Gundam Wing Valsa Infinita
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Gundam Wing Valsa Infinita

Atualizado: 4 de dez. de 2021

Originalmente publicado em Makai Knights 08/06/15

Para mim é esta série de OVA´s é que faz a fama da franquia Wing! E pra mim corrige a gigantesca maioria dos erros da série de TV, com o extra de te entrega algo fabuloso, num pacote de alto nível de qualidade! É com certeza um dos filmes/OVA que eu já vi!


Mas antes de explicar melhor nos prós e contras, acho que vale mais algumas curiosidades só que focadas neste filme; Ele até hoje é a Quarta maior audiência de todos os tempos do Cartoon Network brasileiro, a décima de toda a história da TV a cabo do Brasil (que foi a exibição no Natal de 2006, o que torna Wing como a unica animação a estar nas duas pontas da audiência do Cartoon Network!, a série tem uma das piores audiências, quanto que o filme é ao mesmo tempo uma das melhores!), nos Estados Unidos é a segunda maior audiência de toda a história da TV a cabo (só vencida por Dragon Ball Z) quando exibido (num protesto dos programadores americanos do CN que depois de receberem várias cartas de fãs do canal pedindo a volta do Toonami, eles decidiram no natal de 2010 fazer uma ressurreição do bloco de brincadeira e anunciando isso somente em redes sociais com um detalhe! Não trocando o que estava nos guias de TV! Então o que era maratona de Natal de Ben 10, virou no resultado de se aproveitando de uma série de direitos caducando e fizeram uma ultima exibição de Naruto, Bleach, Gundam 8TH MS Team e terminando com Gundam Wing Endless Waltz; o resultado foi que a audiência viralizou no boca a boca e foi crescendo ao longo do dia e deu o pico recorde na exibição de Endless Waltz; com isso os executivos não puderam mais fechar os olhos e o bloco está de volta nos Estados Unidos desde então até os dias de hoje! Oficialmente os dirigentes nunca disseram que isso foi uma rebeldia, publicamente trataram como uma ação inteligente de um gripo de funcionários e com permissão deles, mas as circunstâncias, alimentam a lenda que foi sim revolta de um grupo de funcionários, contra a politica de cortes de gastos e apostas em "pratas da casa" somente feita pela diretoria (e ainda imitada em várias filiais até hoje).


Foi Bom

  • A animação é primorosa até hoje!!! (mesmo tendo alguns problemas com sombras que foi sempre um mal da equipe de Wing) é um show excelente de se ver! (lembrando que é a ultima produção em filme feita à mão da Sunrise; já no próximo filme da produtora Gundam 00 Aweking of Trailblaizer já estavam utilizando com computadores e com resolução em HD).

  • A trilha do Two mix aqui ajuda a tornar tudo ainda maior em escala e detalhe só com duas canções novas!!! Se nota em especial na cena em que o Heero vai buscar o Wing Zero Custom, o ritmo pausado com a cena em si e acelerando conforme à ação acontece é fabuloso (não importa onde veja seja no OVA ou no filme tem exatamente o mesmo impacto ao vê-la!).

  • O mecha design daqui deveria ser um exemplo do que se fazer de certo!!! Em como deixar as coisas imaginativas, simples, bonitas e uteis mecanicamente falando! todos os gundams são lindos e geraram alguns dos kits mais belos até hoje da bandai como: Taogesse 3, Deathscythe Hell (mas eu pessoalmente prefiro a versão TV, acho mais bela e não tão fantasiosa quanto a do OVA, mas confesso que este estilo "vampiresco" tem seu charme) e o Gundam Wing Zero Custom (é meio polêmico pois ele meio que tornou moda mechas com asas e que eles poderiam ser muito belos e virou por anos meio que padrão pra design pra muita gente, mas vendo o Wing Zero abrir as asas no OVA não deixa até os dias de hoje de se ter um impacto na tela gigantesco!) e tudo isso sem medo de modificar o que foi feito na TV (pelo enredo são os mesmos modelos de gundams!, que apareceram na TV é isso poderia dar terrivelmente errado), foi algo de uma ousadia impar (em mudar o visual e arriscar o público não reconhecer ou estranhar a mudança) e valeu muito terem feito isso!

  • A ação é fabulosa, fluída e ainda sem ainda atropelar a trama politica, as coisas se casam de maneira tão orgânica que mesmo com cenas adicionadas nas outras edições tudo só complementa ainda mais e torna tudo ainda melhor!

  • A trama politica é simples, mas consegue numa jogada só tapar vários buracos da operação meteoro e ainda dá as motivações de cada piloto gundam e só no espaço necessário em tela! sem se alongar em discursos maçantes ou em dramas bobos!

