• Senryu

Gundam NT (Narrative)

Atualizado: Jul 3

#gundam #gundamNT #sunrise #UCNext100 #anime #filme

Este projeto meio que nasceu de uma "teimosia da Sunrise"; pra lhe dar um contexto a Sunrise ao fim da série de filmes do Unicorn fez uma pesquisa sobre o que os fãs queriam ver? E deram quatro opções! Só adianto que o resultado foi em primeiro lugar Hathaway Flash e em quarto e ultimo lugar uma continuação de Gundam Unicorn.


É a decisão deles após o resultado da pesquisa? Anunciar três projetos (o filme live action que será produzido pela Legendary, cujo o tema ainda não foi revelado, o Projeto UC Next 100 que teria começo com Hathaway Flash é um projeto "fechando" os primeiros cem anos da era U.C de Gundam que é o assunto dessa análise que é Gundam Narrative) e nada foi revelado por muito tempo até sair o primeiro poster e praticamente uma de três coisas ocorrem: receberem uma série de memes baseada no poster, virar motivo de piada ou dos fãs imitarem a pose do poster (que está aí em cima..) pelos mais variados motivos...(desde de desafio à não perder a piada!).


O filme foi lançado nos cinemas tentando pegar a "onda" no sucesso de Unicorn e desde de então a Sunrise fez um "silêncio de rádio" (não mostrou o filme pra critica especializada), só fez um lançamento internacional pra home vídeo (o que torna um filme bem caro de se ver) é até agora nunca teve muita publicidade sobre ele (traduzindo o comportamento típico de uma produtora quando sabe que tem uma bomba em mãos).


Então depois de ver algumas vezes venho aqui dar minha opinião pra que você possa decidir.


Foi Bom

  • Pra uma produção de "baixo orçamento" (se vê em tela que não investiram o mesmo que por exemplo em Unicorn ou do que o filme de Gundam 00), mas ainda é uma produção bem detalhada e é graficamente bonita de se ver.

  • A melhor cena de ação está no começo do filme (é inclusa no trailer de previa) é uma perseguição sensacional!

  • O Gundam Narrative como conceito é uma máquina até bem interessante.

  • A trilha sonora é ainda excelente e casa muito bem com as cenas (principalmente Vigilante e Cage).

  • Segue no cenário de Unicorn e tem várias aparições na tela!

  • A trama é bem direta e simples (mas tem uns poréns que cabem no que foi ruim).


Foi Mediano

  • O filme foi vendido como a continuação do mito dos Newtypes é pro bem ou pro mau ele faz exatamente o que vendem, mas ele tenta ao mesmo tempo apresentar o cenário após Unicorn e pelo estilo do diretor e do roteirista de nunca se aprofundar em nada e só dar "pistas", o filme acaba sendo péssimo no "mostrar" o cenário em que estão, mas sendo sincero não era a função dele fazer isso, então entra no que você pode "viver sem isso"!


Foi Ruim

  • A trama é até interessante se você pegar os temas de os perigos da tecnologia e de que temos que fazer e dizer o máximo quando vivos! Quando trabalha nisso é até bom de se ver! Mas quando vai desenvolver isso? É confuso e desastroso! Tem tantos temas bons tacados aqui que gostaria de ver melhor desenvolvidos mas que se amontoam e acabam atrapalhando uns aos outros como a Luio & Co, eu gostaria de ver melhor a relação da Michele e da sua "irmã", ver melhor a empresa em si como vimos a Anaheim em Unicorn, mas não isso vira rapidinho fumaça e espelhos durante a trama (sério isso é tocado muito por alto e gostaria de ter visto mais do lado "mandão" da Michele o que justificaria melhor certas coisas melhor mas...); gostaria de saber nem que fosse por uma curta pausa a situação atual de Zeon, Megalania e da Minerva, mas foi tudo no melhor estilo olhem estes personagens de Unicron, OK! viram? tchau! PT abraços! já ganhamos nosso trocados!; eu gostaria de algum contexto pra ajudar a entender como deixam uma nave na mão de alguém tão instável quanto Zoltan Akkanen (acho que essa foi no melhor estilo Star Wars "moderno"; ei lembram que teve alguns spinoff de Gundam com clones do Char? Então? Nos resolvemos fazer nosso próprio clone defeituoso do Char! Só com o detalhe que na série/filme de Unicorn não fala nisso um segundo sequer, eles sempre jogam a duvida sobre o Full Frontal de será o Char que voltou? Ou é alguém se passando por ele? Ou um clone? Este mistério e duvida sempre ficam no ar! E aqui? nem fazem questão disso! O que ajuda a deixar este personagem mais imbecil do que já é! E aguardem pois vai ter um item só pra ele!); e "spoilando" um pouco eu gostaria de ver mais da história da Rita pela própria Rita, pois é tanto flashback e corte que deixa a história dela confusa pacas, além de piorar um problema de Unicorn de dar "lembranças dolorosas" picotadas e não falar delas! E sei que em parte é intenção do diretor! Mas eu queria saber como ela foi parar no Phenex, o que ocorreu no teste? E de como foi a vida dela de cyber newtype? foi algo tão citado em vários gundam´s, mas nunca detalhado como "fazem" um!? Além de responder a pergunta de como continuaram com os experimentos? Pois se considerar a continuidade como "vinda" de Char´s Counter Attack a London Bell passou o pente fino na federação e desmontou tudo o que os Titans tinham!

