• Senryu

Gundam Wing

Atualizado: Jul 20

#gundam #GundamWing #anime #sunrise #CN #CartoonNetwork #crunchyroll #brasilanimecafe

Publicado originalmente em Makai Knights em 08/06/15

Oi como podem notar estou novamente bem atrasado com relação aos posts aqui e ainda tive alguns problemas caseiros somados com outros com acesso a internet, com esse acumulo de imprevistos me atrasando, espero que compreendam mais este de muitos atrasos, mas ao menos to compensando desta vez com um review duplo de Gundam Wing (série de TV) e Gundam Wing Endless Waltz (atualizando vem semana que vem reeditado aqui).


Mesmo sendo meio repetitivo vou ainda manter estas justificativas antes dos posts pois devo respeito a vocês que leem, eu sozinho não consigo um ritmo bom, mas vamos ver como as coisas irão correr nos próximos meses e como elas se estabilizam.


Hoje irei voltar a falar da franquia Gundam aqui, mas desta vez de uma das séries que mais promoveu a franquia pelo mundo, estou falando de Gundam Wing, adorado por alguns (principalmente na Europa e Estados Unidos), odiado por outros (Brasil e no próprio Japão) é uma serie que divide muitas opiniões; ela é a "filha do meio" de um plano para tornar a franquia anual (que começou com G Gundam e terminou com o cancelamento/encurtamento de Gundam X), ela foi planejada pra ser bem diferente das outras séries da franquia, pois o foco era ampliar ainda mais o público alvo da franquia (principalmente atrair o público feminino e isso foi algo amplamente declarado pela equipe de produção).


Aproveitando irei falar em outro post sobre o filme/OVA Endless Waltz, pois não se tem muito como comentar sobre um sem falar sobre a outra (pois são interligadas e o filme/OVA é uma continuação direta, mesmo sendo feito três anos após a série de TV).

Aliás sobre a série à atuação do dublador americano do Duo é considerada até hoje um dos exemplos de como se dublar visceralmente um personagem (tanto que a famosa cena em que Duo vê o Deathstythe ser "destruído" é citada e mostrada em cursos de dublagem até hoje!!!, o próprio dublador já disse em entrevistas que buscou como motivação pra cena a lembrança da esposa hospitalizada na época, por causa de um acidente de moto); até hoje é a segunda maior audiência do Cartoon Network USA de todos os tempos (com a exibição do filme no natal de 2005, só perdendo pra maratona de episódios de redublados pela Fuanimation de Dragon Ball Z feita em 2006); Possui uma novel que continua o enredo da série e do filme chamada Frozen Teardrop que foi criada em 2010 e que ainda não se encontra finalizada e ainda ganhou uma reedição em HD lançada este ano direto em Bluray para comemorar os 20 anos da série.


Uma curiosidade o Gundam Wing foi o primeiro gundam a não aparecer primeiramente em sua "própria" série! O diretor de G gundam era amigo do diretor de Wing e fez uma homenagem na batalha final de G gundam quando vários gundams vem ajudar na batalha final se observar bem! Vai notar o Gundam Wing entre eles!


No Brasil diferente de outras séries que a Panini cancelou!; os mangás de Gundam Wing foram na sua totalidade lançados no Brasil (tanto o baseado na série de TV quanto o baseado em Endless Waltz e ainda um spin off! Chamado G unit), julgando pelo o que Panini já fez em casos passados que venderam mau no Brasil? o costume é cancelamento imediato, sem dó e nem piedade; mesmo ainda tendo contrato para mais publicações como foram alguns casos como Peach Girl por exemplo; então pode se julgar que fez um moderado sucesso. Mas saibam que esses mangás nunca foram republicados (assim como nada da Panini, teve uma segunda tiragem) e são hoje junto de Cavaleiros do Zodíaco Saga G da Conrad artigos muito raros e caros de se encontrar!; quanto a série de TV? Bem ela é uma das três piores audiências do Cartoon Network do Brasil até hoje!


Como faço comumente vou aos meus prós e contras, detalhando melhor a série para vocês decidirem se vale ou não a pena ver a série.


Foi bom

  • Alguns personagens muito marcantes como Duo Maxwell (inclusive escolhido no ano como melhor personagem masculino no Anie de 1995, num ano em que Neon Genesis Evangelion estava no ar), Treize Kushiranada, Lady Une, Zechs Marchise, Relena, Heero entre outros; a série tem vários personagens interessantes é muito fácil de se achar um "tipo" que lhe agrade.

