A Melancolia de Suzumiya Haruhi (2009)
  • Senryu

A Melancolia de Suzumiya Haruhi (2009)

Originalmente publicado em Makai Knights em 25/10/09

#SuzumiyaHaruhi #KyoAni #Funimation #anime #AMelancoliadeSuzumiyaHaruhi #KyotoAnimation #SuzumiyaHaruhiNoYuutsu #brasilanimecafe

Depois de tantos especiais e problemas particulares, volto a fazer um review e resolvo logo pegar o que? Suzumiya Haruhi (sei que lá vem polêmica); numa primeira olhada pra quem não conhece e olha só pelas imagens pela internet fica parecendo o típico anime de colégio (tem o típico mocinho idiota, a típica garota peituda, a típica "menina Moe/adorável", até o tipo novo: a típica garota meio pirada), mas o que será que torna Suzumiya Haruhi em algo diferente de outras séries?


A minha resposta seria o fator "loucura das situações"; é isto que ajuda ao humor correr solto, é isto que ajuda a tornar o Kyon ser tão diferente dos mocinhos idiotas de sempre e é isto que ajuda também a Haruhi a não ser a imperativa comum, é a naturalidade diante da loucura que torna a Nagato Yuki um personagem especial (e não mais uma tentativa de imitar a Rei de Eva), é isto que dá um charme especial à Asahina Mikuru (se não fosse a versão futurista dela aparecer vez ou outra, ela estaria reduzida a ser uma junção ambulante de fatores diferentes de fan service japas como: menina peituda, que faz cosplay; meio que obrigada pela Haruhi; mas que é tímida ao extremo e junta a "situações que tu diz fofo"); e ainda some a tudo isto um tema de abertura e encerramento muito bons ajudados por seus respectivos clipes, ainda adicione ainda mais com uma ordem de episódios louca (vendo de fora, parece loucura uma temporada adaptar pulando volumes da novel e outra temporada "tapar" os buracos; pra mim isso foi uma "tentativa esperteza da adaptação" pois certos fatos se forem ver na ordem cronológica!? Acabam quebrando um pouco a aura de mistério da série é isso é um outro fator que gostei muito na temporada 1.


Mas pera aí!? Alguns devem estar se perguntando duas temporadas!? Ordem cronológica!? Vinte e oito episódios!? (a maioria dos torrents só tem o que foi exibido na primeira exibição que foram vinte e quatro episódios, o que ajuda na confusão!) Bem as pessoas adoram falar dos problemas dessa série, mas sem falar do histórico de produção, na época a Kyoto Animation estava em crescimento, eles queriam aproveitar o "impulso" que ganharam com Lucky Star e aproveitarem do interesse da Kadokawa pra poderem voltar a animar as novelas de Suzumiya Haruhi pra poderem lucrar bem e impulsionar o crescimento da produtora, mas a editora deu um prazo bem apertado pra eles e ainda deram "duas" temporadas junto com duas series de curtas pra animarem (tudo isso motivado pela febre que foi a temporada 1, mas vão ver mais adiante que esse plano mudou um pouco com o tempo), com o prazo apertado eles decidiram cobrir os volumes que não adaptaram na primeira temporada e tentar ganhar tempo com o arco Endless Eight/Agosto sem fim, mas a série de TV já começou com problemas que irritaram os fãs (na verdade eles pretendiam em paralelo à tudo isso colocar duas séries de curtas pra manter a "franquia" na lembrança e tanto os curtas quanto o começo da série de TV tiveram problemas e atrasos pra irem ao ar e foram tantos! Ao ponto do começo da série atrasar duas semanas e tiveram que liberar "antes" da hora a outra série de curtas pra "acalmar" os fãs) e mais tarde teve um problema justamente com o arco que "iria" ganhar tempo (Endless Eight/Agosto sem fim, esse é um arco meio, como vou dizer a lá o filme Feitiço do Tempo; pra quem não tem ideia ainda!? uma repetição de período de tempo que foi planejado pra se passar durante oito episódios e em sequência! Mas diferente do que alguns que não pesquisam direito falam (nê Cronosfera!), NÃO PASSOU DESSE JEITO NA TV! (ao menos não na primeira vez, na reprise nas madrugadas japonesas? Sim chegou a passar todos os episódios de Endless Eight/Agosto sem fim, mas é um detalhe importante que acho que altera o contexto da "realidade do problema" e de como se reagiu e afetou a fã base!) Os fãs protestaram (a internet já era mais ativa na época), é eles cancelaram a exibição de quatro desses episódios, mais tarde no lançamento em DVD e nas reprises do anime e que foram exibidos como o diretor queria com os oito episódios), conte com isso mais um atraso pra animação dos episódios finais pra irritar ainda mais a fã base e você tem uma metade da confusão que houve!


