As Guerreiras Mágicas de Rayearth retornam ao Brasil após mais de 20 anos, mas com uns probleminhas.
top of page
  • Foto do escritorSenryu

As Guerreiras Mágicas de Rayearth retornam ao Brasil após mais de 20 anos, mas com uns probleminhas.

Atualizado: 3 de fev. de 2021


Primeiro uma reclamação; porque se relançar algo antigo no Brasil se torna tão complicado? E se transforma quase sempre numa arapuca complicada, deveria ser só avisar que chegou, relembrar um pouco o passado é ponto final! Mas não se torna num puzzle complicado e quase impossível de se resolver, em que os envolvidos não vão falar dos "jeitinhos" que deram...pra chegar ao que é entregue.


Reclamação feita! Vamos a parte fácil, As Guerreiras Mágicas de Rayearth depois de 22 anos (a ultima exibição foi em 1998 no SBT, programa Eliana&Cia), elas voltam ao país via streaming na Amazon Prime Video com no momento atual só o primeiro arco e ainda contando somente com o áudio em português da lendária dublagem da Gota Mágica.


Lembrando que o mangá já foi lançado e relançado duas vezes pela JBC (duas numa edição de volumes partidos resultando em 12 volumes e uma outra em 2013, igualzinha a edição de luxo japonesa com mais páginas e menos volumes que foram 6, mas contando ainda com páginas coloridas inéditas no Brasil pra época).


Agora chega a parte em que vocês vão dizer: O que diabos você tá reclamando? E ainda de algo de tanto sucesso? Vai duas explicações bem longas que envolvem o processo de restauração da serie original é o que diabos recebemos via Amazon!?


A serie passou no exterior o anime por várias mãos (Alien, Cloverway, ADV, DigiStar, Discoteck e finalmente voltar pra TMS) e elas não foram gentis, pois muitas compravam pra especular ou lançar mais uma versão em home vídeo, mas simplificando um pouco as coisas, a mesma edição que saiu em 1994/95, por anos (e no Brasil teve complicações extras com a falência da Gota mágica, da Alien Internacional e da Cloverway; nunca se soube o que houve com as Masters que o SBT exibiu; o máximo que se sabe é que Silvio Santos jura de pé juntos até hoje que as devolveu a Alien ao fim do contrato e não sabe dali o que ocorreu) as guerreiras pelo mundo estavam "perdidas" (leia-se sem lançamentos desde de 2000) até que em 2009 surgiu uma edição de aniversário que deu mais raiva que alegria aos fãs (ela estava em HD, mas era o anime só convertido pro HD, o que dava no conteúdo ficar com "cores lavadas" e ainda por cima ser uma qualidade SD num disco de Blu-ray ao preço de anime novo!), a TMS resolveu então fazer uma parceria com a Discoteck pra recuperar a imagem da franquia e dar algo de qualidade aos fãs e passaram a caçar as Masters de Rayearth pelo mundo pra poderem restaurar o anime (2015 foi quando começou a busca pois a TMS não tinha mais os negativos e celuloides da serie em mãos e não poderiam fazer uma restauração total, consertando efeitos e acertando cenas; o que poderiam fazer era achar alguma master e a partir dela acertar cores é a resolução de 4:3 pra 16:9 fazendo isso episódio a episódio), se demorou dois anos, mas eles finalmente chegaram aos "mágicos" 49 episódios cobrindo a serie inteira, a "remasterização" foi feita e em 2017 lançaram a Memorial Collection com o anime inteiro e vários extras raríssimos como o piloto do anime e um resumo que cobre pela visão das Guerreiras todos os dez primeiros episódios; aliás esta versão foi lançada pra TV em 2019 comemorando os 25 anos do anime.


Dito o que se existe; vamos ao que recebemos... no mínimo temos um Frankenstein oficial e lançado pela TMS; eu vou dar um chute do que se tem aqui (considere isso achismo e boato), durante as buscas da Discoteck eles devem ter separado por região e pra América Latina e Brasil conseguiram recentemente também a "mágica" combinação de 49 episódios, só que diferente dos países em espanhol em que ela poderia jogar direto as vozes recuperadas de masters pra versão de 15º aniversário, aqui eles só conseguiram "amostras" de internet e fitas pra criaram o seu "monstro com partes de cadáveres" com as aberturas e encerramentos da versão de 15º aniversário (pegos da versão DVD que ficam mais fácil de jogar pra 4:3) áudio de internet e de trechos de fitas que conseguiram com fãs, juntando a trechos que foram cortados da exibição daqui (pois se nota quedas de qualidade de imagem e som nos episódios e já vimos esse truque com outra produtora nê Sato Company e Street Fighter Victory); então reforçando meu chute, o que temos é a versão de 15º aniversário completada com trechos passados no SBT e tudo isso "rebaixado" ao SD e ao 4:3...


Eu não sei o que motivou eles, economia e pressa de lançar com a "lendária dublagem" dublagem da Gota Mágica ou falta de condições de adicionar as vozes (o que obrigaria a uma redublagem "impossível" pois alguns atores já não estão entre nós ou não trabalham mais no mercado) e custos pra se colocar os novos áudios pra Latino América e Brasil na Versão Memorial que fizeram com a Discoteck?


O anime foi lançado e pelo visto não sou o único que desconfia desse Frankenstein, se essa novela tiver mais capítulos ou lançamentos, eu vou atualizar a notícia.


Atualização 02/02/2021

Se quiserem visitem o TAB, o Victor fez uma senhora investigação pra tentar descobrir esta confusão... Encontrando negações de várias partes (quando o filho é feio, ninguém quer admitir...), mas ao menos descobrindo que o "dono" do monstro! E a própria TMS.


Bem demorou uns meses (mais ou menos uns 4 meses) e finalmente lançaram o resto de Rayerath é... Na mesma qualidade... miolo parecendo pior que no SBT e abertura e encerramento em HD... Agora temos Rayearth completo novamente no Brasil, mas tratado de um modo amador e mal feito!? (como não se sabe quem trabalhou? Como ninguém da empresa nem se dá o trabalho de pesquisar isso? É por essas e outras que certos "adendos na lei passam" e as coisas vão pra pior ou melhor, como o adendo de 2019 que obriga todas as dublagens a fornecer o nome do estúdio de dublagem OBRIGATORIAMENTE no começo ou no fim do programa, assim como um "card" do seu elenco)

Trailer

Fonte: Jbox, (2) e Wikipedia

338 visualizações1 comentário
Banner.png
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page