  • Como Heero cresce neste OVA de uma máquina calada e sem sentimentos, neste filme acaba se mostrando um humano como qualquer outro, passível de erros e de ter emoções (três cenas com ele são fabulosas, a que já citei de buscar o Wing Zero, a piadinha de deixar o Duo na base como preso é a cena do Bunker, onde ele como poucos pilotos da franquia mostra toda a firmeza dos atos dele).

  • A dublagem em português parece que cresce junto com o OVA, é fabuloso ver isto dublado (principalmente em português) todo o elenco dá o melhor de si e se tem atuações fabulosas.


De ruim

  • Só vou citar três coisas mas são por menores pra mim, uma seria com o Wu Fei, ele ainda é o mais apagado dos "gundams boys" mas mesmo ainda sendo tão apagado, aqui ele ganha um destaque e motivações que conseguem fazer o personagem crescer e ainda dão uma motivação mais humana á ele (afinal o que um homem que só treinou/viveu para conflitos faz quando os conflitos terminam? É também as motivações de viver se esvaem!?).

  • Outra coisa à citar neste aspecto é o sério problema da equipe de Wing pra trabalhar com sombras na animação; aqui eles estão em escala absurdamente menores, mas ainda estão lá!

  • E por ultimo algo relacionado a veracidade; me arranjam uma pirralha dos muitos filhos do Treize, relacionada por sangue ao pessoal da operação meteoro!? (forçando a barra um pouco OK!; se aceita), mas deixar a pirralha mandar e desmandar aí foi forçar a barra! Nenhum militar respeitaria uma criança de 8 anos por "melhor" que fosse a sua linhagem e seus pais!

Conclusão

Eu acho que os acertos aqui cobrem e em muito os erros o que dá um raro meu de uma nota 10, é algo imperdível se gosta de anime e caso então goste de mechas então é um show imperdível!, como tudo humano tem seus acertos e erros, mas nas minhas notas eu tento refletir o quanto os acertos compensam (ou não) os erros e aqui compensam muito, ainda mais se comparar com a série de TV (aí é humilhação!). Mantenho minha opinião que boa parte da fama desta franquia pra mim vem deste OVA/filme, o que explica pra você certas coisas como: porque não tivemos outros gundams no Brasil?; diz a lenda que era plano da Bandai e do distribuidor (Cloverway) era tentar emplacar a franquia gundam no Brasil mas eles tinham duvidas e segundo os boatos a duvida era se começavam por G gundam, Wing ou Seed (que era recente nos USA), quando souberam os números gerais de Wing nos Estados Unidos decidiram que seria Wing a escolhida e a série foi um fracasso! Na TV a cabo em audiência é um dos 3 piores de todos os tempos do CN; teve a venda pra TV aberta cancelada, a lenda diz pro SBT; e só foi exibida 3 vezes, 2 delas na alta madrugada! mas isso foi muito antes do filme ir ao ar (o qual foi reexibido 7 vezes antes do fim do contrato e com sucesso, tanto que a maior audiência dele aqui é da primeira reprise!!!), mas eles preferiram ficar com os dados gerais de vendas que foram ruins (também com o vendedor de brinquedos; a Pizii Toys que na época era bem menor do que é hoje; optando pro trazer produtos de Gundam Seed e só depois notando a decisão do CN e de ultima hora trazendo os produtos de Wing; que diz a lenda que alguns revendedores tem encalhes até hoje! Aí nem deus ajuda! esta bagunça!) e desistiram, "segundo a lenda" de trazer qualquer coisa relacionada à gundam para o Brasil e virou por anos um nome meio que amaldiçoado. Antes de Terminar vale uma curiosidade "extra", o filme tem um final alternativo que foi exibido só uma vez e unicamente no mundo só na TV brasileira! (por exigência do distribuidor, segundo o próprio CN não foi exibido nunca mais de novo este final), com a cena em que Relena recusa o presente deixado pelo Heero e fala pra ele entregar ele mesmo da próxima vez (que eu acho até excelente este final, mas só saiu nos extras da versão em BD do OVA em 2006, pela Bandai Visual da América e só chegou saiu no Japão este ano! no relançamento em Bluray, que possui as três versões nos extras: o fim original, o arranjado pra versão nos cinemas é este alternativo "perdido"); sobre legendas; só teve um fã sub que fez esta série (o sub se encontra extinto, mas se acha esta rara versão com a série é o filme com legendada em português e opção de áudio em japonês e português), mas só se for bom fuçador! E que você acha essa rara versão com as vozes num dual áudio.


Mas atualizando nos dias de hoje se encontra em stream legalizado (e só com legendas em português) no Crunchyroll.

Exibido no Cartoon Network

A banda toda junta! Mas com uma cara bem diferente!
Wing Zero Custom um design que marcou época!

Trailer

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page