• Senryu

Gliter Force Doki Doki

Atualizado: Mar 8

#DokiDokiPrecure #GliterForce #GliterForceDokiDoki #saban #anime #precure #toei #netflix #brasilanimecafe

Originalmente publicado em Maki Knights em 03/12/17

Os detalhes se tornaram mais recentes, mas diante do desastre de Gliter Force a TOEI tomou medidas sérias pra tentar salvar a franquia!, como supervisionar todo o trabalho da primeira metade da adaptação ocidental e num segundo movimento ela resolveu recomprar os direitos da franquia e produzir por conta própria todo o resto da segunda metade (assumindo os direitos no ocidente, mas acho que foi mais um movimento mais pra evitar a confusão que por exemplo Pokémon tem!, com os direitos dos filmes de 4 a 9 estão com a Disney e com isso a Viz/Pokémon Company por exemplo não puderam usar o fim original do filme 20 e tiveram que reedita-lo no ocidente e talvez com isso a TOEI ficaria em paz se continua-se por conta própria distribuindo a série e sem preocupações com os filmes da franquia que muitos dos recentes tem encontros de várias "precures" de várias outras séries!).


Aliás algo que acho engraçado é que a imprensa recebeu bem Glitter Force e mal falou de Doki Doki, mas sinceramente eu entendo os fãs e entendo as suas criticas!; aliás mais outro fato curioso; a Saban continuou creditada na segunda temporada mesmo mal trabalhando nela!


Foi bom


  • Acho que muito dos erros da série anterior foram corrigidos aqui, mesmo no original a série sempre se focou mais nos adolescentes, além de ter uma adaptação sem termos forçados e feita de modo bem competente!

  • Trazer pra dublar no Rio de Janeiro foi uma ótima decisão pra série! já era bem dublada na primeira temporada, mas na segunda temporada ficou ainda melhor!

  • A atriz que fazia a Rachel/Rikka de começo parecia perdida, mas com o tempo se tornou a melhor do elenco foi um grande crescimento em interpretação!

  • A série tinha uma protagonista melhor e muito mais "realista"!, é a série no geral colheu bem os frutos disso é a dubladora da Maya/Mana passou muito bem o positivismo da personagem sem soar forçado!, dominou otimamente o papel do inicio ao fim da série!

  • Manter algumas coisas da tradição japonesa com respeito e sem cortar foi uma ótima decisão em especial o episódio da cerimônia de chá! sincero, engraçado, divertido e falando direto ao público!

  • As musicas mantiveram a boa qualidade!

  • Apesar de "forçado" como apareceu o vilão final, eles souberam bem ver os vazios da série anterior e dar conteúdo numa boa "lição final" e com isso dando um fim satisfatório, de certo modo apesar de temas diferentes e "abordagens diferentes" das duas séries!, no fim elas acabam tratando do mesmo assunto! que é negativismo e sendo sincero!, Doki Doki soube ser mais direta e franca no assunto e ainda por cima falando pra um público certo!


Foi ruim


  • Sinceramente séries que sofrem de gigantismo, eu não sou contra resumir episódios ou fazer cortes!; no Japão mesmo algumas das mais populares sofrem cortes pra se transformarem em "versões em filme", se em Glitter Force/Smile Precure! o corte final ainda ficou grande, aqui as vezes sinto que se tivesse mais uns 2 ou 5 episódios à mais pra desenvolver melhor o crescimento emocional e de poder das "Precures"/"Glitter´s" estariam de bom tamanho, pois algumas personagens na série original demoram mesmo pra superar certas coisas e na adaptação acabou forçado por causa dos cortes como foi por exemplo com a Maya/Mana e Clara/Alice.

  • Na próxima adaptação sejam mais sinceros!, não reclamo de adaptar certos nomes pra ficar mais fácil pro público!, mas mexer em nomes que não precisavam!?, eu sinceramente acho que com o trabalho que fizeram em Doki Doki dá pra tanto o original quanto a adaptação conviverem juntos!

  • Corte de um episódio dedicado à Makenzie/Makoto (aliás sério mudar um nome tão fácil de lembrar!; só relembrando...) fundamental pra trama e sinceramente "misturar" pancadaria a lá Dragon Ball com musical na versão japa deu muito certo! (aqui!? virou cena sem sentido de flashback!!!)

  • Falta de coragem em desenvolverem o romance entre Ira e Rachel/Rikka, eu achei algo interessante, mas que ficou largado no fim da série e no final não andou absolutamente nada!


Conclusão


Aqui temos uma mudança do esgoto para o vinho, a produção melhorou muito, o cuidado com a dublagem e nos demais detalhes foram ótimos e me fazem esperar que renda frutos!, mas realmente entendo a dificuldade de recomendar uma série que tem uma entrada tão ruim e uma segunda série tão boa (mesmo tendo tramas que não se conectam), talvez o melhor seja veja Doki Doki e ignore Glitter Force (em termos de enredo não faz diferença mesmo!).


Eu daria uma nota 8 tanto ao original quanto a Glitter Force Doki Doki, ambas as séries são agradáveis de se ver, com um bom elenco, com uma boa história, talvez a Glitter Force Doki Doki tenha vantagem sobre o original por encurtar a enrolação para o poder total das "Precure´s"/"Glitter´s" que o fim da série original tem, mas ao mesmo tempo se perde um pouco de carga emocional é com isso é um raro caso que você ganha algo com qualquer uma das duas séries!


Num mercado "dominado" por Miraculus Lady Bug e Winx é bom ver algo "mais tradicional" do mahou shoujo, se a TOEI souber adaptar bem e manter esta parceria com o Netflix acho que pode encontrar o seu espaço no mercado!, só na minha opinião seria bom abandonar o nome Glitter Force e abraçar o nome original no ocidente Precure!/Pretty Cure.


Com uns acertos aqui e ali (quem sabe!?, manter o nome Pretty Cure!, sabedoria ao adaptar os episódios, manter a boa adaptação de nomes e ir sem inventar onde não precisa), acho que conseguem cimentar o lugar da franquia no ocidente!

Disponível no Netflix (dublado ou legendado em português)

Definitivamente alguém sabia com o que tava trabalhando!
Até vilões tem suas horas de lazer!

Trailer

Links úteis

Site dedicado a franquia Pretty Cure! (em japonês)

Wikipedia com todas as séries e "precure´s" até o momento (em português)

Site oficial Glitter Force Doki Doki/Doki Doki Precure! (em japonês)

Wikipedia em inglês Glitter Force Doki Doki

Canal oficial no Youtube

Lista de episódios de Doki Doki Precure! e "guia" Glitter Force Doki Doki (o problema da adaptação com relação ao original é que muitos episódios foram cortados e editados dentro da continuidade de outros, as vezes temos dois episódios em um só! E as vezes um inteiro foi eliminado por completo! ou as vezes até três episódios se tornaram em um único!, pode parecer ruim isso?; mas neste caso foram muito bem editados e na maior parte não se tem perdas na trama, mas se deseja ver "o que perdeu" este é um ótimo guia!).

122 visualizações

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com