Canaan (428: Shibuya Scramble anime)
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Canaan (428: Shibuya Scramble anime)

Atualizado: 4 de abr.

Falando do distante 2022. Fica difícil indicar qual ponto fez este grande projeto multimídia falhar tão miseravelmente 3 vezes! (2009, 2011 e 2018). O jogo que é a base deste projeto é o 428: Shibuya Scramble que foi escrito por Kino Nasu e Takashi Takeuchi (que fez o design de personagens do anime também), o jogo pra critica foi um imenso sucesso; ao ponto de conseguir várias notas boas, elogios e levar uma nota perfeita da Famitsu, uma nota bem rara na revista. E teve um anime pra promove-lo que foi feito ao mesmo tempo pra continuar a história e promover um "jogo final" que concluiria a "trilogia". Mas o jogo fracassou no lançamento pro Wii em 2008, o anime fracassou no home vídeo em 2009 (os primeiros volumes venderam bem, mas o resto naufragou feio em vendas) o game fracassou novamente em 2011 num movimento que teve o lançamento em mangá, novel e o relançamento do jogo pra PSP e Playstation 3. Pra anos depois em 2018 se tem o relançamento em HD do anime e do game no ocidente (pra Playstation 4 e PC/Steam). No fim o game nunca ultrapassou um total de vendas de 200 mil no mundo inteiro e foi considerado um grande fiasco pela SEGA (mesmo conseguindo grandes elogios da critica em todas as versões). Pro fracasso de vendas talvez possa ter contado o tratamento com todas as cenas serem de fotos reais (uma escolha altamente elogiada pela critica; mas que pode ter dado um ar de jogo "barato" ao público e tê-los afastado), conte com o fator do anime ter atrasado quase sete meses (por motivos nunca revelados; mas conte o fator do jogo ter sido feito a "toque de caixa" com um "inferno" de só 2 meses pra tirar fotos nas locações e não terem tido tempo pra conseguir nenhuma licença pra fechar ruas e locações. E tendo depois somente 3 meses pra editar e selecionar o material que foram perto de 120 mil fotos...; já acho indicativo que já no game o prazo foi muito apertado visando lançar ainda em 2008!). Pro anime Mari Okada foi escolhida pra fazer o roteiro e o experiente Masahiro Andou dirigiu.


Vou direto aos meus pontos pra que você conheça um pouco dos fatores de sucesso e do fracasso comercial deste anime.

Foi Bom

  • Um roteiro ágil, que em 13 episódios desenvolveu bem os personagens sem enrolar.

  • A parte musical é boa (destaque pra abertura mind as judgement)

  • A interação entre as 3 protagonistas é muito boa (Canaan, Maria, Alphard) isto ajuda a história ir rápido e constante no fluxo de informações.

  • As descobertas são bem dinâmicas e as viradas veem repentinamente é são bem armadas, este crédito tenho que dar a Okada.

  • Canaan e Maria melhoram no arco final. Mas aqui temos muito aqui da "trope" de: o que faz um grande herói e o vilão que ele tem! E Alphard é uma grande vilã que domina a cena na série inteira! Ao ponto de fazer em 90% do tempo nossas heroínas parecerem "inúteis".

  • Tem um motivo de ficar nesta serie no começo e muito vai ser em razão do trio principal de vilões.

  • A ação é ótima.

  • Por um lado temos o de sempre da Mari Okada aqui. Mas o fator que te faz permanecer aqui mesmo sendo uma obra dela??? São os recheios. Tem ótimos personagens aqui, o cenário é fabuloso (ele é bizarramente atual pra crise que tivemos do vírus C), a história te mantém e os vilões são fabulosos (meio já sabendo o destino deles...por ser uma obra da Okada... ou seja se não conhece? Melhor não saber; avisado spoilers eles vão todos morrer e se ferrar junto com os mocinhos...)

  • Bons secundários que servem bem de "escada" aos protagonistas (como Lin Qi e Yunyun).