  • Os personagens são até interessantes! Mas como eles são desenvolvidos? É bizarro! Por exemplo Brick é o cara durão que nunca completa frases (vira até uma piada interna deste filme! Inclusive o momento mais bizarro em que ele fala diretamente que não gosta de mulheres, mas indiretamente ama a Michele!?), assim como o desejo da Michele de promover o reencontro entre Rita e Jona, mas isso acaba tão forçado no fim do filme que acaba rendendo mal, E sobre Rita, eles martelam tanto o desejo dela na próxima vida de ser um pássaro que já revela que ela tá morta antes mesmo do filme jogar isso na nossa cara como se fosse uma torta! E acaba sendo confuso pacas de como ela e Michele estavam "destinadas" a morrerem pro Jona poder fazer o "milagre do Phenex" (que aliás eles esquecem de milhões de questões quanto ao próprio Phenex como: se não tinha algo pra rastrear? como sabiam onde estava? como se reabasteceu com o tempo? E como Rita virou um fantasma na máquina? e como sabiam que ela ia se meter quando os Sleeves aparecessem?) e pra mim o pior e mais confuso personagem de todos: Jona, meu deus não temos um segundo sequer pra saber mais sobre ele! Só tacam repetidamente as histórias deles de quando eram crianças e as razões do colar ser importante; mas mal explicam como se separaram, mas apesar disso nunca perdem tempo pra dizer o quanto isso o afetou, tirando cenas forçadas como a do Neo Zeong II.

  • Eu diria que o core dos problemas do roteiro desse filme e que os personagens não agem! só reagem aos fatos! E todos os fatos são pré programados pra serem acionados por outros personagens e tudo na minha opinião é um "show" de dispositivos que são acionados pra iniciar a próxima cadeia de cena e justificar a escala do que tá ocorrendo! É tudo tão forçado quanto uma "peça barata".

  • Além de ter coisas no lore deste filme que não batem com o que foi mostrado na U.C, por exemplo o NTD; sim quando acionado escraviza o piloto e o usa como um "processador de I.A", mas nas palavras do próprio tataravô do Barnage em Unicorn: "NTD foi feito pra encontrar um verdadeiro Newtype e quando o encontrasse o ajudasse a quebrar as barreiras (leia-se "quebrar" a escravidão ao sistema) e guiar e fortalecer um "verdadeiro Newtype", então porque por algo tão cheio de falhas num Gundam!? E não só isso o quão forçada é a cena do NTD respondendo a raiva do Jona e tomando o Neo Zeong II (sendo que falam claramente no filme que o "Zeong" só responde ao "espirito" de Full Frontal) e olha que nem falei que esquecem coisas de modo conveniente como o "poder" do Zeong de explodir/super aquecer qualquer arma de fogo apontada pra ele...

  • Já reclamei em Unicorn e vou reclamar de novo..., sério mesmo tacarem por tacarem mais um trambolho gigante só pra dar escala pro confronto final e ainda por cima um reciclado de Unicorn!?

  • O que dizer de Zoltan!? Sério a entrada dele no filme já escancara e grita vilão genérico! Ainda mais cantarolando o Bolero de Ravel, some á isso as atitudes infantis dele, que só pioram isso mais e mais! É ainda se tem a segunda pior cena deste filme quando duas pessoas numa conversa super secreta o fazem com a porta da sala aberta!? Ele vem e interrompe a conversa secreta e vem ele marcar os pontos dele na carteira de psicopata...sem contar o fim que dão uma escala tão absurda pra situação, que sério! Toda vez que me lembro desse cara! eu me lembro desta cena de Austin Powers!!! Sério qual era o desejo do autor com esse vilão!? Era por o psicótico de sempre? (falhou miseravelmente), era fazer rir? (alguns risos involuntários me foram causados, em especial na cena de rejeição do Zeong e na "entrada dele"), era pra ser ameaçador?(até os piores mascarados de Gundam conseguem ser anos luz melhor e ter mais presença que esse cara!) Sério eu vi este filme três vezes e ainda não entendi a "função" dele no filme! (e se forem me falar causar o caos...me desculpem mas até nisso o Zoltan é uma falha!).