A outra parte da confusão é de como ela foi exibida na segunda temporada, eles fizeram o seguinte "planejamento", dessa vez iam passar tudo na ordem cronológica da novela, o que nos leva a na prática a ter ao mesmo tempo episódios reprisados e inéditos separados e juntos em blocos!!! (Aposto que você não deve estar entendo nada, pois os fãs também não entenderam!) E essa escolha entre "seguir o mistério", ver tudo o que foi feito (o que vai deixar alguns episódios meio soltos por envolverem "singularidades") ou a ordem cronológica, custou caro em minha opinião pra franquia.


A coisa é tão confusa que se notarem na caixa (tanto na Americana quanto na Japonesa), você tem quatro sugestões pra ver os episódios: a ordem numérica (que foi a ordem das reprises é a ordem dos discos internacionais), a ordem de exibição da segunda temporada que alguns chamam de a ordem dos fatos pelo Kyon que seria: 25, 1, 2, 7, 3, 10, 9, 11, 28, 4, 27, 26, 5, 6 ou a ordem cronológica dentro da história da série ou como alguns chamam de a ordem de Haruhi dos fatos que foi: 1 - 7, 9 - 11, 25 - 28 ou a ordem do diretor (que está no DVD japonês e no encarte do Internacional) que vai: 25, 1 - 7, 9 - 11, 26 - 28, 8, 12 -24.


Confuso não!? Então vamos ver se consigo desatar o ultimo dos nós pra você ter a "visão geral" da confusão artística dessa série! E isso vale como uma ultima "dica" pra entender o todo do contexto, os episódios feitos em 2006/07 foram numerados nos DVD´s e Blu-ray como de 1 - 14, a temporada 2 foi numerada nos discos de 15 - 28, a ordem Kyon é a mais divertida (vou explicar depois), mas a ordem da Haruhi faz mais sentido lógico! (Só pra verem isso numa linha do tempo! Metade dela foi exibida em 2007, a reprise em 2011 exibiu exatamente na ordem do disco lançado comercialmente, em 2009 exibiram na ordem do diretor (mas considerando nisso que quatro episódios foram cortados dessa exibição).


Bom desculpem a longa introdução mas acho que se fazia necessário pra o melhor desenvolvimento do prós e contras e vocês entenderem toda a confusão com a série! Então vamos aos "pontos" da série!


Foi bom

  • Como dito acima o fator loucura é o que define esta série, é sua presença é também o que ajuda a não torna-la numa série chata (como a maioria das séries colegiais/slice of life colegiais); isso ajuda também à tornar coerente o roteiro (se não existi-se essa "divina loucura"!? Não daria para engolir certas coisas como: viajantes do tempo, paranormais, seres extra-dimensionais e acontecimentos que desafiam a lógica, tudo isso incluso num contexto "pseudo real").

  • A primeira abertura é um ótimo casamento entre música e clipe, mas o primeiro encerramento é genial e foi mania por um longo tempo (Com montes de AMV de outros animes e personagens imitando).

  • O humor é bem presente! Em especial nos episódios da temporada 1.

  • Várias paródias com outros animes (inclusive alguns feitos pelo próprio Kyoto como Full Metal Panic Fumoffu!? e Lucky Star), mas a "maior vitima" é Gundam (tem uma paródia que é hilária no episódio The day of sagittarius/O Dia de Sagitário ).

  • Haruhi é uma ótima protagonista (muito disto pela sua personalidade, atitudes de "porra louca" é a brilhante interpretação de Aya Hirano), mas Kyon consegue ser um ótimo contrapeso, como vou dizer, ele consegue fugir do padrão dos mocinhos deste tipo de anime, justamente pelo fator de ser como se fosse um cara comum (você nota principalmente pelos seus comentários mentais é algo que eu, você, qualquer pessoa faria um comentário parecido ao contexto das situações) no meio de toda essa loucura e além de ser o único que atua de freio das loucuras de dona Haruhi (que em alguns casos vão bem longe, mas vou falar disso nos pontos negativos).

