• Senryu

Gundam Build Divers Re: Rise Temporada 2

#gunpla #GundamBuild #gundam #sunrise #SunriseBeyond #anime #mecha #BuildDivers #GundamBuildDiversReRise #youtube #crunchyroll #brasilanimecafe

Estou de volta pra trazer a minha análise sobre a segunda metade de Gundam Build Divers Re: Rise; a serie teve uma decisão "inédita" (na franquia, algumas series longas que foram 00 e Iron-Blooded Orphans optaram por dividir a temporada, no caso delas por uma busca de qualidade e de feedback) que foi dividir a temporada em duas, ela foi muito movida pelos métodos de animação da Sunrise Beyond que faz os mechas na mão; aliás a empresa foi muito transparente nisso chegando a liberar um vídeo por trás das cenas que pode ver aqui; só que na sua segunda metade aconteceu o inimaginável...2020 veio é a crise do virus C, eles já tinham muita coisa adiantada e quando a crise os "atingiu"? Estavam à oito episódios do fim, só que diferente de algumas produções que resolveram seguir em frente mesmo assim ou decidiram adiar o resto da temporada e retornar mais tarde? Eles resolveram mesmo adiando fazer "diferente"; só talvez o pulo do gasto deles é enquanto outros estúdios se organizaram e adiantaram trabalhos pra especiais de produções antigas ou adiantaram algumas produções? A Sunrise Beyond optou por (fica bem claro como o dia pela diferença de qualidade de animação dessa segunda metade versus qualquer outra série afetada pela crise) aprimorar o material que tinham em mãos e melhorar as animações de cenas e efeitos e acreditem isso se pagou muito nessa segunda metade.


E mesmo com os "atrasos"? O que temos aqui é uma das melhores series do ano, uma grande surpresa (pois mesmo sendo uma serie pra vender Gunpla, ela consegue ser ao mesmo tempo divertida pras crianças e profunda pros adultos; mais uma vez nessa "sub franquia", eles conseguem atingir o conceito de que se quer vender algo? Dê algo que tenha coração e alma que o povo literalmente vai fazer isso aqui...).

E esse assunto leva a algo que é muito do porque escrevo, eu quero vencer nem que seja pouco a pouco o preconceito que animação = a coisa de criança, mas assim como cada pessoa é uma pessoa, as animações são cada uma feitas de um jeito é isso torna cada uma unica; mas somos seres humanos e gostamos de tacar "etiquetas" nas coisas é isso leva a alguns (cof ,cof Canal LBTV, cof, cof Jumentosauro) terem preconceitos e saírem etiquetando algo e com isso já excluindo e diminuindo sem nem ver.


E preconceito não se ganha com preconceito e nem com eliminação, se vence enfrentando o problema! Mas isso leva ao OK eles (Canal LBTV e Jumentossauro) não estão totalmente errados, pois existem várias series que pra vender algo, fazem a mesma rotina, adaptam sem cuidado com alguma história do jogo ou produto, quase sempre a história é rasa, sem emoção e improdutiva e geralmente essas produções são perca de tempo, mas algo que os estúdios do mundo vem aprendendo é que se querem obter algo, algo tem que ser oferecido é isso nos leva ao fato que não exclua ou já dê "etiquetas" à algo sem conhecer, pois uma produção em geral;. seja ela um filme, uma animação, uma serie, novela um politico ou pessoa, trate de conhecer, de ao menos tomar conhecimento pois daí com motivos, "método" e razões você pode genuinamente dizer que gosta ou não.


Bem me desculpem a volta, mas isso em parte trata dos temas dessa serie, preconceito que leva aos conflitos que leva aos desentendimentos que levas a guerra é ver isso num anime "infantil" é reconfortante e inspirador; tem um trecho de um dialogo da serie (mais ou menos assim) que é bem inspirador:


"Isso é somente ficção, afinal é o que algumas pessoas podem dizer.

Que só é diversão.

Mas isso pode acabar fazendo alguém feliz ou ajudando alguém."


Então antes dos meus prós e contras, fica a lição, não vá por "etiquetas" ou preconceitos, decida por si, com método, pesquisa e inteligência, pois as vezes aquela serie "infantil" e que só quer te vender um brinquedo/produto? Pode ser algo valioso e precioso! Uma verdadeira joia rara que só está esperando você passar os seus preconceitos e "etiquetas", pra lhe inspirar a ser melhor e a procurar por um futuro melhor, algo que espero que sendo bom ou ruim pra você, que no fim sempre lhe inspire, alegre e lhe acrescente algo.