  • Os designs de Mobile Suits em geral são um dos melhores conjuntos da franquia, sendo um dos melhores trabalhos de Katoki, há mutos robôs memoráveis como os Gundams, os Leos, Tauros e tantos outros.

  • Um dos raros casos que traduzido vale muito a pena! Não importando a versão! Tanto no inglês quanto em português é uma série em que a dublagem é maravilhosa!

  • O texto é fabuloso, forte, e direto ao ponto no contexto político, pena que isso é muito atrapalhado pelo andamento lento da série, mas ela não perde força nos diálogos e alguns ainda são citados por fãs até hoje.

  • A maior parte da série é bem parada, mas tem algumas cenas de ação bem memoráveis, mas aí vai dizer qual é o problema? O problema é a raridade quando ocorrem, mas quando acontece não vai querer perder coisas como: cinco Gundams enfrentando 300 soldados de OZ, Deathscythe Hell enfrentando Mercury e Vayeate, Ephion cortando uma colônia inteira ao meio! os 3 confrontos de Ephion versus Wing Zero, Deathscythe Hell contra Wing Zero, mesmo com alguns defeitos de animação são tantos confrontos bons em uma série tão parada, mas ainda sim valem muito à pena ver!!!

  • Uma das raras séries que contratou um pessoal separado para cuidar do design de roupas e tem um resultado excelente e impactante! As roupas dos militares impõem respeito, as roupas civis combinam com os personagens, é algo raro numa série da época, os personagens tem muitas variedades de roupas e elas mostram bem as personalidades dos personagens.

  • A musica ficou sobre a responsabilidade da dupla Two mix é se tem aqui uma das melhores trilhas da franquia! Com Musicas que vão crescendo junto com a escalada da trama.


Foi ruim

  • O ritmo arrastado prejudicou muito a série! A trama politica se arrasta muito mais do que o desejado é isso trás vários momentos de pausa e lentidão pra série; olha gente em gundam a trama politica às vezes é esquecida ou se tem importância menor, mas nesta série ela se arrasta tanto que chega ao ponto da monotonia!

  • O exagero é outro problema, as vezes eles exageram tanto em algumas cenas que elas saem cômicas algumas vezes! Como por exemplo as declarações de Heero que ia matar a Helena, são tão patéticas que até hoje são lembradas em memes.

  • Este quesito depende do seu gosto; eu pessoalmente não gostei do trabalho de alguns dubladores originais na série (como por exemplo Heero, Noein, ela principalmente no começo da série foi um problema é também a Relena, eles destoavam de monstros que faziam emocionar fácil com suas atuações como Treize, Zechs, Duo, Sally Po, Doroteia e Trowa que tiveram atuações memoráveis no original.

  • Dos Pilotos de Gundam alguns tem personalidades memoráveis como Trowa Barton, Duo Maxwell, e Heero Yui, mas quanto ao Quatre é o WuFei? São de longe os mais esquecíveis, o Quatre vez ou outra tem seus bons momentos com personagens secundário como seus "miguxos" do deserto ou quando encontrava Sally Po e a Doroteia Cataluna, mas só lembram mesmo dele na série pra arrumar a confusão que era a coordenação dos "gundams boys" no fim da série e virar líder informal da "banda"; antes disso? Quatre era apagado pra cacete é o que falar do WuFei, tirando o duelo contra o Treize no começo da série (fantástico! Mas ao mesmo tempo uma decisão imbecil! Se estou num robô gigante e meu alvo tá num trem cargueiro? O que eu faço? Se fosse eu? Eu faria patê do trem com meu alvo de recheio!, Mas não! O que Wu Fei faz!? Desce do seu robô e duela de espadas contra seu alvo! Tá! tem um charme antigo, mas é completamente ilógico num contexto de "guerrilha"!!!) e além de quase entrar mudo e sair quase calado, parecia mais um gundam fighter de G Gundam! (aliás curiosidade o Natako foi feito a partir de um design rejeitado do Gundam da Neo China! O Dragon gundam de G gundam!, que o diretor de G gundam não gostou, mas o de Wing adorou), o meu problema com ele era, que ele não lutava pelas colônias ou por evitar uma matança maior como os outros "gundam boys", ele lutava por puro instinto de encontrar o mais forte, lutar, vencer e ficar mais forte! De longe era o mais "vazio" dos pilotos gundam (ao menos era o que se lia das palavras dele na série, pois nunca na série ele declarou os motivos de ele lutar no "dia a dia", só falava você é forte então vou lutar contra você).

