- Senryu
Gundam Build Divers Re: Rise Temporada 2
Atualizado: 26 de Dez de 2020

Estou de volta pra trazer a minha análise sobre a segunda metade de Gundam Build Divers Re: Rise; a serie teve uma decisão "inédita" (na franquia, algumas series longas que foram 00 e Iron-Blooded Orphans optaram por dividir a temporada, no caso delas por uma busca de qualidade e de feedback) que foi dividir a temporada em duas, ela foi muito movida pelos métodos de animação da Sunrise Beyond que faz os mechas na mão; aliás a empresa foi muito transparente nisso chegando a liberar um vídeo por trás das cenas que pode ver aqui; só que na sua segunda metade aconteceu o inimaginável...2020 veio é a crise do virus C, eles já tinham muita coisa adiantada e quando a crise os "atingiu"? Estavam à oito episódios do fim, só que diferente de algumas produções que resolveram seguir em frente mesmo assim ou decidiram adiar o resto da temporada e retornar mais tarde? Eles resolveram mesmo adiando fazer "diferente"; só talvez o pulo do gasto deles é enquanto outros estúdios se organizaram e adiantaram trabalhos pra especiais de produções antigas ou adiantaram algumas produções? A Sunrise Beyond optou por (fica bem claro como o dia pela diferença de qualidade de animação dessa segunda metade versus qualquer outra série afetada pela crise) aprimorar o material que tinham em mãos e melhorar as animações de cenas e efeitos e acreditem isso se pagou muito nessa segunda metade.
E mesmo com os "atrasos"? O que temos aqui é uma das melhores series do ano, uma grande surpresa (pois mesmo sendo uma serie pra vender Gunpla, ela consegue ser ao mesmo tempo divertida pras crianças e profunda pros adultos; mais uma vez nessa "sub franquia", eles conseguem atingir o conceito de que se quer vender algo? Dê algo que tenha coração e alma que o povo literalmente vai fazer isso aqui...).

E esse assunto leva a algo que é muito do porque escrevo, eu quero vencer nem que seja pouco a pouco o preconceito que animação = a coisa de criança, mas assim como cada pessoa é uma pessoa, as animações são cada uma feitas de um jeito é isso torna cada uma unica; mas somos seres humanos e gostamos de tacar "etiquetas" nas coisas é isso leva a alguns (cof ,cof Canal LBTV, cof, cof Jumentosauro) terem preconceitos e saírem etiquetando algo e com isso já excluindo e diminuindo sem nem ver.
E preconceito não se ganha com preconceito e nem com eliminação, se vence enfrentando o problema! Mas isso leva ao OK eles (Canal LBTV e Jumentossauro) não estão totalmente errados, pois existem várias series que pra vender algo, fazem a mesma rotina, adaptam sem cuidado com alguma história do jogo ou produto, quase sempre a história é rasa, sem emoção e improdutiva e geralmente essas produções são perca de tempo, mas algo que os estúdios do mundo vem aprendendo é que se querem obter algo, algo tem que ser oferecido é isso nos leva ao fato que não exclua ou já dê "etiquetas" à algo sem conhecer, pois uma produção em geral;. seja ela um filme, uma animação, uma serie, novela um politico ou pessoa, trate de conhecer, de ao menos tomar conhecimento pois daí com motivos, "método" e razões você pode genuinamente dizer que gosta ou não.
Bem me desculpem a volta, mas isso em parte trata dos temas dessa serie, preconceito que leva aos conflitos que leva aos desentendimentos que levas a guerra é ver isso num anime "infantil" é reconfortante e inspirador; tem um trecho de um dialogo da serie (mais ou menos assim) que é bem inspirador:
"Isso é somente ficção, afinal é o que algumas pessoas podem dizer.
Que só é diversão.
Mas isso pode acabar fazendo alguém feliz ou ajudando alguém."
Então antes dos meus prós e contras, fica a lição, não vá por "etiquetas" ou preconceitos, decida por si, com método, pesquisa e inteligência, pois as vezes aquela serie "infantil" e que só quer te vender um brinquedo/produto? Pode ser algo valioso e precioso! Uma verdadeira joia rara que só está esperando você passar os seus preconceitos e "etiquetas", pra lhe inspirar a ser melhor e a procurar por um futuro melhor, algo que espero que sendo bom ou ruim pra você, que no fim sempre lhe inspire, alegre e lhe acrescente algo.
