• Senryu

Black Cat (Gato Preto)

Publicado originalmente em Makai Knights em 17/02/2010

#BlackCat #anime #ShoenJump #Animax #brasilanimecafe #Gonzo

Enquanto me encontro ajeitando velhos reviews, acabo me encontrando com isso aqui, o Gato Preto (o que achava impressionante no Animax e que em todo o material de propaganda eles chamaram esta série de Gato Preto, na grade tava o nome original Black Cat, mas pras operadoras o que ela usava? Os dois!? O que tornava um pesadelo de se achar e gravar, some à isso a mania frequente do Animax de em suas "versões um e dois" de nenhum programa ser exibido por inteiro num horário só e se tem um desastre de se acompanhar, por sorte esta foi uma das raras series que o equipamento de gravação pegou a maioria das mudanças de horário e com isso me salvou várias vezes! Este é um dos programas mais "sacaneados" da grade do Animax; vamos a uma definição de programação de grades que mesmo em tempos de Internet, ainda vive nas TV do mundo, mas no Brasil tá caindo em desuso; programação de TV é feita de hábitos, você coloca um pilha de programas com temática ou estilo similares e eles se ajudam a subir a audiência e com o tempo você fideliza uma certa audiência num mesmo horário e ela sempre volta pra mais, se mudar muito os programas e os horários você não ganha audiência, ainda mais em tempos da internet! Se você "trai" o consumidor, ele se vinga e o faz rápido e sinceramente, isso foi meio a trajetória do Animax, algumas boas surpresas, que não tiveram vida longa por problemas de mudança de horários constantes e reprises "ruins"; isso quando se tinha, pois certos programas só eram reprisados uma vez e outros passavam seis vezes no mesmo dia! Acho que dava trauma de quem assistia quando ouvia o nome de Demon Lord Dante ou Heat Guy J é suas infinitas reprises.... só que algo diferente aconteceu com Black Cat e XXX Holic (que foram parar no Lolipop que as vezes quando se colocava um filme longo no reciclo, acabava "comendo" reprises de atrações deste e de outros blocos e no fim "algumas coisas" magicamente sumiam da programação e nem repisadas eram...).


Rapidamente dando a minha opinião, o Animax se acabou por três motivos: Nem sequer tentou entender o público brasileiro, bagunça administrativa imensa que se refletia na grade que só tentou a incrível quantidade de três blocos: Lolipop, que era uma grande enganação pois as series não eram tão picantes quanto o "prometido em propagandas" e nem tinham esse tema, o que juntavam lá era tudo que tivesse mulheres de protagonista ou mais pesado em violência, por isso Bleach veio parar aqui...é todas as segundas de manhã juntavam as series de ação, num bloco "não oficializado" até trazerem séries live actions e filmes e juntarem tudo antes do Reciclo; com isso além de quebrar a sua promessa de exibir só animações/animes, isso causou a morte do canal aos poucos e só foi agravado com o próprio canal apostando somente num bloco que já não dava certo a muito tempo com o Lolipop e demolindo a confiança do consumidor que já não confiava e também sabia que a "foice" da morte do canal tava cada vez mais próxima a cada serie fracassada de live action da Sony e AXN que era adicionada.


Finita essas lembranças dos desserviços do Animax (pra saberem de como isso passou no Brasil e você não soube...), vamos falar um pouco de Black Cat, ele foi um mangá da Shonen Jump saiu de 2000 a 2004, teve vinte volumes; esta animação que estou falando saiu pela Gonzo em 2006 a serie vamos dizer que não segue o mangá, o diretor Shin Itagaki preferiu pegar alguns elementos e fazer um fim original pois ele achava a história do mangá confusa e "repentina" e ele queria fazer algo mais ordenado, coeso e fácil do público entender cronologicamente falando, com isso temos um começo similar, mas um meio e fim completamente originais.


Uma curiosidade a serie teve vinte e quatro capítulos mas nunca na TV japonesa o episódio quinze (título - O gato distante), nunca foi exibido! Ele ficou exclusivo do lançamento em home vídeo e da exibição no Animax; aliás esta é uma da series que a Funimation lançou em home vídeo e em seu canal no exterior.

Sou meio suspeito pra falar do traço de Kentaro Yabuki, Ken Akamatsu e Tite Kubo (eu amo o traço das mulheres que eles criam e considero eles alguns dos melhores mangakas dos 2000, mas confesso também que não gosto de como eles enrolam com a história e também de como "reciclam" certos tipos de personagens); sobre Black Cat, vou dizer que tem séries que são ótimas em pegar uma formula e ser fiel a ela é esse anime faz isso maravilhosamente bem, numa explicação simples ele é ação, misturado com mulheres bonitas (a maioria delas...) dando em cima do protagonista é um ótimo argumento que se sustenta do começo ao final.

Agora vou ao meu clássico prós e contras pra lhe ajudar a decidir se vale a pena ou não ver esta série.

Foi bom

  • O estúdio Gonzo fez um belo trabalho com Black Cat melhorando ainda mais o traço (que reflete bem a evolução do traço do Yabuki durante a obra, o traço é bem similar ao dos últimos números do mangá).

  • Souberam fazer uma boa adaptação com relação a bagunça que é a história no mangá e conseguiram encaixar tudo direitinho até o final (onde pra mim derrapam muito).