  • Pra uma história da Okada até que tem boas surpresas no fim.

  • A trama é cheia de mistérios que vão todos se encaixando perfeitamente com o tempo sem deixar nenhum "furo" (bom posso dizer entre aspas pois algumas detalhes da trama como o ocorrido em Shibuya, o pai da Maria, entre outras coisa são referências claras ao jogo).

  • O final é bom (apesar de deixar uma margem pra uma continuação, não dando muito spoiler).

Foi Mediano

  • Aqui coloco só um item. O fan service por um lado ele rende ótimas piadas e consegue quebrar o clima pesado de algum episódios de modo a não deixa-los pesados demais, por outro temos algumas cenas bem "gratuitas" pelo simples motivo de manter o público "atento" e estas cenas não pegam bem. O que faz o fan service aqui se equilibrar pois não chega a ser um problema e as vezes funciona bem.

Foi ruim

  • Os dois primeiros episódios são meio devagar (quase como uma "introdução" ao cenário e aos personagens).

  • Canaan e Maria não chegam a ser péssimas protagonistas (porém em ao menos em 2/3 da serie você vai ver o básico do básico da imitação das obras do Nasu feita por outros escritores; leia-se o bom e velho casal do protetor e do protegido, fazendo as mesmas coisas de novo e de novo); o que ajuda em muito Canaan a funcionar é a trama ter 3 protagonistas é o fato que a coisa fica estilo Okada no arco final, aqui ajuda um pouco.

  • Sabem que Mari Okada está escrevendo aqui; então já te alerto que a história vai seguir o "modus operante dela" = um começo tranquilo, um problema surge e a solução do problema é trágica...

  • Infelizmente a serie não foi lançada legalmente no Brasil e nem na LATAM (LATino AMérica). E não vai encontrar nenhum fansub que não tenha errado nas legendas nesta série (a maioria peca pela falta de detalhes), mas se quiser uma dica? Procure pela legenda do MDAN é a que contém menos erros (o único porém do MDAN diria que é errar quase direto o sobrenome da Maria que é Osawa; o MDAN não se decidia se era OOsawa, Õsawa ou Oosawa até aparecer explicitamente Osawa em um episódio e aí sim se acertarem; no passado já fizeram versão 2 por menos vide Gundam Seed que por 15 episódios erravam o nome do pobre Athrun Zala; aqui eles mantiveram os erros).

  • A serie e o jogo foram praticamente abandonados após o relançamento de ambos em 2018 (podem notar que o site oficial de ambos não existe mais...) O bom e que as vendas foram fracas e ainda se acha muitas unidades físicas do jogo pro PS4 e do anime no ocidente. O ruim e que por streaming só está na Hidive. E ela não atende mais o Brasil (em teoria pode voltar via AMC+; mas mesmo no USA o catalogo do serviço não cobre todas as obras do Hidive...).

Conclusão

Canaan é um projeto multimídia que fracassou por vários motivos. Pressa no lançamento, um marketing mal feito, atraso dos outros projetos (o anime saiu em sete meses depois do lançamento do jogo, o mangá e a novel somente em 2010), "época errada" (pois nesta época series de ação estavam em baixa e começava a onda das Ídolos). No ocidente a cereja do bolo foi mudar o nome do anime pra Canaan e não o nome original (que traduzido livremente é 428: Shibuya Capítulo Especial; mas vamos ser sinceros, ainda assim não ajuda também o nome original; pois fica a impressão dum especial curto e não uma seriado!).


