• Senryu

Gundam 00 Filme: A Awakening of The Trailblazer.

Publicado originalmente em Makai Knights em 25/01/2011

Como a Sunrise adora lembrar e esquecer coisas (como os OVA de Wing saíram em formato de filme e com cenas novas em 2002; tecnicamente ele não foi pensado pra ser lançado no cinema, mas foi "melhorado" pra isso) e no lançamento desse filme saiu afirmando que era o primeiro filme original de Gundam desde Gundam F91 após 19 anos (fatos engraçados se a serie de 00 for lançado pela Loading após Junho de 2021. Adivinhem o que vai ter feito aniversário nessa data? Os dezenove anos da estreia de Gundam Wing no Brasil (2002).


A Awawening of Trailblazer foi um filme já pensado e planejado desde antes do fim da serie de TV (ao ponto de ter anuncio no fim da serie); muito devido a serie já ter sido vendida ao exterior (USA e Europa) antes do seu final, com isso a Sunrise apostou no potencial desse filme no Japão e em home vídeo no exterior (aliás o ultimo lançamento da Bandai Entertaiment da América foi esse filme!).


Mas antes de ir pros meus pontos, tenho que alertar três fatos. Um o filme está vindo junto com a serie ao Brasil via Loading TV (e engraçado que mesmo alertada a Crunchyroll nunca comprou o filme de 00, por isso ele é inédito por vias legais no país ), o outro fato e que pela primeira vez na franquia é tratada a existência de ETs (podem discutir que Seed tratou disso, mas é um assunto tão obscuro dentro da própria franquia que só é citada 3 vezes em 98 episódios!) e pra terminar que este filme é altamente não recomendado pra quem não viu Gundam 00, tem várias citações a fatos e cenas que graficamente rementem a momentos da serie é o entendimento é seriamente afetado sem ter visto as duas temporadas.


Foi bom

  • A animação e cenas de ação são fabulosas como nunca antes visto na franquia!

  • Lado bom tem ótimas canções novas (em especial Tozasareta Sekai), o lado ruim e que tem várias reciclagens de musicas da serie, mas todas remixadas e muitas em arranjos melhores que o da serie, o que mostra um pouco do gênio de Kenji Kawai, pois mesmo trazendo várias musicas antigas, elas soam como inteiramente novas.

  • O filme dentro do filme! Pra mim o "filme" Celestial Being soa bem como uma auto critica a coisas que fizeram na segunda temporada, você assiste dentro do filme a Sunrise fazer uma piada com si mesmos e como uma dose de zoação com a Trigger e sabem o que é mais hilário disso tudo? A reação do Saji! E a melhor piada do filme!

Celestial Being! O filme dentro do filme! Você ao menos leva dois por um!
  • Se quer ver um filme de ação? Vou te dizer que está no lugar certo, pois vai ter muita ação desenfreada no filme (lembra muito o estilo de ação da franquia Seed, muita pancadaria e algumas cenas de dialogo).

  • Os novos Mobile suits são muito bonitos com destaque aos Braves, Zanbaya, Raphael e Quan(t), os designs soam como evoluções das maquinas já existentes é o resultado em tela é muito bom.

  • Os Soul Braves e Graham (este voltando a lembrar seus tempos da temporada um e se redimindo nesse filme) roubam um tiquinho do filme para eles.

  • Os Sacrifícios que acontecem no filme não são inúteis, geram cenas boas e emocionantes cenas.

  • O roteiro tem muitos assuntos e ele são até bem desenvolvidos ao longo do filme, além da mensagem de paz através do entendimento que é muito bonita, mas meus problemas moram no final e nos ELS.

O que foi ruim

  • Fan service mal feito usando máquinas velhas; por um lado temos Setsuna usando um Flag (e essa até gera uma cena foi muito maneira), do outro temos um copiar e colar de todas as máquinas que já apareceram na franquia inteira de 00 no lado da federação, só pra dizer que tão tacando até a pia da cozinha é essa reciclagem até aceito, meus problemas moram com o Dynames...(OK ter unidades velhas como suporte, mas eles mesmos no filme pra justificar o "show de pilotagem" do Setsuna com uma unidade "ultrapassada"? Eles usam a desculpa de não queriam assustar o público aparecendo com um Gundam, mas pra fins de fan service mandam um Gundam velho buscar Allelujah e Soma!?

