Gundam: presente, passado e futuro em quatro anúncios!
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Gundam: presente, passado e futuro em quatro anúncios!

Atualizado: 29 de mai. de 2022


Na quinta feira a Sunrise fez três anúncios numa feira de convenção sobre Gundam revelando os próximos trabalhos na franquia Gundam e conforme os logos acima, foram revelados uma serie de 9 episódios em especial e TV, um filme e a próxima serie principal da franquia Gundam.


Vamos tratando de um em um começando pela nova serie da franquia principal após um "hiato" de 7 anos (nesse meio tempo se teve vários filmes, spin offs e especiais e com isto sempre tendo alguma produção de Gundam no ano; mas muito dessa pausa vem da Crise do vírus C e do fato que Iron-Blooded Orphans foi um divisor entre os fãs: uns amam e outros odeiam, some o fato que a primeira temporada foi bem no home vídeo e a segunda "perdeu" metade das vendas, deve ter levado a um repensar no método de dividir em temporadas).

Pouca coisa foi revelada além do título bem interessante: Mobile Suit Gundam The Witch From Mercury (pois dá a possibilidade uma personagem feminina como protagonista, coisa bem rara na franquia só teve o "bizarro" Twilight Axis protagonizado por uma mulher; ou do título ter uma mulher como centro/importância da trama). Só adiantaram que estreia em 2022, o site oficial se encontra aberto (com as 5 opções de idiomas da franquia disponíveis) e que um dos produtores falou que esta serie será feita pra agradar os fãs, incluindo nisso os mais novos (meio se dirigindo a "lenda urbana" que toda serie Gundam tem que primeiro agradar os fãs de longa data e depois os jovens, isso é meio que um "karma" que as obras da U.C sempre tiveram e Unicorn e NT quebraram um pouco). E que terá um desenvolvimento como nunca antes feito (o que com o título aumenta as expectativas que pela primeira vez teremos uma mulher como protagonista de uma serie Gundam).


Mais detalhes devem ser revelados no futuro. E este post será atualizado ao menos com o primeiro trailer e sinopse da Bruxa de Mercúrio, que se manter o ritmo de sempre de Gundam teremos a sinopse até dezembro (e junto algumas artes do Gundam principal, devem fazer mistério de quem protagoniza; pois isso já aconteceu antes em Iron Blooded Orphans, só vimos artes do Mikazuki e do Orga semanas antes da estreia), o Trailer em Fevereiro e a serie em Abril (se for de 50 episódios ou de duas "corridas". Se for de uma corrida só sai daqui um ano e com isso ponha bem mais espaço em tudo).


Atualização 05/02/2022

Muita coisa ainda escondida sobre a serie ainda; porém um prazo "final" pra isso surgiu. A serie foi confirmada pra estrear em Outubro no canal MBS (gundam voltando a MBS após uma sequência longa com os builds na TV Tokyo) e trazendo de volta o bloco "das cinco". Um trailer comemorando a volta do bloco foi publicado (mas tem imagem alguma da bruxa de Mercúrio, a não ser o logo, mas se desejarem ver o vídeo cliquem aqui).


Atualização 29/03/2022

O primeiro teaser da serie surgiu numa conferência de negócios sobre Gundam. Revelando o Visual da Protagonista (isso mesmo! Confirmado a primeira protagonista mulher de uma serie principal) e do Gundam Aerial, vocês podem vê-los no vídeo abaixo. Além disso foi revelado que a serie terá um prologo que será exibido antes da estreia (como tem um evento pra inaugurar a estátua do Nu Gundam em Fukushima lá pra Maio. Não duvidaria de ser neste evento a exibição do prologo, afinal o filme de Seed foi revelado na inauguração da estátua do Freedom em Xangai; mas levem isso no "chute" pois data oficial não foi dada).