E a coisa só piorou com os "jeitinhos". pro relançamento em 2010 foi lançado pra TV um especial resumindo a serie (a ideia original era um filme resumo mas... o game fracassou e preferiram fazer um resumo de 15 minutos pra ver se atraia as pessoas pros outros materiais ou pra versão completa; porque este resumo só compreende os cinco primeiros episódios). Em 2018 a Sentai resolveu remasterizar a serie e lançar em Blu-ray a serie. E a Chunsoft sentiu que... era o momento de lançar no ocidente a serie pra Playstation 4 e PC, mas sem fazer nenhuma publicidade e vou contar uma novidade! Anunciar pra nicho e se prender somente a nicho... você limita o escopo do seu projeto e aumenta as chances de fracasso pois cada vez mais o circulo de possibilidades de venda se reduzem cada vez mais. Mas isso é uma opinião de alguém de fora... é um "achismo". Mas pra "firmar" este argumento? Eu lhes pergunto? Antes de eu dizer nesta análise. Você sabia que o jogo 428: Shibuya saiu no ocidente? Ou que Canaan existe? E que estes dois projetos são ligados!?


Bem vamos ao assunto que interessa. Esta é uma serie que o fato de rever te auxilia muito. Ao menos pra mim? A cada vez que a revia!? Ela melhora (ou vê-la na época da crise do vírus C foi especial, talvez isto e outra coisa justificam a minha nota no MAL!?). E tem a questão que o começo dela volta muito a fatos do game, em que lhe apresenta o "novo cenário", os personagens e um novo mistério. Este começo em si é bem lento, mas vou lhe falar que ele se paga com o tempo pois isto te ajuda a entender tudo e a todos sem tem que jogar o jogo e deixa a serie mais independente. Aqui temos uma serie de ação e suspense muito bem feita. Mas eu tenho que admitir que.. ela não é pra qualquer um.


Eu ainda mantenho a nota 8,0; pois tenho que pensar no seguinte. Mesmo não sendo vital, aqui tem toneladas de referências ao jogo. Os personagens aqui são consequências do que houve no jogo (em especial no trio de protagonistas: Maria, Canaan e Alphard; muito devido a Canaan não estar satisfeita com a conclusão do ocorrido em Shibuya, Maria por procurar entender aquela que lhe deu coragem de encarar o mundo e seus medos e Alphard por encontrar um novo animo) e não "saber" o que houve lá? Te dá um "lag" em entender estas personagens. E sendo sincero o fato de conhecer o jogo ou rever a serie. Faz o lag sumir; no entanto isso exige algo que nem todo mundo quer fazer.


O que me leva a outra coisa. Eu gosto desta serie e sei que ela é bem difícil de recomendar. Ela tem ao seu favor o fato de ser bem progressista, ter personagens bem marcantes, viradas boas e cenas de ação empolgante. Mas tem contra si o "horror" excessivo em algumas cenas (ao ponto de se ver uma pessoa literalmente derreter na sua frente), o "jeitinho" da Okada (que ao conhecer as outras obras dela te leva a uma espera do momento em que a tragédia vem) e não ter bem um fim fechado (que era planejado pra um jogo futuro que... nunca vai sair...pelos resultados de 3 lançamentos fracassados).


Porém mesmo com estas peculiaridades, esta é uma serie de ação que gostei bastante dela e a revendo me fez ter um carinho a mais por ela. Não vou mentir em dizer que o começo lento, os desníveis de violência direto e as "heroínas apagadas" são fatores que tiram nota e afastam algumas pessoas. Mas se tiver paciência ou os pontos que indiquei te deixaram curioso. É algo que vale a pena ver. Dentro das series que voltei a ver? Esta foi uma das melhores. Além do fato que achei várias coisas interessantes pra falar a mais.


Não disponível por meios oficias na LATAM. Todavia ela teve lançamentos em home vídeo na Europa e no USA e os Blu-Ray dela ainda são fáceis de se achar.

Atualização 04/04/2024

Está disponível legendado na Anime Onegai e entrou na rotação de animes da Play TV passando as segundas feiras às 20:30.

Mulheres, armas e explosões!!!!

Não permitimos seios anabolizados aqui! Oh! Não os remova! Por favor! Faça isso pelo Plot! E pelos fãs!

Trailer

Links Uteis

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page