  • As motivações dos pilotos gundams com exceção do Duo não ficaram bem explicadas na série toda! aliás as motivações por trás da operação meteoro eram um grande buraco até Endless Waltz preencher!

  • A pior parte da série e por volta dos episódios da casa dos vinte e... que me veem sérios problemas pois ela já estava andando bem devagar e repentinamente tudo ficou parado por 6 episódios (do 24 ao 29), mas na realidade isso tem um bom motivo oculto; o diretor e o responsável pelo roteiro queriam fazer um resumo nas visões dos cinco pilotos gundam é o Zechs junto deles tudo isso numa discussão por dentro de seis episódios, a Sunrise via Hajime Yatate queria fazer em dois episódios é isso causou um conflito que parou a produção, causou atrasos e a Sunrise entrou no meio da confusão e resolveu a questão com a demissão do roteirista chefe é decidindo que seriam feito um resumo só em dois episódios e sem quase utilizar cenas novas (só tendo umas narrações e cenas paradas de conteúdo novo), o que levou ao arco do reino Sanke ser feito em cima da hora é o resumo que era de dois episódios!? Acabou virando três episódios pra poderem restabelecer o ritmo e assim nasce o "arco paradão do reino Sanke" e a "Rainha" Helena...(para verem que não é só o Mitsuo Fukuda; diretor da franquia Gundam Seed; que faz destas coisas, as vezes produções de anime tem confusões, é isso e bem mais comum do que vocês imaginam!) no fim foi uma briga, sem vencedores! Só um fato engraçado! Nos filmes resumo o diretor fez os quatro filmes resumo exatamente no estilo que planejado originalmente pra fazer este arco! (tem os nomes Odd e Even que são um resumo da série toda nas visões dos pilotos de Gundam).


Conclusão


Olha esta é uma série indigesta de recomendar, eu mesmo falei logo na proposta deste blog que não quero impor minhas opiniões, o que quero é expor o que encontrei e através do que foi bom e ruim, lhes dar a capacidade pra decidir se vale a pena ou não (originalmente nem nota queria por mas muita gente exigiu isso na época e até hoje ainda exigem e acabei continuando com isso!), mas pra você ter vontade de ver esta série? Vai depender muito, mas muito mesmo em o que a série consegue te atingir ou não!


A série pode lhe atingir se gosta de personagens fortes mas caladões! (já não é de hoje isso!, mas parece que virou moda em séries de ação e em games), talvez lhe toque se gosta de personagens femininas fortes que ao mesmo tempo mostrem seu lado frágil isso pode lhe atrair ou se gosta de um dramalhão a lá uma novela!? (pode parecer uma comparação tosca, mas pra mim se encaixa como uma luva pra esta série).


Agora se quer ação!, veja o filme ou os AMVs de fãs feito com as cenas de ação da série; pois só irá se contentar com o filme! A série é parada pacas mas tem cenas marcantes, mas se for esperar só por elas? Pode se decepcionar; mas se quer ver um bom drama político!? tem coisas melhores por aí! Ok! Que tem uma boa dose disso na serie de TV, mas vou me repetir, existem produtos melhores! (pra mim o filme faz uso melhor e mais ágil da politica!), se querem romance!? hum tão meio que na série errada! A maioria dos romances vão aqui de mau a pior e eles até meio brincam com isso no filme.


Dou a ela a nota 6,5; eu diria que ela é bem regular é não um desastre, me faria recomendar pra um amigo! Sim, mas com ressalvas, até porque pra entender 100% o filme! Você é meio que "obrigado" à assisti-la, mas já aviso! A série não é a "coca-cola toda" que os fãs estrangeiros contam! Aliás acho que boa parte da "lenda" que é Wing, pra mim tem origem no OVA/filme!

Já Passou no Cartoon Network

Atualmente disponível na Crunchyroll (somente com legendas em português)

A banda reunida!
Confesse! se ao ver posters como esse! não te fez lembrar de nenhum disco de boy band?

Trailer

Links Uteis

Gundam Wing Wikia (em inglês)

Gundam Wing no Wikipedia (em inglês)

37 visualizações

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com