  • As brincadeiras com gato no nome dos episódios, eram bem interessantes e também tornar o "mitológico" azar de gatos pretos em bordão rendeu uma frase de ação genial!

  • Boas escolhas na trilha sonora, encaixando as músicas na hora certa, que dão um toque especial em alguns momentos na série.

  • Train é um bom protagonista (apesar de parecer naquele estilo de sempre dos Shounens, o cara despreocupado diante dos grandes perigos), ele consegue fugir bem dos estereótipos e acaba sendo um personagem bem diferente e interessante

  • Um bom elenco secundário que se destacam Eve, Sven, Rinslet e Jenos.

  • Humor que surge na hora certa pra quebrar o clima de dramalhão na hora exata.

  • Muita ação e muito bem animada.

  • Uma boa "versão" nacional (com algo raro ultimamente...boa escolhas nas vozes que se encaixaram perfeitamente nos personagens).

  • Apesar do argumento meio "rodado" do assassino profissional que se apaixona é isso o faz abandonar o ramo, além de mudar todo o seu estilo, isso é algo muito bem executado aqui.

  • O lado bom é que ele se concentra na fórmula e a executa muito bem mantendo a "trindade": muita pancadaria, um harém seguindo o protagonista é um personagem principal malandro e que não é um banana.

Foi ruim

  • O Animax sofre de sérios problemas esquizofrênicos (primeiro começou como o canal que só exibia anime, depois colocou series americanas e filmes, depois foi um Boomerang da Sony com séries jovens que deram errado na Sony e que ganharam uma chance nova no Animax; já nessa época era fácil de "ver o fim" do Animax chegando e só foi mais um ano e pouco pra isso acontecer mesmo e foi triste, mas nesse caso não foi por falta de muitos avisos por aí que se teve e foram ignorados.

  • Ainda sobre o Animax; não se dá pra acompanhar um programa se ele muda de dia sem aviso (detalhe das propagandas informando o HORÁRIO ERRADO NA MAIOR CARA DE PAU!!!) e ainda trocar de horário como troca-se de roupa!!!!!!

  • Não vou mentir a série até consegue arrumar boa parte da bagunça do mangá, mas o final da série tem o pior pesadelo pra quem vê uma série na TV..., o enredo termina do nada (em síntese o último capítulo resolve um cliffhanger brabo deixado no episódio anterior que se resolve num estalar de dedos, pra poder ter tempo de mostrar pra onde cada personagem foi após o fim é nossa como correm pra fazer isso!).

  • Creed (o vilão da história) vamos dizer de forma resumida que ele é uma imitação bi sexual do Sephiroth (de Final Fantay 7) pode agradar alguns, mas vai desagradar outros...(pessoalmente a personalidade psicótica e obsessiva dele, somada a "paixão" dele pelo protagonista me desagradaram bastante).

  • O lado ruim da fórmula dele é que vai encontrar o de sempre de animes de ação dos 2000 pra cá: O herói meio malandro, um harém dando em cima do principal, mocinhas que sabem se defender e acidentalmente ficam semi nuas..., muitas lutas e pouco conteúdo; a grande questão é se quer profundidade? Esqueça! Pois nem o mangá e nem o anime se preocupam em aprofundar a organização que Train vive, só lhe dá o básico e pra mim foi o suficiente nesse caso em específico, mas conheço muita gente que se decepcionou com esse ponto do anime.

  • Depois que passou no Animax, só foi exibido por um tempo no serviço anterior ao Funimation Now (Funimation TV, que detalhe foi a "vida" toda dele bloqueado por IP no Brasil) e depois lançado em home vídeo no ocidente na linha save, o que por enquanto torna a distribuição dele bem ruim, mas a Funimation anunciou a sua vinda pro Brasil e este foi um dos animes que ela passou pro Animax, o que dá alguma esperança futura, pois atualmente é um dos muitos animes da época que não passou em nenhum outro serviço de stream, foi dublado e está sumido por um bom tempo do país.


Conclusão

A junção de elementos como seu humor único, com a ação e sensualidade são o que fazem Black Cat algo que sabe fazer o básico e ir muito bem nele, tanto o mangá quanto o anime sabem traduzir muito bem isso e realmente foi uma pena o tratamento que ele teve no Animax, pois se deseja ver algo mais simples? Este anime acaba sendo uma grande pedida por sua capacidade de executar um tema e ir direto ao ponto.

Vou dar a ela a nota 8, pode não ser a melhor série de ação do mundo, mas diverte e serve bem pra passar o tempo, não é algo imperdível, mas também não é descartável, se quer uma diversão mais descompromissada e algo pra relaxar sem ser complexo, este anime é uma ótima opção de algo que como já disse simples, com ótima ação, mulheres bonitas é uma trama interessante e direta. Disponível somente em home vídeo internacional, na linha save em DVD.

Ação, tiros e mulheres bonitas, poderia ser um bom resumo do resumo!
O que você tá dizendo? Que não é culpa dele da gente ter sido trocado de horário de novo!?

Trailer

Links Utéis Site da TBS pra Black Cat (em Japonês). Black Cat (Gato Preto como usavam na série por estas bandas) no Wikipédia (em português).

Black Cat lista de episódios (em inglês). Black Cat no My Anime List (em inglês com a ficha técnica).

13 visualizações

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com