Foi bom

  • Aqui foi uma serie que "quebrou" a maldição das segundas temporadas da Sunrise (algum dia, e mais cedo do que imaginam, eu devo estar falando de 00 e "IBO") e conseguiu não só pegar o mesmo ritmo de antes como conseguiu ser ainda melhor!

  • Aqui ainda tem o "Onde no mundo de Build Divers anda o Patrick?" Só que na versão muito difícil, se divirta procurando o Patrick nos lugares mais improváveis como bolsas, camisetas é Kanjis!?

  • Um grande elenco e com grandes atuações, mas o MVP foi o dublador do Hiroto, Chiaki Kobayashi, ele conseguiu passar com perfeição cada nuance e emoção do personagem, o que só fez engrandecer a atuação dele, desde do Setsuna de Gundam 00, não temos alguém que consegue ir tão naturalmente do silencioso ao emocional (como um ser humano que vive e respira) com tanta facilidade e no caso daqui tão no momento certo.

  • Mantém as homenagens à vários momentos da franquia gundam seja por cameos, seja por lembranças e respeito as tecnologias das series ou seja até por coisas simples e engraçadas como falar Penguin Research pra um rastreamento (notaram o nome da banda que toca a abertura dois desta serie tacada num dialogo super normal no episódio final? E ainda logo depois do que? Foram coisas inteligentes e discretas que me fizeram amar os Easter Eggs e símbolos que essa serie usa! Você não é obrigado a conhecer ou reconhecer, mas acha-los, se tornam recompensantes e bons assuntos de conversa.

  • As cenas de ação são excelentes desde da menor escala pra maior tudo foi muito bem pensado e planejado (as vezes no mínimos dos detalhes!).

  • Kazami é um dos personagens que mais evolui nessa temporada como Gunpla Builder e pessoa, ele basicamente aprende que não era uma boa pessoa que vivia uma mentira e resolve tomar medidas pra ser uma pessoa melhor, um bom líder (por mais inacreditável que pareça, mas ele aprende que um líder não força o grupo, ele segue, sugere, ajuda e delega ações, soluções e problemas pra que em conjunto o grupo se ajudem) e um player melhor.

  • Parz aprendeu a lidar e falar sobre seus medos e preocupações, o que lhe trouxe uma boa progressão como player e pessoa.

  • Souberam desenvolver bem e ainda mais a May e principalmente o Hiroto, que tem um grande motivo pra ser como ele é na série e ao encarar seus traumas, acaba podendo se reerguer como pessoa, aliás o título do episódio final e bem ligado a Hiroto, May e...

  • Alus de longe foi um grande "vilão" (o papel dele não era ser o antagonista ou falar dos "perigos" de IA´s), o objetivo era mostrar o quanto preconceitos e não querer conhecer o outro pode lhe cegar totalmente e as vezes essa cegueira leva a guerra, que leva ao sofrimento e fúria do povo afetado pela guerra e tudo num cenário que poderia ser evitado com uma conversa, mas que nunca aconteceria por causa da venda dos "preconceitos e etiquetas" e também foi uma amostra que nem sempre (mesmo sendo o tema central) podemos nos superar, que as vezes mesmo após dar todas as opções de redenção, as vezes se tem gente além da redenção e temos que rezar pela reincarnação.

  • Esta é uma serie sobre crescimento pessoal, sobre esperança, esforço e que sempre há a opção de recomeçar e de se reerguer.

  • A serie tem grandes canções é a medida que a abertura é os encerramentos se adaptavam a serie, tornou numa grande combinação de musica e imagem! O que já tornava ambos os momentos, mesmo quando ausentes em grandes momentos; aliás a musica Hatena com os efeitos e distorções na abertura, a tornam numa das aberturas mais memoráveis da franquia.

