Bakugan O Ímpeto do Mechtanium
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Bakugan O Ímpeto do Mechtanium

Atualizado: 4 de dez. de 2021

Originalmente publicado Makai Knights em 23/06/12

Olá estou de volta com mais um review desta vez falando de Bakugan (de novo), mas vocês me perguntam porque falar desta série? (e ainda ser um dos poucos à falar quatro vezes...) bem o motivo? Pode agradecer aos programadores de nossas TVs! Pois é um dos poucos animes que passam por esta terra "Brasilies".

Bem quando você pensa que Bakugan superou todos os limites! (no mau sentido) Me vem com uma quarta temporada para nos lembrar que o ser humano e capaz de sempre surpreender! (tanto pra o melhor ou como nesse caso para o pior). Para terem uma ideia a temporada foi tão mal e foi tão criticada nos USA e Canadá que preferiram por bem ignorá-la no Japão e pularam direto para uma ideia nova para ver se salvavam a franquia do jogo de bolas de gude mais esquisito do planeta (no caso Bakutech! que tinha sido recentemente lançada em mangá é a Sega junto com os produtores resolveram apostar tudo nisso e ignorar Mechtanium Surge no Japão é também não deu muito certo ao ponto de não traze-la pro ocidente....).

Nos meus prós e contras vocês verão o que torna esta temporada tão desastrosa e também o motivo dela ter sido ignorada no Japão.

Foi Bom.

  • Pela primeira vez eu tenho que admitir que não teve coisa alguma boa, as lutas voltaram ao estilo da segunda temporada só que mais curtas e chatas, os produtores desistiram de vender as expansões e resolveram confiar no "taco" (traduzindo confiar no que tinham) e "venderam" a série como um anime de ação (tanto que os velhos conhecidos números no canto da tela foram expulsos); o que pra mim foi um grande erro! Pois uma coisa era admitindo por 3 temporadas que esta série não teve nenhum bom roteiro e foi geralmente um apanhado de clichês! (e continuou piorando neste quesito) Mas sabia vender o jogo (isto é o Senryu administrador falando) e tanto que as empresas de brinquedo acompanhavam de boa isso é era lucrativo para ambos, mas quando resolveram apostar na ação é esquecer do jogo resultou em que? eu já respondo pelo menos no Brasil as empresas de brinquedo sabiamente fugirem é o resultado foi audiência baixa.

  • Talvez numa vergonha "trash"...era sempre divertido ver o Spectra Phantom na tela! eram tão absurdas as explicações e as poses dele mesmo quando perdia que...era uma diversão à parte!?

Foi mediano

  • A dublagem desta vez conseguiu se superar desta vez! Mesmo com problemas com dubladores que saltaram fora no meio do caminho e em personagens secundários! (de novo), passando por problemas com termos em inglês que eram perfeitamente falados e depois do nada foram "abrasileirados" (nê Baku Skyreider, ao invés de Baku Skyraider) e sem contar o elenco de sempre que ficou e se esforçou para dar emoção à um roteiro ruim de fábrica...(não tem atuação que salve um péssimo roteiro).

Foi ruim

  • O tempo passa o tempo voa, mas a canção de abertura continua a mesma! (por quatro temporadas, só a mudança é que volta a narração da primeira temporada!).

  • Esta série tentou pegar o que foi melhor nas temporadas anteriores e bateram no liquidificador é o resultado é Mechtanium Surge/Impeto do Mechtanium que tem um toque de Nova Vestroia (tanto nas batalhas entre bakugans feitas em animação convencional contra elementos em 3d; que são usados nos Mechtogans no lugar dos bakugans mecânicos e também pegando a mesma "velocidade" de batalha, resumindo raio para cá, animação de impacto para lá, animação de raio para lá, bakugan virando bola...), com um toque de gundaliam invaders (pegando o ambiente virtual do começo dela é reutilizando por volta de 90% dos cenários do primeiro arco dela assim como também renomear os battle gear como bakunano é dizer que é algo novo!?) e com um toque de guerreiros da batalha (os bakugans vindo a terra para viver com os humanos, na primeira temporada OK! O mundo deles estava ameaçado e fugiram para cá, mas no segundo arco foi isso acontecer por motivo algum!? ou podem chamar de argumento furado a pura vontade de saírem na pancada junto com parceiros humanos na cidade bakugan?), os produtores deveriam saber que bakugan não é nenhum primor de roteiro, mas esta batida bizarra e somado isso à abandonar o que faziam de melhor que era vender o jogo (como vou explicar isto, pois bem, sempre que acontecia à ação na série ela mostrava os efeitos que cada bakugan tinha!, o que cada carta fazia!, o que cada acessório dava de bônus! É isso ajudava as crianças à entenderem o jogo; mas em nome de transformarem a série numa série de ação e agilizar ao que interessa nas lutas!? Acabou que as cartas foram praticamente abandonadas das lutas e os números foram abandonados em definitivo, mas como resolveram consertar isso sem estragar o "lado comercial"? exibindo acessórios como veículos, mechtogans, mechtogans titans entre outras quinquilharias sem explicar o que faziam! além de ridículos! Vocês devem imaginar o resultado disso nas vendas...).

  • O roteiro nunca foi bom mas desta vez se superaram! foi muito ruim e tivemos desde reciclagem de vilão (lá vem toneladas de spoiler como!? Magmel é Barodius o vilão da terceira temporada em nova roupagem! E aproveitando o embalo o vilão do segundo arco é o sábio (tem à aparência de um humano) que na verdade é um mechtogan!? (um disfarce só com o detalhe que os mechtogans tem uns 30 metros de altura, mas coerência deixa para lá).