Foi bom
Aqui foi uma serie que "quebrou" a maldição das segundas temporadas da Sunrise (algum dia, e mais cedo do que imaginam, eu devo estar falando de 00 e "IBO") e conseguiu não só pegar o mesmo ritmo de antes como conseguiu ser ainda melhor!
Aqui ainda tem o "Onde no mundo de Build Divers anda o Patrick?" Só que na versão muito difícil, se divirta procurando o Patrick nos lugares mais improváveis como bolsas, camisetas é Kanjis!?
Um grande elenco e com grandes atuações, mas o MVP foi o dublador do Hiroto, Chiaki Kobayashi, ele conseguiu passar com perfeição cada nuance e emoção do personagem, o que só fez engrandecer a atuação dele, desde do Setsuna de Gundam 00, não temos alguém que consegue ir tão naturalmente do silencioso ao emocional (como um ser humano que vive e respira) com tanta facilidade e no caso daqui tão no momento certo.
Mantém as homenagens à vários momentos da franquia gundam seja por cameos, seja por lembranças e respeito as tecnologias das series ou seja até por coisas simples e engraçadas como falar Penguin Research pra um rastreamento (notaram o nome da banda que toca a abertura dois desta serie tacada num dialogo super normal no episódio final? E ainda logo depois do que? Foram coisas inteligentes e discretas que me fizeram amar os Easter Eggs e símbolos que essa serie usa! Você não é obrigado a conhecer ou reconhecer, mas acha-los, se tornam recompensantes e bons assuntos de conversa.
As cenas de ação são excelentes desde da menor escala pra maior tudo foi muito bem pensado e planejado (as vezes no mínimos dos detalhes!).
Kazami é um dos personagens que mais evolui nessa temporada como Gunpla Builder e pessoa, ele basicamente aprende que não era uma boa pessoa que vivia uma mentira e resolve tomar medidas pra ser uma pessoa melhor, um bom líder (por mais inacreditável que pareça, mas ele aprende que um líder não força o grupo, ele segue, sugere, ajuda e delega ações, soluções e problemas pra que em conjunto o grupo se ajudem) e um player melhor.
Parz aprendeu a lidar e falar sobre seus medos e preocupações, o que lhe trouxe uma boa progressão como player e pessoa.
Souberam desenvolver bem e ainda mais a May e principalmente o Hiroto, que tem um grande motivo pra ser como ele é na série e ao encarar seus traumas, acaba podendo se reerguer como pessoa, aliás o título do episódio final e bem ligado a Hiroto, May e...
Alus de longe foi um grande "vilão" (o papel dele não era ser o antagonista ou falar dos "perigos" de IA´s), o objetivo era mostrar o quanto preconceitos e não querer conhecer o outro pode lhe cegar totalmente e as vezes essa cegueira leva a guerra, que leva ao sofrimento e fúria do povo afetado pela guerra e tudo num cenário que poderia ser evitado com uma conversa, mas que nunca aconteceria por causa da venda dos "preconceitos e etiquetas" e também foi uma amostra que nem sempre (mesmo sendo o tema central) podemos nos superar, que as vezes mesmo após dar todas as opções de redenção, as vezes se tem gente além da redenção e temos que rezar pela reincarnação.
Esta é uma serie sobre crescimento pessoal, sobre esperança, esforço e que sempre há a opção de recomeçar e de se reerguer.
A serie tem grandes canções é a medida que a abertura é os encerramentos se adaptavam a serie, tornou numa grande combinação de musica e imagem! O que já tornava ambos os momentos, mesmo quando ausentes em grandes momentos; aliás a musica Hatena com os efeitos e distorções na abertura, a tornam numa das aberturas mais memoráveis da franquia.