  • Um bom "elenco de apoio" (entre aspas pois são "quase" co-protagonistas) entre eles se destacam: Nagato Yuki com suas explicações secas e calmas diante das loucuras (além do fator moe) é as piadas rápidas no meio das loucuras do Koizumi Itsuki.

  • A parte musical da temporada um é fabulosa, na temporada dois...hum vou me limitar a dizer que: até que foi competente mas...

  • A melhor maneira de se ver esta série é pela ordem do Kyon, é algo complicado de manejar num aparelho reprodutor de mídia sem um "player" ou aplicativo, mas num PC é fazendo uma playlist com os arquivos no PC? Fica bem mais fácil, divertido e agradável; mas sinceramente o diretor pensou em algo que é genial nos dias de hoje pra distribuição digital! Ainda mais quando temos dois pontos de vista tão únicos numa série!? isso realmente dá muito mais diversão ao rever a série! Mas na distribuição física!? Fazer isso!? Admito que é um saco! (pra fazer desse jeito exige SEIS TROCAS DE DISCOS!!!)

Foi mediano

  • Tentaram fazer o mesmo impacto pela segunda abertura e pelo segundo encerramento, mas isso não deu certo (fizeram com a intenção de se "viralizar" da mesma maneira que as outras, apesar de até serem boas, elas não tem o mesmo impacto "viral" que as anteriores).

  • A ideia de exibir os episódios na ordem cronológica (com isto garantia uma audiência a mais pra reprise dos episódios da temporada um; só tendo o detalhe que ganharam tratamento digital nesta reprise ou seja só foram remasterizados em HD) e tentaram com isto se aproveitar ganhar tempo pra produção dos inéditos, pra mim foi até uma boa ideia no conceito; não causa problema pra quem não viu a série, mas pra quem já viu antes vai ter a sensação de que algo foi revelado cedo demais (Esse é o único mal da ordem da Haruhi de episódios e também da "ordem do diretor", ainda é uma boa ordem, mas certas coisas se conseguir pescar nos diálogos dos personagens secundários? Vai acabar revelando fatos de episódios inteiros! Se não gosta de spoilers esta vai ser a pior maneira de ver! Ainda mais se você notar sutilezas fácil, caso contrário não se teria problemas).

Foi ruim

  • O grande responsável pelo mau rendimento dos episódios novos foi o diretor, por ter tomado várias más decisões quanto ao rumo que os novos episódios deveriam seguir é isso tem mais efeito em Endless Eight/Agosto sem fim.

  • "Endless Eight"/Agosto sem fim é de longe o pior arco de histórias de todos os animes recentes; pra que você entenda melhor o sumiço dos DVDs de Haruhi da lista dos mais vendidos, vou explicar (de novo), imagina uma semana da sua vida sendo repetidos de maneira bem similar, certo!?, agora imagina fazer as mesmas coisas só com mudanças em detalhes e em muitos poucos diálogos por oito episódios!!! Pra ter uma ideia 80% dos fatos são os mesmos, mas temos mudanças de roupas e de ângulos de cena! Notaram a "tentativa pra lá" de falha em fazer algo "diferente, mas igual ao mesmo tempo!" Isto é "Endless Eight"/Agosto sem fim (deveria o diretor e a produção terem ao menos visto Feitiço do Tempo pra saberem o que é um "loop temporal" bem feito); notem as peesoas que conhecem o "lore" dessa franquia que a versão de ver: Haruhi e Kyon, eliminam certas coisas que não fazem mais "parte do presente" e este arco tá incluído junto com o suspiro por estarem fora do "presente dos personagens" e só tão presentes na versão completa e do diretor! E tem dois bons motivos pra isso, pra fator de "lore", eles não contam no enredo por motivos bem próprios! Além da "coincidência" de serem os piores arcos da série!

