach e One Piece).


É uma coisa veio a minha cabeça; geralmente um top alguma coisa envolve o gosto do autor e ele poem esse gosto numa lista (o que por exemplo se for ver um vídeo Top 10 animes da década, não leve à ferro e fogo é só o gosto das pessoas que fizeram a lista!, pois essa é a tipica questão que vai mudar de pessoa pra pessoa); mas é quando esta lista se baseia em dados? Bom aí tem que levar certas coisas como qual foi a metodologia aplicada?, que "nicho" opinou nela?, teve corrente de fãs? (pois certas pesquisas os fãs as vezes manipulam..., mas faz parte...) foi uma pesquisa ampla e internacional ou local? e respondendo essas perguntas bem pode ser uma base bem valida pra certas afirmações e surpresas!


Mas pra mim vou deixar umas duas criticas pra essa pesquisa da Crunchyroll da década de animes!

A primeira é quanto à universal falta de método!, Porque ela não leva em conta algo "universalmente" conhecido que é quem deseja conhecer algo vê os três primeiros episódios (a regra dos três episódios!, que pode mudar pra alguns; eu mesmo decido se deixo ou continuo uma série dentro de cinco episódios!, mas tem gente que decide com um! ou gente que vê séries inteiras!?) então por isso quando se vai fazer uma lista de episódios mais assistidos seria natural eliminar no mínimo os três primeiros no máximo os dois iniciais pois todo mundo naturalmente vai atrás desses episódios! E eles estarão no Top 3 em 99% das vezes!!! (talvez tenha casos que raramente não estejam num top 3, mas em séries longas fatalmente vão estar! em séries curtas é ainda pior isso!).


Estes tipos de listas costumam mostrar os episódios mais apreciados por fãs!, quando feitos na fonte que é "visto primeiro" que se "torna" uma fonte confiável; só o problema é que os três já passaram na TV aberta e fechada! (isso afeta bem pouco One Piece, mas acho que afeta muito Naruto Shipuden e Bleach, pois eu acho que a lista mostra "de fora" momentos que o pessoal "viu" na Play TV ambos e passaram à acompanhar na Crunchyroll pois noto falta de certos momentos como Gaara Vs Akatsuki ou Pain Vs Naruto ou então momentos da Soul Society como Kenpachi Vs Ichigo ou até mesmo o Byakuya Vs Ichigo (2) entre outros será que "caíram" por causa da falta de metodologia ou porque já foram vistos primeiro em outra mídia é as pessoas migraram pra cá? O que dá um bela questão!, será isso efeito do "fandom"? ou da "mudança de mídia" que muitos fizeram!?


E quanto à vocês? respondam nos comentários ou nas redes sociais se esse tipo de lista baseada em dados é boa? Ou como eu acham que talvez falte metodologia? e alguns esclarecimentos!?

17 visualizações0 comentário
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page