A trama trabalha bem com a grande maioria dos personagens, consegue passar o esforço dos personagens, o que planejam através de detalhes é uma serie que recompensa sua atenção aos detalhes, além de mostrar o esforço e planejamento dos personagens e o episódio vinte e quatro é bem um dos melhores em mostrar o esforço e treinamento e nisso consertam um dos piores momentos da serie predecessora, o Lotus Challenge; pois tudo aqui é merecido, eles conseguem fazer um desafio "pseudo impossível" com várias tentativas (simbólicas quarenta em tela e porque digo simbólico? Devido a eles mostram o processo de tentativa, erro e dos obstáculos a ser superados, mas ao mesmo tempo foram espertos e não ficaram forçando, e como vou dizer em exibir só os piores e melhores momentos e esse número sor pra termos de curiosidade é o mesmo de anos da franquia, o que simboliza que eles tão falando com você espectador que eles leem parte do que vocês falam), esforço, superação e um plano, tornando a vitória deles merecida e o movimento "especial" em uma "real" recompensa (aliás o corte inteligente de cena pra guardar o movimento pra uma cena chave foi outra coisa genial).
O episódio dezenove Atirador Perfeito (Pertect Sniper) é um dos mais geniais e melhores episódio da franquia em anos! Mais um episódio de sniper, mas que dessa vez passou toda a tensão do confronto de dois franco atiradores, o drama, a batalha psicológica entre Hiroto o Alus que tenta traçar paralelos de sua vida a do Hiroto! A tenção da batalha e o fim daquela maneira brutal! Foi a cereja do bolo (sem piadinhas, sem frase de efeito, só uma execução simples, direta e raivosa).
Aliás os episódios 20 e 21 são tão excelentes quanto em como apresentam o trauma do Hiroto é nos seus símbolos (prestem atenção ao Gundam "chorando" ao luar ou "sujo" tudo é um indicativo do que houve e das emoções dos personagens, tudo indicado de forma sutil via as imagens e interpretações, tudo lhe sendo mostrado sem uma palavra dita sequer!).
Dito isso tem várias recompensas menores que se prestar a atenção, fazem a trama fechar redonda e sem perguntas sobre nada, tudo lhe é respondido e lhe entregue e se prestar a atenção, você será recompensado (como a segunda conta de uma certa doninha amante de Zeon..., problemas técnicos de tecnologias da franquia Gundam em que no passado não se prestaram a atenção a "lógica" e agora tomaram todo um cuidado pra diferenciar; é pra quem ainda não notou to falando das questões de Trans-am entre geradores GN verdadeiros e falsos, entre outras coisas).
A penúltima cena é tão humana e tão realista! Um simbolo de o quanto as guerras machucam, mas as pessoas estão geralmente dispostas a recomeçar, reconstruir e perdoar.

Foi mediano
Olha eu engulo a população "fury", eu engulo os um olho, eu até engulo mais uma IA maluca no universo de gundam...mas o Cuadorn...eu sinto que eles forçaram um pouco os limites pra dar um elemento que liga-se o "antes e depois" de Eldora (pra mim poderia ser uma IA, um cyborg ou até o ultimo dos habitantes originais, mas uma criatura sagrada dragão? É "caído"?) Tá a parte que não engulo é o design é o que montaram, mas quanto a sua função e "responsabilidades" não tenho muitas criticas pois a narrativa precisa de um elemento que conhecesse o antes de Eldora e fosse ligado ao Alus, mas o design e "poder" aí tenho meus problemas...
Os designs dessa vez e em especial na segunda metade não foram muito bons e temos alguns designs que ou na vida real ou anime a gente fala meu deus o que tinham na cabeça ao inventar isso? (como o Nepeight, Wodom Pod+, Eldora Daugthress, Eldora Windam e Reverse Turn X); mas se tinha belezinhas prontas pra tentar arrancar o dinheiro da sua carteira (Valkylander EX, Try Age Magnum, 00 Sky Moebius, Mobile Doll May, Core Gundam II e Uraven e Juptive), então, muito pela melhora de alguns modelos antigos como o Valkylander, eu fico no meio nesse quesito.
Esta é a serie mais fraca quanto a musica incidental é..., não sinto a menor falta disso, eles tiveram grande "sorte" nas escolhas de musicas e se aproveitam bem das canções pra compensar isso é fazer a troca de Twinkle por Heartfull foi algo preciso e ainda mais no episódio que foi! (aliás outra genialidade nisso era como "entravam" ou "pausavam" as canções na hora exata, o que adicionava "dramaticidade" as cenas; então isso é mais um aviso pros amantes de canções incidentais, pois tirando um flamenco que é o tema do Seltsan? O resto da trilha incidental é esquecível, mas não se torna num problema.
