Bakugan Nova Vestroia
top of page
  • Foto do escritorSenryu

Bakugan Nova Vestroia

Atualizado: 4 de dez. de 2021

Originalmente publicado em Makai Knights em 30/03/11

Oi não sou goku! Bom estou aqui novamente hoje para comentar a segunda temporada de Bakugan! Eu sinceramente não sei o motivo que me levou a assistir esta temporada? Não sei se foi por querer entender porque isto faz sucesso aqui e lá fora? Se foi por ser um dos poucos animes na tv brasileira? Ou só por vontade de poder zoar com esta coisa "trash"?(acho que mais foi a última).

Para quem não lembra eu já avaliei a primeira temporada de bakugan! Mas o que será que mudou de lá para cá? Bem muita coisa mudou para melhor! (bom pior não podia ficar? mas querem saber da pior parte, isto não é um elogio...), mais uma vez o que se salvou foi o marketing é desta vez acredite se quiser o mascarado I wanna be in gundam...

Vou direto aos meus prós e contras para que você decida se quer dar uma chance ou não para Bakugan.

Foi bom

  • Quando se nota que uma série teve umas derrapadas o que se faz? A "solução Pokémon"! Que é se mantém o principal e muda o elenco de apoio! neste caso mantiveram o Dan é mais uns dois do elenco de apoio que eram os menos ruins (no caso Maruchio e Chan) é o resto foi todo mudado (é uma tentativa valida!).

  • Adicione uma boa campanha de marketing vendendo os produtos da série (esta sim bem feita, mas com o porém que na finalidade de poupar dinheiro a maioria dos que resolveram fazer produtos paralelos da franquia resolveram se aproveitaram da licença da primeira temporada, uma das poucas que fizeram produtos da segunda temporada foi a Long Jump).

  • Ponha um mascarado (Spectra Phantom) com seus próprios planos e que por causa disto se destaca do resto da turma de vilões genéricos fácil! cuja a identidade? já se tem uma ideia já no capítulo 2 e ao menos desta vez já revelam o "mistério" de quem é o mascarado no capítulo 12, o que foi desta vez rápido!

  • Pelo menos diminuíram a rotina lenta e burocrática de antes das lutas.

  • Os Bakugans se seu nome não for Drago melhoraram em personalidade.

Foi ruim

  • Os Vexus são tudo o que se pode ter de clichê com relação a vilão de anime! Temos a fria guerreira da água (Mylene), o vilão metido a maluco darkus (Shadow), o honrado(!?) guerreiro da luz (Volt) é o guerreiro ventus metido (Lync), sem contar o rei megalomaníaco (Zenoheld) que quer dominar o universo (já não vimos isto dezenas de vezes não?), o príncipe almofadinha querendo a atenção do pai (Hydron) e sem contar o guerreiro sub-terra capacho do mascarado...(Gus).

  • Não se preocupe achando que cortaram a abertura...eles reaproveitaram a música e só mudaram o clipe, assim como mantiveram o mesmo encerramento e deram como o dia feito!(é a economia de dinheiro amiga?).

  • Adicione um novo elenco de apoio fraco os quais nós temos, a garota metida a durona (Mira), o inocente guerreiro da luz (Baron) é o "frio" guerreiro darkus (Ace), traduzindo nada que se destaque.

  • Ponha também uma incrível falta de variedade de Bakugans (afinal tem que se economizar em alguma coisa???); só o mais incrível nessa série é que os vilões tem mais variedade de bakugans que os mocinhos!?; mas afinal o que isso quer nos dizer? simples! Vai ver os mesmos bakugans, fazendo os mesmo golpes por boa parte dos 52 episódios da série só com mudanças pra quando evoluem todos ao menos 1 vez para depois ver os mesmos golpes com uma nova cara = chato muito chato.

  • Junte a mistura por os bakugans mecânicos feitos em 3D lutando contra os orgânicos (feitos em 2D) e o que isto resulta? Em lutas a lá Pokémon Stadium (falando no pior sentido).

  • Ponha também lutas mal feitas!? (geralmente quando alguém perde num anime deste tipo se vê a pessoa seja herói ou vilão usando tudo o que tem! mas depois de ver as bolas de gude fazendo o mesmo a série quase toda? Se tem a impressão que algumas lutas se desenvolveram ao bel prazer do roteirista. Pois vemos heróis e vilões perdendo sem fazer nem metade do que faziam antes).

  • Morrer? É muito relativo nesta série (afinal mataram o Gus! isto foi dito com todas as letras durante a série e depois ele apareceu vivinho da silva com seu bakugan no fim da série! Não duvido nada que algum dia resolvam do nada fazer um revival dos Vexus....

  • Muitos momentos da série já se adivinhava o que ia ocorrer (como a série de derrotas quando os guerreiros tem de voltar pela primeira vez à Terra ou a seção eliminação de vilões inúteis no fim da série).

  • O arco final da série foi basicamente o início de uma ponte para a terceira temporada = enrolação...

  • Conte também com um serviço de tradução com vários erros como: Não sabiam por boa parte da série como chamar o Chan (se usavam o Shun da versão japonesa ou Chan da versão americana, o que acabaram fazendo? usaram os dois); frases sem sentido como: "Não tenha piedade Hélios! Não se preocupe eu tenho piedade" (!?) e detalhe isto é só uma amostra grátis dos erros.

  • A batalha final é uma cópia mal feita de gundam...(de novo, depois da cópia do Domon na temporada 1, agora resolveram fazer a batalha final como uma guerra a lá Gundam Seed e porque não imitar uma série que fala sobre a guerra sem ter uma guerra? Então é só por uma arma de destruição em massa + robôs genéricos para os heróis espancarem e espalhar tiros para todos os lados = a uma imitação mau feita de uma batalha da franquia gundam!).

  • E tem a cereja no bolo que é a poluição visual no Cartoon Network que não permitia ver direito os níveis e outras informações.


Conclusão


Vou dar a nota 3,5, como disse antes muita coisa melhorou! Mas vou repetir! isto não é um elogio! A série sofre de quantidade de episódios excessiva, além de também sofrer com o serviço porco de dublagem (afinal tinham que manter as vozes dos "estagiários" da temporada 1 e talvez para baratear ainda mais colocaram os "outros estagiários" fazendo o serviço de tradução), sinceramente Bakugan só sobrevive por causa de uma carência de produções de animes em geral e por causa do bom marketing.

Fica uma curiosidade para encerrar, a terceira temporada, Gundaliam Invaders (por que este nome me lembra gundam por que será???), vai estrear semana que vem no Cartoon Network se servir de consolo é a temporada mais curta todas com 39 episódios (e mais uma vez vamos estar vendo na frente dos japoneses que ainda estão vendo Nova Vestroia), mas fica a "má notícia", nos Estados Unidos a quarta temporada acabou de estrear (atualização 25/01/2020 ainda tem um remake feito em 2019 chamado Battle Planet!).

A nova turma reunida!
Números!? Oh os números!!!

Trailer

Links Uteis

Posts recentes

Ver tudo
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page