  • Pra mim o filme até faz o que o marketing vendeu ele lembra e pega vários elementos do mito dos Newtypes mas pra mim diferente do Boofire 191 (que faz um bom argumento positivo é apesar dos spoliers e de estar em inglês pode este vídeo lhe ajudar no "espectro positivo" da questão); eu quero apresentar o ponto negativo dessa questão pra mim isso é no quanto a narrativa torna neste filme tão pouco valiosa a vida, no o quanto os mortos se intrometem no mundo dos vivos e no quanto é "milagroso o full psyco frame" pra mim são as piores partes do mito dos newtypes,! Ok da discussão "meta física" que até é interessante, mas não entrando em spoilers; apesar de dar "regras"; ainda acho bem absurdo certas "extensões dos poderes" dos Newtypes.


Conclusão


Não sei se é uma questão minha ou não; mas vendo as criticas da imprensa acho que em parte não é só minha; mas este é um filme difícil de se recomendar pois vê-lo sem conhecer ao menos Gundam Unicorn é altamente não recomendado (mesmo não tendo a intenção de continua-lo e apesar do fato de se passar na mesma continuidade) pois você irá ficar perdido em várias coisas em que eles estabelecem (citações a Zeta Gundam, Unicorn e Char´s Counter Attack) foi feito pra agradar á aquele fã de longa data de Gundam e que ama a U.C e ama a porção mais fantasiosa de Gundam é sinceramente...


Eu não gosto nada desse filme e geralmente as lembranças sobre este filme me veem com coisas bizarras; eu me acho uma pessoa que gosta dessas "várias" partes de Gundam como o lado sci-fi e anti guerra de Gundam e assim do lado "sobrenatural" e mistico meio "chupado" de Star Wars (me acho uma pessoa diferente por curtir estas coisas juntas e não me afetarem quando bem executados) e por isso até gosto do fim de Zeta e também da parada do Colony Laser de Unicorn (apesar de odiar o Barnage parar o exército de Renvil com praticamente um abanar de mãos, mas pro fim romântico da versão TV/cinema Unicorn, eles melhoraram um pouco isso é vamos dizer que "engulo" melhor), mas acho que o que me faz me aceitar isso e não engolir em NT são os personagens é a narrativa da história (e aqui é uma baita ironia), pois em outras situações, eu vi os personagens evoluírem como seres humanos, além de vê-los alcançarem cada vez mais com seus esforços e fui simpatizando com eles! Vi seu máximo e também vi seus pontos mais baixos e tudo isso deixou pra mim crível os seus "milagres"!


Mas o que me traz "rejeição" em NT é como nada é merecido; tudo no fim ou Michele abre o caminho ou o milagre é dado de presente; e no fim Jona não cresce como pessoa, aliás ele termina como o Shin em Destiny; num "termo" em que está desolado é a lição não é merecida! Mas ela é jogada no colo por outra pessoa, aliás nesse caso por um conhecido "Ás" da franquia da era U.C!


Por todas as coisas ditas até aqui a nota é 4,0 é algo que foi feito com intenção de passar uma lição bonita e ser uma homenagem á toda a U.C; diria que o grande problema pra mim é como "colam" esses elementos. Vejam não adianta por exemplo ter um carro bonito no projeto e no fim montar ele de qualquer jeito, isso trará problemas mais cedo ou mais tarde e o que você terá? É um belo monte de sucata problemático!


É um filme difícil de se recomendar, muito por como ele foi feito, acaba exigindo um bom conhecimento de toda a U.C é ainda sim em minha opinião é mais divisivo que um simples se gosta do lado mais "sobrenatural" de Gundam ou se gosta do lado mais sci-fi, pra mim é algo mais profundo que só pesando por si e que se chegaria um veredito.


Se não conhece nada de Gundam é altamente não recomendado, já se for fã de longa data acho que vale dar uma olhada em opiniões, trailers (os primeiros vinte minutos ainda estão disponíveis no "tubo") e daí decidir! E pra isso que estamos aqui! (mesmo que você venha discordar desa análise! "Nossa função" é sempre agregar conhecimento pra que você vença os medos de ver uma animação seja ela qual for! E tentar lhe guiar pra uma experiência agradável pra si! Ou para seus próximos! Pois cada pessoa é única!).

Disponível em Home vídeo no exterior (e em edição limitada mesmo quase dois anos depois do lançamento! E ainda por cima de um preço bem elevado!)

O irmão carnavalesco do Leão e do Unicórnio.
As dores e palavras não ditas no passado! O quanto podem influenciar o futuro? Seria um tema bom se não fosse "martelado" à cada cinco segundos...

Trailer

Links Uteis

Gundam Narrative oficial site (em japonês)

Gundam NT no Wiki (em inglês)

Gundam Narrative no Wikipedia (em inglês)

38 visualizações

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com