  • A trama trabalha bem com a grande maioria dos personagens, consegue passar o esforço dos personagens, o que planejam através de detalhes é uma serie que recompensa sua atenção aos detalhes, além de mostrar o esforço e planejamento dos personagens e o episódio vinte e quatro é bem um dos melhores em mostrar o esforço e treinamento e nisso consertam um dos piores momentos da serie predecessora, o Lotus Challenge; pois tudo aqui é merecido, eles conseguem fazer um desafio "pseudo impossível" com várias tentativas (simbólicas quarenta em tela e porque digo simbólico? Devido a eles mostram o processo de tentativa, erro e dos obstáculos a ser superados, mas ao mesmo tempo foram espertos e não ficaram forçando, e como vou dizer em exibir só os piores e melhores momentos e esse número sor pra termos de curiosidade é o mesmo de anos da franquia, o que simboliza que eles tão falando com você espectador que eles leem parte do que vocês falam), esforço, superação e um plano, tornando a vitória deles merecida e o movimento "especial" em uma "real" recompensa (aliás o corte inteligente de cena pra guardar o movimento pra uma cena chave foi outra coisa genial).

  • O episódio dezenove Atirador Perfeito (Pertect Sniper) é um dos mais geniais e melhores episódio da franquia em anos! Mais um episódio de sniper, mas que dessa vez passou toda a tensão do confronto de dois franco atiradores, o drama, a batalha psicológica entre Hiroto o Alus que tenta traçar paralelos de sua vida a do Hiroto! A tenção da batalha e o fim daquela maneira brutal! Foi a cereja do bolo (sem piadinhas, sem frase de efeito, só uma execução simples, direta e raivosa).

  • Aliás os episódios 20 e 21 são tão excelentes quanto em como apresentam o trauma do Hiroto é nos seus símbolos (prestem atenção ao Gundam "chorando" ao luar ou "sujo" tudo é um indicativo do que houve e das emoções dos personagens, tudo indicado de forma sutil via as imagens e interpretações, tudo lhe sendo mostrado sem uma palavra dita sequer!).

  • Dito isso tem várias recompensas menores que se prestar a atenção, fazem a trama fechar redonda e sem perguntas sobre nada, tudo lhe é respondido e lhe entregue e se prestar a atenção, você será recompensado (como a segunda conta de uma certa doninha amante de Zeon..., problemas técnicos de tecnologias da franquia Gundam em que no passado não se prestaram a atenção a "lógica" e agora tomaram todo um cuidado pra diferenciar; é pra quem ainda não notou to falando das questões de Trans-am entre geradores GN verdadeiros e falsos, entre outras coisas).

  • A penúltima cena é tão humana e tão realista! Um simbolo de o quanto as guerras machucam, mas as pessoas estão geralmente dispostas a recomeçar, reconstruir e perdoar.

Foi mediano

  • Olha eu engulo a população "fury", eu engulo os um olho, eu até engulo mais uma IA maluca no universo de gundam...mas o Cuadorn...eu sinto que eles forçaram um pouco os limites pra dar um elemento que liga-se o "antes e depois" de Eldora (pra mim poderia ser uma IA, um cyborg ou até o ultimo dos habitantes originais, mas uma criatura sagrada dragão? É "caído"?) Tá a parte que não engulo é o design é o que montaram, mas quanto a sua função e "responsabilidades" não tenho muitas criticas pois a narrativa precisa de um elemento que conhecesse o antes de Eldora e fosse ligado ao Alus, mas o design e "poder" aí tenho meus problemas...

  • Os designs dessa vez e em especial na segunda metade não foram muito bons e temos alguns designs que ou na vida real ou anime a gente fala meu deus o que tinham na cabeça ao inventar isso? (como o Nepeight, Wodom Pod+, Eldora Daugthress, Eldora Windam e Reverse Turn X); mas se tinha belezinhas prontas pra tentar arrancar o dinheiro da sua carteira (Valkylander EX, Try Age Magnum, 00 Sky Moebius, Mobile Doll May, Core Gundam II e Uraven e Juptive), então, muito pela melhora de alguns modelos antigos como o Valkylander, eu fico no meio nesse quesito.

  • Esta é a serie mais fraca quanto a musica incidental é..., não sinto a menor falta disso, eles tiveram grande "sorte" nas escolhas de musicas e se aproveitam bem das canções pra compensar isso é fazer a troca de Twinkle por Heartfull foi algo preciso e ainda mais no episódio que foi! (aliás outra genialidade nisso era como "entravam" ou "pausavam" as canções na hora exata, o que adicionava "dramaticidade" as cenas; então isso é mais um aviso pros amantes de canções incidentais, pois tirando um flamenco que é o tema do Seltsan? O resto da trilha incidental é esquecível, mas não se torna num problema.