  • Se a temporada dois já tava bem afetada por Endless Eight/Agosto sem fim, me veem o arco que divide muito alguns fãs The Sigh of Suzumiya Haruhi/O Suspiro de Suzumiya Haruhi, a primeira parte do arco não se enganem é legal, mas tem um episódio desse arco que me veem a tona a pior parte da personalidade de Haruhi (ela é uma garota muito forte e independente, mas ela tem um ego centrismo imenso e tem com isso "a visão que todos devem segui-la sem discutir" e com isso ela sem vê as vezes ela fere emocionalmente as pessoas a sua volta e em especial o Kyon e principalmente a Mikuru), mas numa cena dessa saga ela passa dos limites (um pouco de spoilers à mais se quiserem pulem pra conclusão) e praticamente humilha e tortura a Mikuru, logicamente o Kyon resolve se meter é dá uma "senhora bronca" que sinceramente qualquer um com coragem daria naquela situação! E decide largar por um tempo o S.O.S Dan e sabem o que faz ele voltar...e ficar de boas com a Haruhi!? E ainda por cima melhorar o humor dela!? Uma critica vinda do nada sobre (critica essa com um pouco de razão, mas com o plus de um personagem do mesmo colégio mas que nunca apareceu na série então chamo de zé ninguém...) como o S.O.S dan é o clube que mais faz nada no colégio!!! Que o faz ficar fulo e quase surrar o zé ninguém e tudo testemunhado de longe por Haruhi, mas isso leva ao extra dos extras desse arco!!! Quando Kyon vai no fim do arco num dia comum criticar a Haruhi e joga na cara dela a "real" sobre seus amigos e ela ri da cara do Kyon pelo absurdo dito (e ela nem por um segundo pensa fundo nisso! Ou em como isso se encaixa com seus desejos).

Conclusão


A série tinha grande expectativas quanto a sua nova leva de episódios, mas o conjunto dos episódios que foram exibidos, somado com a problemática de como assisti-los afetou em muito algo que era um verdadeira febre! Muitos podem negar, mas a segunda temporada fez mais males do que bem, por sorte ainda tinham mais trabalho a caminho (mas que o destino, mesmo com o ligeiro sucesso dele fez com que "condenasse" a franquia de vez; falo mais sobre isso no review do filme! Que sai aqui em breve!)


Essa foi uma série que teve uma produção complicada e as informações dela se for verem pra quem é de fora são as vezes confusas (só olhar as informações do anime pra te dar um nó na cabeça! E não vou negar que podem te levar ao erro), mas vem a grande questão? É uma boa obra? Depende por exemplo se for tanto na "ordem da Haruhi" ou quanto da "ordem do Kyon" é ainda uma grande série! Hilária, inteligente e que te faz tudo pra que ao mesmo tempo você sinta num ambiente familiar mas com elementos que te poem fora da curva e tornam a coisa divertida!


Se por exemplo vale ver a ordem do diretor!? Depende The Sigh of Suzumiya Haruhi/O Suspiro de Suzumiya Haruhi por causa de uma cena pode lhe dar raiva da série e da personagem (acreditem já vi isso acontecer! E vi isso acontecer de novo no ano passado com a série Doze pra Sempre e pelos mesmos motivos, personagem forte que toma uma decisão ruim, egoísta e "realista" é os críticos condenam a personagem e a série...) pode te dar outros ângulos e opiniões sim podem! Mas pese antes na sua cabeça se vale a pena.


Sobre ver na ordem do DVD/ordem da reprise!? Vai ser o pior que você vai fazer pra si mesmo! Pois a ordem dos episódios vai ser confusa, fatos vão se embolar e vai ter um período bom revezado com um período bem longo ruim...; meu conselho veja a ordem do Kyon (já avisando que se prepare pra ter lápis ou caneta na mão pra fazer uma lista de como ver ou de passar a playlist pro PC! Podem copiar a vontade a ordem que está aqui! Lembrando que tá lá introdução desta análise! No quinto paragrafo! Mas se não puder montar uma playlist!? faz um bilhetinho e risca o que já viu! Vai ser uma experiência única e boa!); agora se não quiser muita complicação veja a ordem cronológica/Haruhi que só vai ter que trocar uma vez de disco! (se fosse só considerar estas ordens a série seria material de nota 8,5 fácil!) E só lembrando que por conveniência eu indiquei a sequência seguida de episódios com o uso de: - ,que nem se faz pra imprimir! e não com por exemplo: 1 até o 7, lembrem que isso é igual à isso aqui: 1 - 7; não quero deixar mais confuso do que já foi pesquisar e ainda arrumar a confusão dos outros!!! (e nossa como as informações são confusas!)


