• Senryu

Evangelion Death (True) ²

#anime #Evangelion #EvangelionDeathTrue2 #Netflix #Gainax #filme #ProductionIG

Este filme tem uma história um pouco engraçada; logo após o fim do anime a Gainax e o Hideaki Anno começaram os preparativos pra fazerem o filme End of Evangelion, eles já estavam com os preparativos bem adiantados, quando tiveram alguns atrasos na finalização da produção. A solução pra acalmar os fãs!? Uma bem a lá Sunrise, eles pegaram financiamento com SEGA e a Production IG e resolveram que fariam três filmes resumo, dois deles recontando a serie sem nada novo é o terceiro atuaria como uma ponte entre o fim da serie é o filme End of Evangelion.


Assim nasceu o projeto Death & Rebirth onde seria um único filme, mas exibido com se fosse em dois atos, um seria a parte Death dirigida pelo Masayuki que pegaria várias cenas da serie (a maioria redesenhada) e elas serviriam de resumo pra serie e Anno faria a parte Rebirth que teria o uso de algumas cenas prontas do End of Evangelion, junto de algumas cenas cortadas e não usadas no fim da serie, a intenção do final era contar a história como se fosse um quarteto de cordas (com histórias de Shinji, Asuka, Rei e Kaoru).


O resultado final? Foi a revolta dos fãs pelo corte bem confuso, a Gainax ciente disso resolveu fazer um segundo "corte" desse filme chamado Death (True) com somente o Masayuki dirigindo e adicionando mais quatro minutos de animação e posso lhes adiantar que também não foi um sucesso, o que levou a Gainax a uma terceira tentativa no lançamento pra TV pela WOWOW em 1998, com Masyuki novamente fezendo novas edições é esta se tornou na versão que chegou ao Netflix chamada de: Death (True)² (mas o engraçado e que ela foi feita em 1997 e só foi lançada internacionalmente em 2015).


O que me leva à lembrar que em 2005 a Gainax resolveu juntar partes desse filme no projeto Renew of Evangelion (que foi a versão da serie de TV que passou no Animax) que regravou a serie de TV em HD, mudou os encerramentos e fez melhorais de imagem; além disso os episódios do 21 até o 25 receberam várias cenas adicionais vindas desse filme, resultando num novo corte (corte esse que está em versão "similar" no Netflix, exceto por mudanças nos encerramentos, que foram modificados novamente, devido a problemas de direitos autorais).


Sobre os meus pontos de sempre? Vai ser bem rápido pois certos problemas que ele tem, a serie tem em comum e outros são próprios dele.


Foi bom

  • Quer saber mais sobre a Misato? Esta é a obra de Evangelion pra você! Pode até ter umas partes curtas com ela, mas elas revelam muito do psicológico da personagem.

  • Tem algumas cenas novas, muitas vindas de cenas descartadas da serie de TV e da pré produção do filme End of Evangelion, mas sinceramente a montagem aqui ajuda muito você nota-las, então não se tem uma sensação de repetição nessa mistura de imagem novas e antigas.

  • Junto com o End of Evagelion é uma das melhores produções pra entender o estado mental da Asuka antes da serie, durante e no começo de End of Evangelion.

  • Isso aqui explica muito melhor as decisões e escolhas do Kaoru do que a própria serie, só por colocar as cenas no contexto do Kaoru (e não como foi na serie: com Shinji reagindo ao "caos" que houve).

  • A parte da Rei ajudada tanto a entender uma certa decisão chave do episódio 21, que ela acabou sendo inclusa na versão renew; vamos dizer que já deixa o contexto aberto as "Rei´s", mas tenho que admitir que quanto a saber mais da Rei, o filme End of Evangelion faz essa tarefa de um modo bem melhor.

  • É um excelente complemento pra serie de TV.

Foi Ruim

  • Nesse "quarteto" de cordas as partes com o Shinji são as mais fracas de longe.

  • Se quer um resumo? Este filme não funciona assim.

  • Se quer mais sobre Gendou e Seele vai pro End of Evangelion.

  • A montagem desse filme; mesmo tendo sido modificada três vezes é extremamente confusa pelas idas e voltas.

  • Eu acho este filme mais como uma "metáfora de ligação" entre o End of Evangelion é a serie do que "ser" um novo fim (que foi um dos objetivos do filme).

Conclusão


Comentar sobre este filme vai ser bem rápido! Mas não tão previsível quanto vocês devem estar achando! De começo você já desconfia que tem algo bem errado quando se fazem três cortes e cada corte ganhou um nome diferente; é sinceramente como resumo é um "novo final"? Este filme falha miseravelmente, mas o engraçado desse filme é que ao errar o alvo, ele acaba acertando em outra coisa diferente; é nessa diferença é onde ele fica muito bom! É em funcionar como complemento!


Se você viu a série no Netflix (ou em outro lugar), leu o mangá ou então viu o renew até o 3.0)? Acho que isso pode ser mais prazeroso como um complemento, pra que você possa aprender mais sobre contextos e pensamentos dos personagens; nisso este filme é ótimo, pois como disse lá em cima você entende muito mais sobre a Misato e tem "adições" tão boas sobre Rei e Asuka que tudo foram reutilizados em "outras obras" e nesse aspecto é um ótimo filme.


Mas tenho que levar em conta que não era o objetivo desse filme ser um "DLC" pra serie de TV, e que ele foi trabalhado como resumo e apresentação do lore. E nesse serviço ele é horrendo e incompleto.


A minha nota pra ele seria 6,5; Death (True)² é um ótimo complemento pra quem é já iniciado na franquia pois: ele se aprofunda em alguns personagens, tem a mudança de perspectiva do Kaoru (é se na série fosse assim? Seria tão melhor e com tanto mais sentido os acontecimentos), além disso reforça bem as lembranças é o momento de cada um no filme End of Evangelion; só que por outro lado se você for novo em Evangelion!? Só evita isso daqui e lembre pra voltar só se você gostar muito de Evangelion, pois claramente foi feito pra fãs e principalmente pra quem tem conhecimento da franquia e meio me repetindo aqui, como complemento ele é ótimo. Mas pra te apresentar EVA? Ele é vazio pois ele te exige ter um conhecimento prévio básico dos personagens, do mundo e da franquia.


Sobre disponibilidade, A Netflix o adicionou mundialmente junto da serie de TV e o filme End of Evangelion, o que faz um ótimo "combo". Você se for assinante da Netflix pode acessa-lo por aqui, ele se encontra com opção de dublado em português ou legendado com o idioma original.

Olha a faca!!!!
Gainax e suas câmeras esquisitas e ângulos mais esquisitos ainda!

Trailer

Links Uteis

Evangelion Death & Rebirth no Wikipédia

Evangelion Death (True) no IMDB

Evangelion Death (True)² Netflix

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com