Aqui se tem uma das melhores participações de personagens de materiais adicionais (suas maquinas aparecem e tem suas vozes aqui, mas pra trama central eles não influenciam em coisa alguma; o que mantém a questão da "integração" de material adicional é perda de tempo, mas não enganem aqui pode ser o segundo melhor aproveitamento depois de Seed na franquia, mas ainda falta algo chamando a trama paralela pra servir de algo..., pra não sentirmos nos público ou com tempo perdido por ler esse tipo de material ou como a presença deles serem cameos de "luxo".
Foi ruim
Já disse antes que era difícil ver uma serie que exige ver uma predecessora tão fraca??? Não vou mentir que por causa da trama dos ELS e de um pessoal que aparece no final, você vai ficar com a sensação de algo faltando ou mal explicado, com o todo aqui apresentado, se torna essencial ao menos ver uma certa parte de Build Divers, mas vou explicar isso melhor na conclusão.
OK Bandai, vocês ouviram gente como eu e passaram a ter opções o Core Gundam que quiser separado ou somente a armadura, isso foi excelente! Mas sabem qual o problema que ficou??? Em TODOS OS KITS SEPARADOS, as armas que são exclusivas de cada core SÃO VENDIDAS EM SEPARADO!!! Isso é cobrar duas vezes pra ter algo completo!!! E piora por nomes pros conjuntos de armas como Injustice ou Neptune e ainda por cima deixar as caixas dos cores com todas as armas na capa e vender essas armas "exclusivas" que tão na capa com outro nome e em outro pacote, isso não ajuda em nada o consumidor.
Isso aqui não seria uma serie da Sunrise/TOEI se não tivesse erros de continuidade e sendo sincero só notei dois "graves" em todas as duas temporadas: no episódio três o Core Gundam tá com a perna do Core Gundam II na cena de mudança de armadura (uma visão do futuro ou mais um erro de continuidade!?) e no episódio 26 um certo Core armor que não era pra estar lá "brota" do nada...
Conclusão
Só recapitulando eu já falei da serie predecessora e da temporada anterior, não dá pra assistir isso aqui sem ao menos ter visto a temporada anterior, as duas temporadas juntas até dá pra vê-las sozinhas mas no fim irá ficar a sensação de algo faltando, então vai a minha sugestão, a serie tem dois pontos "bons" de pausa, que são os episódios nove de Re:Rise (em que a May revela um segredo) ou o vinte e três (em que eles vão ter no episódio seguinte o desafio de um time com o mesmo nome!?), são bons pontos de se parar e ver Build Divers; só que muito mais com a função de complementar conceitos e personagens apresentados novamente em Re:rise e tornar a sua experiência mais rica.
Tenho bem ciência que Divers é uma serie no mínimo bem mediana, então se sua experiência tiver difícil, o meu conselho ou veja do episódio 13 ao final de Divers (pois é o começo da saga da Sarah que vai até o fim da serie e apresenta um certo personagem) ou não se force e procure resumos e informações de plot sobre divers, pois assistir Divers é mais um programa opcional pra melhorar e curtir mais coisas de algo que já é naturalmente bom.
Dou a ela a nota 10, é uma grande serie como poucas que se acha hoje é um grande programa que consegue trazer a "sub franquia" Build de volta ao trilho do "fã service" com coração é uma serie altamente recomendada pra se ver com a família sendo fã de gundam (que vai ter muita coisa extra pra você), mas também é altamente recomendada pra não fãs também(ou quem não sabe de nada de gundam) .
E me despeço lembrando um meme que tem que ser protegido!!!

Disponível no Youtube (legendas em sete idiomas)
Disponível no Crunchyroll (legendas em português)


Trailer
Trailer Final (contém spoilers grandes)
Links Uteis
Site oficial de Gundam Build Divers Re:rise (em japonês) Site da B11(tv do japão) de Gundam Build Divers Re:rise (em japonês) Wikipedia de Gundam Build Divers Re:rise (em inglês com guia de episódios) Gundam Info (página oficial no Youtube) Gundam Build Divers Re:rise Season 2 no Myanime List (em inglês informando a equipe técnica e elenco)