  • Aqui se tem uma das melhores participações de personagens de materiais adicionais (suas maquinas aparecem e tem suas vozes aqui, mas pra trama central eles não influenciam em coisa alguma; o que mantém a questão da "integração" de material adicional é perda de tempo, mas não enganem aqui pode ser o segundo melhor aproveitamento depois de Seed na franquia, mas ainda falta algo chamando a trama paralela pra servir de algo..., pra não sentirmos nos público ou com tempo perdido por ler esse tipo de material ou como a presença deles serem cameos de "luxo".

Foi ruim

  • Já disse antes que era difícil ver uma serie que exige ver uma predecessora tão fraca??? Não vou mentir que por causa da trama dos ELS e de um pessoal que aparece no final, você vai ficar com a sensação de algo faltando ou mal explicado, com o todo aqui apresentado, se torna essencial ao menos ver uma certa parte de Build Divers, mas vou explicar isso melhor na conclusão.

  • OK Bandai, vocês ouviram gente como eu e passaram a ter opções o Core Gundam que quiser separado ou somente a armadura, isso foi excelente! Mas sabem qual o problema que ficou??? Em TODOS OS KITS SEPARADOS, as armas que são exclusivas de cada core SÃO VENDIDAS EM SEPARADO!!! Isso é cobrar duas vezes pra ter algo completo!!! E piora por nomes pros conjuntos de armas como Injustice ou Neptune e ainda por cima deixar as caixas dos cores com todas as armas na capa e vender essas armas "exclusivas" que tão na capa com outro nome e em outro pacote, isso não ajuda em nada o consumidor.

  • Isso aqui não seria uma serie da Sunrise/TOEI se não tivesse erros de continuidade e sendo sincero só notei dois "graves" em todas as duas temporadas: no episódio três o Core Gundam tá com a perna do Core Gundam II na cena de mudança de armadura (uma visão do futuro ou mais um erro de continuidade!?) e no episódio 26 um certo Core armor que não era pra estar lá "brota" do nada...


Conclusão


Só recapitulando eu já falei da serie predecessora e da temporada anterior, não dá pra assistir isso aqui sem ao menos ter visto a temporada anterior, as duas temporadas juntas até dá pra vê-las sozinhas mas no fim irá ficar a sensação de algo faltando, então vai a minha sugestão, a serie tem dois pontos "bons" de pausa, que são os episódios nove de Re:Rise (em que a May revela um segredo) ou o vinte e três (em que eles vão ter no episódio seguinte o desafio de um time com o mesmo nome!?), são bons pontos de se parar e ver Build Divers; só que muito mais com a função de complementar conceitos e personagens apresentados novamente em Re:rise e tornar a sua experiência mais rica.


Tenho bem ciência que Divers é uma serie no mínimo bem mediana, então se sua experiência tiver difícil, o meu conselho ou veja do episódio 13 ao final de Divers (pois é o começo da saga da Sarah que vai até o fim da serie e apresenta um certo personagem) ou não se force e procure resumos e informações de plot sobre divers, pois assistir Divers é mais um programa opcional pra melhorar e curtir mais coisas de algo que já é naturalmente bom.


Dou a ela a nota 10, é uma grande serie como poucas que se acha hoje é um grande programa que consegue trazer a "sub franquia" Build de volta ao trilho do "fã service" com coração é uma serie altamente recomendada pra se ver com a família sendo fã de gundam (que vai ter muita coisa extra pra você), mas também é altamente recomendada pra não fãs também(ou quem não sabe de nada de gundam) .


E me despeço lembrando um meme que tem que ser protegido!!!

TTTTAAAAAAXXXXXIIIIIIIIIIIIIII

Disponível no Youtube (legendas em sete idiomas)

Disponível no Crunchyroll (legendas em português)

Stargeizer um Gundam desenvolvido pra a paz e a exploração espacial! E nossa como usaram essa premiça perfeitamente!
Yes! Nos temos Gundams "paraguaios" P-Bandai!

Trailer

Trailer Final (contém spoilers grandes)

Links Uteis

Site oficial de Gundam Build Divers Re:rise (em japonês) Site da B11(tv do japão) de Gundam Build Divers Re:rise (em japonês) Wikipedia de Gundam Build Divers Re:rise (em inglês com guia de episódios) Gundam Info (página oficial no Youtube) Gundam Build Divers Re:rise Season 2 no Myanime List (em inglês informando a equipe técnica e elenco)

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com