  • Descartes Shaman se esperava muito mais dele no filme por causa dos trailers, mas só serviu pra ser "o outro lado da moeda" do Setsuna (enquanto Setsuna tentou resolver o conflito o tempo todo com diálogo, o Shaman era a representação da força e no fim teve um fim realista para quem procura resolver coisas assim contra algo muito mais forte e numeroso).

  • O design dos ELS foi feito com o propósito de fazer algo bem diferente (ou seja pra passar bem longe de macross), mas foi esquisito verem eles enfrentarem um monte de pregos, garrafas e imitações de mobile suits e cruzadores.

  • A conveniência da missão dos ELS; OK que em outras ficções fizeram raças inteligentes que são simbiontes como os Trill de Jornada das Estrelas, mas justo o primeiro contato tem que ser uma espécie simbionte que encontra exatamente o que precisa aqui? No exato momento em que se tem uma máquina que pode se comunicar com eles? É no exato momento em que uma nova evolução da humanidade surge é ainda essa evolução é compatível com eles!? Filme vocês abusaram das coincidências!!!

  • O final é absurdamente corrido e fica difícil de compreende-lo (para poder entender direito, eu precisei da combinação de: um computador quântico, um Gundam ultra apelão, as maiores inteligências da terra e meu celular pra poder entender o fim do filme! Brincadeirinha a parte! Mas precisei ver o filme 2 vezes e com pausas, para entender o flashback dos ELS e compreender a real situação deles).

  • Ainda falando fim do filme ficou meio que um tapa buraco a cena de flashback do Aiolia, mostrando a verdadeira intenção dele com o plano foi algo que complementou um buraco na história e foi algo meio "realista". Uma simples intenção de que as chamas da guerra fossem extintas na terra pra que o homem evitasse a sua auto destruição e fosse colonizar e explorar o espaço, virou a espera pelos diálogos com nossos "vizinhos" que habitam o espaço.

Conclusão


O tempo não foi muito piedoso pra mim com esse filme, vendo hoje em dia fica mais claro que aqui tenta ser um meio termo entre as temporadas um e dois, mas ele falha miseravelmente com o fim absurdamente corrido, ao ponto de quase jogar a mensagem pela janela! Por ela ser difícil de se entender de como se chegou ao entendimento!


Pra novos fãs, ou se quer iniciar em Gundam com algo curto? É altamente não recomendado por ter vários elementos que a precisam de conhecimento prévio (é esse filme desarma uma das principais vantagens de 00, a falta de conhecimento prévio!). Mas se viu Gundam 00? se gostou da serie? E a acha interessante ou só quer ver mais? A coisa muda de figura pois salvo o final do filme? Ele ainda é uma boa diversão pra quem viu a serie e um complemento contendo uma mensagem bela.


Dou a ele a nota 7,5; são duas horas de filme é tudo antes do fim era divertido e eu entendia a sua função o porque de estar ali e já tinha um "mapa" do que queriam de mensagem, daí em uma sequência brusca e extremamente apressada, eles quase jogam o filme fora! Não adianta ter a mais bela das mensagens se faz isso de modo atropelado. É no fim isso acaba sendo uma pena o filme é muito bem acabado e que apesar de muito direcionado, nos sabemos o direcionamento da mensagem, mas ela é entregue de um modo muito ruim.


Disponibilidade; no Brasil está pra chegar na Loading TV em 2021 (mas sem data exata e ainda tem a serie de TV na frente) deve ser exibido dublado e vai ser a segunda estreia de uma serie Gundam e de um filme Gundam no país!


No exterior teve um excelente lançamento pela extinta Bandai Entertainment da América (com um raro disco de cotinha várias opções pra se escolher ver o filme indo desde de Karaokê sing alone a extras como os curtas SD), esse lançamento se esgotou e é bem raro hoje em dia, mas o filme foi relançado pela Nozomi/Right Stuff e está bem fácil de se achar em home vídeo no exterior.

A banda toda junta de novo!
WTF! ???? O que diabos é isso! Se não viu a serie e nem prestou atenção em alguns detalhes pequenos? A questão vai continuar...

Trailer

Links Úteis Gundam 00 Oficial page (em japonês)

Página Oficial do filme (em japonês)

Gundam 00: A Awakening of the Trailblazer no Wikipédia (em inglês)

Gundam 00: A Awakening of the Trailblazer no My Anime List (em inglês)

Loading TV

Posts recentes

Ver tudo