Teaser


Este é o próximo filme de Gundam. O filme Mobile Suit Gundam Cruz Doan´s Insland (fato engraçado na época que o primeiro Gundam foi feito não se tinha muito contato fácil com o exterior e nem ajudas pra se procurar a pronuncia como o Google e a internet providenciam hoje e ao procurarem nomes pra colocar na serie eles acharam o nome Cruz bem sonoro, mas ao gravar e produzir a serie eles gravaram seguindo a sonoridade que tem como no Japão o som de: Cucuruz e foi assim que Cruz virou Cuscuz); notem que o título está "errado" mas foi mantido na divulgação pra lembrar o famigerado episódio 15 do Gundam Original. Um episódio em que "tudo" deu errado! De problemas de produção por causa da tuberculose de Yoshikazu Yasuhiko que bagunçou os design de produção, aos erros de pesquisa (que como disse transformou Cruz em Cucuruz e não sei se será "corrigido o título" pra versão ocidental, então estou meio que me adiantando...) e terminando por um episódio tão bagunçado e sem sentido que seu diretor geral Yoshiyuki Tomino decidiu por elimina-lo da distribuição internacional da serie (e por causa disso as duas versões da serie no Brasil tem 42 episódios e não os 43 originais).


Agora assim como fez com o mangá Origins em que escreveu e dirigiu o anime. Yasuhiko vem resgatar o episódio 15 da serie nesse filme sobre um soldado de Zeon (piloto de Zaku) que desobedeceu uma ordem, abandonou o seu posto e foi largado numa ilha. Inclusive esta história já foi também abordada num spin off do mangá Gundam The Origin como podem ver na capa abaixo.

O filme vai sair em 2022. Quando tiver mais detalhes eu atualizo este post com sinopse e trailer. Lembrando que o filme tem site oficial e que ele está somente em japonês.


Atualização 05/02/2022

E Nos temos mais algumas informações sobre este filme! A data foi revelada nesta semana e o filme será lançado no Japão no dia 03/06/2022. Além disso um pôster foi revelado e junto foi anunciada confirmação da maior parte do elenco do Gundam original voltando aos seus papeis (salvo o Bright que o ator morreu e quem vai interpreta-lo vai ser o Satomi Arai que fez este mesmo papel nos filmes de Gundam Unicorn). E pra manter os ânimos a Sunrise soltou uma previa do filme (bem curta), que podem ver abaixo do pôster.

Previa

Atualização 25/03/2022

Trailer 1


A terceira novidade foi o anuncio que no Primavera Japonesa (nosso Outono aqui no Brasil) será exibido na TV japonesa uma compilação especial reprisando toda a serie de Gundam Iron-Blooded Orphans em 9 partes e que dentro dessa compilação terá um episódio dedicado somente ao já a muito anunciado Gundam Iron Blooded Orphans Urdt-Hunt (aliás não é a primeira vez que a franquia ganha este tratamento. Gundam 00 ganhou esse tratamento de 9 especiais que mais tarde saiu em home vídeo internacional como se fossem 3 filmes e chamado Gundam 00 Special Edition que estendeu algumas cenas de luta e resumiu as duas temporadas da serie).


O lançamento será pra celebrar o lançamento do jogo Kidō Senshi Gundam: Tekketsu no Orphans G que combinará a história das duas animações com um gameplay dito pela Bandai/Namco que vai juntar gameplay com cenas em animação pra fazer um jogo único pra celular. Ou seja... esse anuncio foi um "combão" três em um (como podem notar no logo combinando os três anúncios).


Atualização 06/04/2022

Depois de dois adiamentos e meio virar piada (ao ponto de eu honestamente achar que não iria ser mais exibido ou ser cancelado). Finalmente foi lançado o especial de 9 partes de Iron Blooded-Orphans no dia 05/04/2022 (cuja a ultima parte que tem o Urdt estreia amanhã, a abertura podem conferir abaixo do trailer).

Trailer

Urdt Abertura

E aproveitando vou trazer um vazamento que o ANN obteve e fala muito do futuro de Gundam no Brasil. Ao anunciar a renovação do programa Gundam In All World. O editor Senior da Funimation Nicholas Friedman deixou vazar; pois a Funimation do Brasil nem confirmou os próximos lançamentos de Gundam após Gundam Seed Destiny (lançada em 30/09/2021); a lista dos próximos lançamentos de Gundam pro Brasil, América Latina e México (está sem data, mas em teoria sai ainda em 2021) são:

Lembrando que o serviço já tem:

Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page