  • Não tinha mascarado na terceira temporada? Mas isso não é problema agora! pois nesta tivemos nada menos que QUATRO mascarados! (vamos a lista! Spectra de volta, Magmel, Sábio e Sábio Vermelho).

  • No primeiro arco tínhamos a equipe de "sempre" (traduzindo Dan, Maruchio e Chan e mais 3 genéricos para fechar um guerreiro por atributo), mas desta vez os genéricos caíram de paraquedas é o paraquedas falhou!!! (traduzindo entraram no meio do arco e sem desenvolvimento algum, ao ponto de o Spectra fazia aparições do nada e do mesmo nada sumia a lá Ikki de Fênix...), ao notarem a besteira que fizeram? Resolveram fazer o simples! Centra a história no Chan, Dan e Maruchio que os problemas se resolvem!? (isso gera um problema grave! o que desenvolver destes personagens depois de tanto já ter sido feito em três temporadas anteriores? resposta nada! o que acontece é uma repetição de desenvolvimento que já foi feita no passado e de coisas que já sabemos como: Maruchio é o cérebro da equipe, que o Chan é um ninja "calmo" é que Dan era impulsivo!, mas reafirmar de novo e de novo é dose pra leão.

  • O que era mais risível eram as explicações dos fatos! Vou dar uns exemplos, Spectra surge com seu Hélios todo imponente! mas espere ele não era do atributo Pyrus há duas temporadas e agora é Darkus!? (vamos relembrar que na série todo o bakugan que evoluiu, ele sempre permanece no mesmo atributo e só mudava a forma física! qual à resposta isso? Como um Bakugan muda de atributo do nada!? uma frase eloquente!: "Uma chama que queima tão imensamente que cripta trevas."; ainda tem as fusões de bakugan coisa que em 3 temporadas não pensaram nisso? mas é explicada como algo proibido para os bakugans! Mas quando a situação apertou lá estavam os guerreiros usando isto como se fosse a coisa mais natural do mundo!

  • Aliás fusões essas que eram algo complicado de se montar no mundo real (basicamente na primeiro leva de brinquedos era arrancar á parte decima da bola, isso mesmo não leu errado não, a metade de cima da bola e combinar a metade de baixo de outra, no segundo arco vendo talvez o perigo de crianças engolirem partes pequenas ou das mesmas se quebrarem resolveram o problema empilhando uma bola em cima da outra ou encaixando umas nas outras na leva dois dos brinquedos).

  • Só relembrando do bicho de 30 metros que se disfarçava de humano com a missão de ressuscitar ele mesmo e mais 3 miguchos mechtogan.!!!

  • Entre outras coisas absurdas como a garçonete (Runo) que virou "expert" em tecnologia Vestal!? (e vou parar por aqui de "perguntar" certas coisas pelo bem da minha sanidade mental).

  • Solução mágica sempre teve em Bakugan! (afinal o que geralmente acontecia nos momentos finais da série era isso direto! Era Drago sempre evoluía e resolvia tudo! e no primeiro arco não foi diferente) Mas no segundo arco eles abusaram! Depois de os 4 mechtogan matarem meio mundo (literalmente) é os guerreiros serem banidos para a dimensão da morte? (De novo! Mas a morte é ultra relativa aqui...) Eles notam que agora na dimensão da morte o tempo se passa de modo diferente e isso os permite voltar no tempo!? E depois de "tantas passagens" só notaram isso agora!? e assim tentarem evitar a tragédia (detalhe isto tudo depois eles terem sido surrados e derrotados só nesse segundo arco duas vezes em seguida).

  • Aliás ainda no ramo de soluções mágicas! o novo poder do Drago de dar mechtogan aos outros guerreiros! fizeram assim no primeiro arco e foi algo parecido no segundo.

  • Ainda me pergunto quem teve a ideia "genial" de dar veículos e "mobile suits genéricos" aos bakugans e ainda incluir isto no jogo!


Conclusão


Eles tentaram fazer isto como a melhor de todas às temporadas! Mas o resultado final é a pior de todas elas disparado, dou a ela a nota 1 (e estou sendo bondoso). Bakugan o Ímpeto Mechatanium é uma verdeira aula do que não se deve fazer numa série! desrespeitar regras de mundo! (confere), tem soluções mágicas que desafiam a inteligência de quem assiste! (confere), roteiro ruim com diálogos piores ainda! (confere), animação ruim! (confere) e o resultado final é um verdadeiro desastre que os japoneses souberam reconhecer (tanto que Mechtanium Surge não foi exibida no Japão, ao contrário das outras temporadas que foram exibidas no país, eles acharam por bem produzir uma série mais voltada ao público nacional e depois tentar vendê-la para o exterior o resultado é Bakutech, que só foi exibida no Japão...).

Existem coisas melhores para se ver com relação há animes! a internet está aí para buscar coisa melhor inclusive no gênero de jogos e monstros tem várias (indico nisto Pokemon Best Wishes é a franquia Yu-Gi-OH).

É mais uma coisa! não acredita no desastre? pode conferir nos domingos às 15:00 no Cartoon Network e ver com os próprios olhos.

A mesma turma de sempre!
Com alguns retornos "bizarros"...

Trailer

Links Uteis

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page