Gundam a serie original chega a Crunchyroll
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Gundam a serie original chega a Crunchyroll


A Crunchyroll anunciou ontem a inclusão da serie original de 1979 de Gundam no seu catalogo é meio que internet brasileira lembrou que Gundam existe (mesmo há anos várias outras series da franquia terem "passeado" pelo país! Mas. sim! Temos o fato inédito que a serie original chega ao país de forma legal pela primeira vez nesses 40 anos!).


E como diferente dos outros meios, por estar dando a noticia após o lançamento, eu tenho algumas coisas boas e ruins a falar desse lançamento. Vamos as coisas boas primeiro! O que recebemos aqui é uma remasterização de 2001 (que foi feita pra o lançamento no Cartoon Network americano, eu falo disso no meu review da serie e dos filmes se quiserem saber mais vejam aqui) com imagem renovada em "HD" e algumas melhorias no som e na imagem de cenas mais "degastadas" com o tempo.


O que leva a uma "má noticia"; muitos fãs dedicados notaram que a serie de 43 episódios tem na Crunchyroll um episódio a menos. E esses fãs vem tentando desfiar o fio que eu já tinha desenrolado faz tempo! Mas não ligaram os pontos! Então vamos agora ser bem claros e diretos. Isso leva aos tempos do lançamento em home vídeo ocidental de Gundam pela Nozomi (empresa da Right Stuf) em 2006, na época a Sunrise e a Nozomi conseguiram resgatar a master que o Cartoon "renovou" em 2001 e decidiram "juntar" com os filmes de 1999 que o Tomino fez renovando a serie pra fazerem uma "versão definitiva" de Gundam (tanto em filme como em serie relançando juntos mas em dois pacotes, com as já renovadas duas opções no ocidente); só que o criador da franquia Yoshiyuki Tomino fez duas demandas pra esse lançamento: uma foi a correção das legendas no começo da versão em inglês do filme que por um erro do CN e da Sunrise reaproveitaram uma legenda velha que continha erros e coisas que não batiam com Gundam The Origin e isso foi prontamente feito; já a segunda foi polemica, ele proibiu a exibição do episódio 15 A Ilha de Cruz Doan (seria algo próximo disso em português o titulo do episódio em inglês é: Cucuruz Doan´s Insland; se não notaram tem um errinho de tradução vindo da "literal" tradução do título em Japonês: Kukurusu Doan no Shima, que por sua vez vem meio dos japas duplicarem o som de Cruz ao falar e vamos ser sinceros não é o único erro de algo vindo da língua inglesa que tem na série...) e pediu a remoção do episódio; nos DVD´s e BD´s da serie pode ser encontrado esse episódio nos extras, que foi o modo que o Tomino autorizou; segundo o que o próprio Tomino disse, o motivo da remoção do episódio é por ele ser "inútil" (e vamos ser sinceros... ele é inútil! Basicamente enquanto a White Base cruza o oceano, Amuro acha uma ilha contendo um sinal é um soldado naufrago; de lado não identificado; e esse soldado estava a meses sem saber a situação da guerra, mas ao notar que foi resgatado por soldados da federação, o soldado Doan de Zion tenta enfrentar a White base com... um Zaku que não anda... a solução da White Base? Só desviar e deixar o naufrago na ilha e ir embora...).


A serie já se encontra no serviço da Crunchyroll com a versão home vídeo de 42 episódios, disponível com legendas em português e também pra quase todo o planeta também (a Crunchyroll, disponibilizou esta serie pra toda a América, África, Europa, Oceania e parte do Oriente Médio). E antes de terminar... Na minha análise de gundam já tinha falado da questão do episódio 15, estou deixando nas fontes desse post um link confirmando o mesmo fato! (de novo!)


Trailer (É se não notaram? É "Optimus Prime" fazendo propaganda de Gundam...)

38 visualizações0 comentário
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page