• Senryu

Bakugan Os Guerreiros da Batalha (2008)

Atualizado: Mar 8

#bakugan #sega #nelvana #anime #bakuganBattleBrawlers #bakugan2008 #2008 #CN #CartoonNetwork #brasilanimecafe

Originalmente publicado em Makai Knights em 08/12/09

E pra fechar a tampa da lixeira deste especial trash, vou terminar (com o que foi pra mim, o pior anime do ano) Bakugan; ao contrário do que muita gente acha, Bakugan foi uma tentativa da Sega de emplacar no Japão uma nova linha de brinquedos (pra quem conhece o desenho o resultado não foi surpresa = fracasso).


Edição (10/01/2020) acreditem se quiser a franquia teve um boom de vendas de 2008 a 2010 nos Estados Unidos e foi uma "febre" por lá!, aqui no Brasil!? bom teve resultados suficientes pra cinco companhias apostarem na marca por quatro temporadas...

Querem a síntese da série? É basicamente um bando de crianças jogando um Yu-Gi-OH! de bolas de Gude! adicionado uma "relação de Pokemon" com estas bolas de gude e temperando com um(a) cosplayer de mascarado rejeitado de gundam com o extra de poses e ventilador de bunda de Yu-Gi-Oh!!! Agora me perguntam o que isto deu!?

Bom tentaram por 51 episódios (no Japão foram 51! no ocidente ganhou mais um episódio e foram 52 no total) tentaram emplacar isto no Japão é nada; até que a Nelvana em 2008 resolver tentar a sorte no Canadá e nos USA, e fazendo uma fabulosa campanha de marketing (imitada em parte aqui com uma estratégia de aguçar a curiosidade dos pequenos com anúncios dos brinquedos antes mesmo do lançamento e usar o anime pra multiplicar a curiosidade, pra quando fossem lançados e já tivessem um bom público, o resultado foi um ligeiro sucesso o anime nos USA e Canadá! Com o jogo de bolas de gude mais esquisito do mundo, que virou fenômeno de vendas por lá). Agora vou colocar meus prós e contras.


Foi bom


  • A campanha de marketing pra vender os produtos é também o anime foi muito bem executada e soube chamar bem a atenção; dica número 1 de se saber que vem coisa ruim por aí, quando uma das melhores coisas de destaque é o marketing! Daí pode começar a farejar que vem bomba por aí.

  • Efeitos de cena! principalmente com relação ao inicio das batalhas, e também quanto ao "chamar" os bichos, destaque para Skyres que parecia uma Sumon de Final Fantasy! o que me leva a dica número 2...quando se fala muito nas imagens! mas em nada do conteúdo? É mais um indicio que a bomba está cada vez mais perto.

  • A Runo no começo era uma boa personagem pois era uma Tsundere na medida certa mas depois...

  • Julie em especial na dublagem em português é uma boa personagem.


Foi Ruim


  • A dublagem foi um horror (imagine o seguinte! crianças sendo dubladas por adultos, imagine uma voz suave tentando urrar - a constrangedora dubladora da Tigreira que nos garante alguns dos momentos mais constrangedores da série! Agora imagine uma mulher sendo dublada por um homem de voz grossa sem o personagem pedir isto!? vai ouvir a voz do mascarado e da Alice originais! ops estraguei o maior segredo da série mas não tem problema com este spoiler devido a se você observar com um pouco de atenção já no capítulo 15 já entregam de bandeja o segredo! Mas no espaço entre o 15 é o 39 onde tudo se revela? É um verdadeiro festival de pistas mais descaradas ainda!).

  • O roteiro é um apanhado de outras séries; basicamente fizeram um apanhado de Pokemon (no tratar como "parceiros") e Beyblade (um pouco do visual de lá), misturaram com elementos de Yu-Gi-OH! (com cartas dando um "extra"), adicione um mascarado "rejeitado de gundam" é a receita desta série! E pra dizerem que o perigo ronda? adicione o fator perdeu! seu bichinho vai para a morte! (coisa tão forçada, devido ao numero de bichos que os mocinhos perdem na série que é quase um genocídio! É as reações são totalmente absurdas quanto a isto).

  • E inegável o fato de ver gente se desesperando e gritando nome de bolas de gude ser??? Bizarro??? Assim como ver duas pessoas sendo espancadas e ao mesmo tempo um estádio ser semi-destruído enquanto duas bolas de gude lutam!?.