Sobre nota é a série com nota mais "baixa" minha que digo que é imperdível pra vocês, eu daria a ela a nota 6,75 (Bizarro eu estar quebrando em nesse caso em 0,25, mas o "sistema" é meu e pesa os prós e contras; nem toda obra é perfeita mesmo aquelas que dei 10!), não gosto de dar escalas mas por exemplo pra mim algo com nota 9 ou 10 é algo excelente! Algo nota 8 pra 7 é algo bom ou muito bom, de 6 pra cinco seria algo mediano que tem algo que chama a atenção e de 4 pra baixo diria que tem algo, mas não é pra mim (mas mesmo nessas eu coloco os pontos bons e ruins, pois pode não ser para mim, mas quem sabe é algo pra alguém ou pra você!); explicado um pouco meu sistema, esta é uma série que considero boa e que tem potencial pra ser muito boa pelo tema, mas como ela é executada e os problemas que ela tem acabam a puxando muito pra baixo! É algo bom e original! Mas notaram que tive que fazer quase um manual de como se ver uma série!? Só um fã conseguiria com paciência e sabedoria atrair um não fã, ainda mais com os problemas de produção! Mas lá vou eu tentar o "impossível".


Como tudo que avalio aqui! leia, pensa, avalia e se quiser ver!? Procure a melhor forma de tornar a sua experiência ou das pessoas com quem for ver em algo agradável! Alguns fatos curiosos antes de terminar. A Kyoto não foi boba e focou esforços no filme, além de ao lançar a série em DVD não revelou os títulos dos episódios disponíveis, mas o povo notou a ordem que tava vindo e partir de Endless Eight/Agosto sem fim a série teve uma queda grande nas vendas de home vídeo nesse ponto; lembrando que nos princípios da Internet a equipe que cuidava das páginas do S.O.S dan pela Bandai da América tinha grande interatividade com fãs, pondo conteúdo exclusivo ou fazendo pesquisas.


O episódio The Adventures of Asahina Mikuru Episode 00/As Aventuras de Asahina Mihuru Episódio 00 foi o piloto da série e tinha originalmente 12 minutos, durante a exibição de 2009 ele foi refeito ganhou a duração de um episódio normal e virou o episódio 25, então se for ver listas de episódios com esse episódio como o primeiro da série!? Vai estar a lista certa e errada ao mesmo tempo! Pois não foi exibido junto com a série de 2007 e só passou na TV japonesa como um curta chamando as pessoas pra verem a série (várias séries fizeram isso como por exemplo: Digimon Adventuire 1 de 1999 e Nichijou com "piloto" ou curtas exibidos no meio do período da exibição pra chamar público pra série).


Atualmente a novela ainda está "ativa" e está no seu "11° volume" (bom o volume dez que se chama The Surprise of Suzumiya Haruhi/O Espanto de Suzumiya Haruhi saiu em dois volumes chamados de parte um e final, mas que podem ser adquiridos na versão ilimitada juntos, mas ela é excessiva de cara!!!), com isso se tem fisicamente onze volumes, mas como o décimo foi dividido em duas partes e ainda por cima não encerra a história e tem o plus de ainda não se tem notícias de novo volume desde de 2011; tem ainda em paralelo três mangás spin off (um focado na Nagato que se encerrou em 2017, um em SD que se encerrou em 2019 e outro mangá levemente inspirado na novela, mas com vários fatos diferentes, que chegou a ser cancelado, trocaram parte da equipe e hoje tá no volume 20 e se encontra parado desde 2017; sobre possibilidades de continuação? Eu falo isso no filme que sai a análise aqui em breve.

Disponível em home vídeo (internacional)

Quer entrar pro S.O.S Dan!
God Knows é uma musica e um momento fabuloso na série!

Trailer (dublado em inglês)

Links Uteis

Wikipedia sobre Suzumiya Haruhi (com boas informações do anime em Português)

Wiki sobre Suzumiya Haruhi (com boas informações gerais e sem spoilers grandes sobre as novelas em Inglês).

Site oficial (em Japonês e acreditem ele tem esse visual amador mesmo! É de proposito!)

Ficha do anime Suzumiya Haruhi no My Anime List (em Inglês com o elenco da série)

Lista das produções em mangá de Suzumiya Haruhi (em Inglês)

Site da Kyoto Animation pra Suzumiya Haruhi (em Japonês)

0 visualização

©2019 por brasilanimecafe. Orgulhosamente criado com Wix.com