  • A variedade de personagens e personalidades são o que ajudam à um anime de "equipe" a se firmar! Mas o problema aqui é justamente a equipe; pois temos o mané protagonista que quer ser o melhor do jogo de sempre (Dan), a Patricinha (Julie), o garoto mala (Maruchio), uma Tsundere (Runo que perde a medida com o andar da série), a garota kawaii (Alice que faz cosplay de mascarado recusado de gundam nas horas vagas), é o ninja!?(Shan que de inicio parecia o mais promissor deles, mas acabou se revelou o pior por ser basicamente um emo!!!!!; isso mesmo um ninja emo!!!!!, se bem que em tempos de Naruto!? isto não é nada)

  • A personalidade dos monstros deveria ser outra coisa que deveria ajudar mas pra infelicidade de quem vê são genéricas demais.

  • Os inimigos que são o que ajudam a crescer a atuação dos protagonistas e nessa série são uma piada sem graça! que se resumem ao que? um DR. de nome Hao D que vive sumido a série quase toda! E se resume a falar sobre o Bakugan supremo!, que aliás é ligado à um monstro que é o real Big Boss e só aparece no primeiro e nos 2 últimos episódios..., junto com seu capacho poser com seu personal "bunda ventileitor" e atuação de jogador de YU-Gi-OH! além de mascara e atitudes recusadas de personagem mascarado de gundam (que lembrando nas horas vagas é uma garota Kawaii!? ou será o contrário?!), pois é que medo metem??? nenhum certo? Bom se querem medo de verdade? então vejam (é no famoso capítulo de teste pra salvar o mundo de um certo ninja) uma criancinha de 4 anos de idade humilhar um garoto de 12 e ainda por cima ir destruindo seus monstros de modo totalmente cruel! E ainda brincando com o psicológico dele direto! e ainda com o plus de estar sendo dublada de modo horrendo!? isto sim foi de dar medo! MUITO MEDO!!!!!

  • A parte musical é muito ruim, sem contar que o encerramento foi limado e encurtado! E a abertura é uma só para todos os episódios com uma canção chiclete e ruim...

  • O dinheiro parece que acabou no meio é as animações começaram a ficar cada vez piores.

  • Regras do Jogo? o que ser isto!? (se pensam que em YU-GI-OH! as regras parecem serem conforme o gosto do roteirista? Aqui consegue ser pior ainda).

  • A imensa rotina de introdução de lutas que dá nos nervos! (basicamente é... cuidado pra não dormir... abrir campo, jogar carta de entrada, bakugan lutar, bakugan levantar, diga nome sobrenome de seu bicho!, abrir carta de entrada, usar habilidade e ZZZZZZZ.........(e por aí vai).

  • O Cartoon não colaborou em nada com várias mudanças de horário somadas a paradas de exibição do nada pra não tentar correr com a exibição e com uma ordem louca ao exibir os episódios(tenho que agradecer ao pessoal do J-box por ter me avisado sobre uma maratona que veio meio repentinamente, a qual pude acabar minha tortura e ver os capítulos finais pra fazer este review).

  • Os clichês nunca terminam deixando muitos episódios meio que óbvios do que vai ocorrer.

  • O desenrolar até o final é muito ruim, com direito ao clichês mais básicos possíveis como (anotem a lista básica): vilão se livrando de assistentes buchas do nada, o teste pra salvar o mundo, "digievolução" para...ops é outra série(mas é quase o mesmo estilo, bakuevolução que vem no momento mais conveniente possível), retorno de todos os que foram "perdidos/mortos", batalha final contra os vilões e seus soldadinhos buchas, sacrifícios heroicos e plágio de cena de G gundam!?; tudo isto resulta no final de Bakugan (com direito a todos indo embora em efeito de purpurina).


Conclusão


Depois vou fazer uma enquete pra eleger o pior anime do ano(Brasil), mas de longe pra mim Bakugan é franco favorito pro título de pior série de anime no brasil em 2009.

Vou dar a nota de 1,5, assista por sua conta e risco se todas as coisas que disse acima ainda não te aterrorizaram, então vai o toque final; depois do sucesso do anime nos USA e Canadá, foi produzida diretamente pra estes mercados uma segunda série chamada New Vestroia, que não foi exibida no Japão e ainda vem uma terceira temporada já encomendada pra vender o jogo online que vem em 2010; e não se sabe se a Sega vai arriscar exibi-la no Japão, mas no ocidente já estão todas garantidas! inclusive...a pior parte da notícia...no Brasil; isto mesmo o Cartoon já garantiu mais duas séries deste troço!!!


Atualização (10/01/2020) Bakugan já teve cinco continuações! é atualmente tem um remake dessa série (aqui no Brasil tá sendo chamado de Bakugan ou com o nome em inglês Bakugan Battle Planet feita em conjunto pela TMS, Men of Action, Nelvana e Sega).

Hora do Duelo! Ops chavão errado...
Uma turma bem "bizarra"!?

Trailer

Links Uteis Bakugan no Wikipédia (em português) Site oficial de Bakugan (em japonês)

Guia de episódios (em inglês)

44 visualizações

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com